Fidelização de clientes: 7 passos que você precisa saber

Categorias: Beleza, Blog, Gestão, Planejamento, Comunicação com o Cliente

Você sabia que a fidelização do público pode ajudar e muito na receita do seu estabelecimento? Claro que atrair novos clientes é muito importante para o crescimento do seu negócio. Mas, fidelizar é a chave para obter sucesso, afinal, uma clientela fidelizada nunca sonha com a concorrência. 

E pensando em fazer o seu estabelecimento deslanchar, hoje, vamos falar sobre a fidelização de clientes.

Por isso, prepare papel e caneta porque tem muita informação importante para você aqui!

Vamos nessa?

Afinal, o que é fidelização de clientes?

A fidelização nada mais é que a probabilidade dos seus consumidores fazerem negócios com você várias vezes.

Isso pode acontecer de muitas formas, seja quando um consumidor só compra de marcas específicas. Por exemplo, você sempre compra um tênis de uma mesma marca , mesmo não sendo a opção mais conveniente ou a mais barata.

Já outros, dizem que a fidelização do cliente nem sempre está refletida na quantidade de compras, mas em como as pessoas defendem e indicam certa marca para seus conhecidos, se tornando ”fãs de carteirinha”.

E são nessas pessoas que você deve focar a partir de agora.

Pois, são elas vão espalhar todas as suas qualidades, atraindo novos públicos que também podem se tornar seus ”fãs de carteirinha” e por aí vai.

Assim, em questão de tempo, você cria uma rede de clientes fiéis e que falam da sua marca por aí! Incrível, né?

Por que devo fidelizar o público?

Sendo assim, você já tem motivo de sobra para entender que precisa da fidelização da sua clientela, mas como a gente gosta de trabalhar bem esses assuntos na sua cabeça, vamos ser ainda mais diretos!

De maneira geral, todo negócio, não importa o ramo, precisa vender mais. Certo?

No entanto, os clientes existentes são a fonte mais fácil e previsível de receita. Por que? Porque eles já conhecem seu atendimento, já sabem da sua qualidade e já te reconhecem como um possível lugar para atender suas necessidades.

Por isso, se preocupar com “quem já é de casa” é tão importante. Você já fez com ele o caminho mais difícil, que é conquistá-lo! Agora, basta usar dos seus artifícios para fidelizá-lo.

Mãos à obra: 7 passos para conquistar seus clientes!

Hora de colocar tudo que você aprendeu até aqui em prática!

Mas, para ficar ainda mais fácil, destacamos 7 passos que vão mudar para sempre a forma como você vai conquistar e fidelizar clientes. Preparado para isso?

Vamos nessa!

Passo 1 para a fidelização de clientes: vá além das expectativas

Antes de tudo, ir além das expectativas do público é uma boa opção para se mostrar comprometido em sempre oferecer o melhor para ele.

Por isso, aproveite esse tempo que o cliente dedica a você e retribua! Desde o primeiro contato até o pós serviço, surpreenda-o. Seja atencioso, envie lembretes de atendimento, adicione seu contato a um fluxo de informações legais do seu negócio de beleza e bem-estar.

Se isso for muito complexo de administrar, existem algumas ferramentas que podem te ajudar. Faça o teste!

Passo 2 para a fidelização de clientes : Todo cliente é único

E então, por que não aprender mais sobre a experiência do cliente para que ele tenha essa sensação?

A área de atendimento do seu empreendimento merece toda a atenção porque, se tiver qualidade, fideliza o consumidor, gera propaganda boca a boca positiva e ajuda você a se diferenciar da concorrência. Inclusive, separamos um artigo especial para falar sobre isso. Confira aqui!

Portanto, é crucial criar uma experiência de atendimento única. Afinal, quem é que não gosta de se sentir VIP?

Surpreender e encantar os seus clientes mantém seu espaço de beleza em suas mentes e reforça os seus valores. Assim, é imperativo investir na experiência do público.

Passo 3 para a fidelização de clientes : Comunicação humana e personalizada

E já te adianto que isso pode ser muito mais prático do que você está pensando.

Você não precisa criar mensagem por mensagem, email por email, ou qualquer outro tipo de comunicação única. Isso levaria tempo demais e você, como dono de um espaço de beleza e bem-estar, nem tem tempo para isso!

Manualmente, você pode criar mensagens padrões, apenas com o espaço para adição do nome do cliente ou, melhor ainda, contratar alguma ferramenta que faça isso por você! É… vantagens da tecnologia!

Nós sempre falamos aqui sobre todos os benefícios, mas se você quer saber mais, confira esse artigo que fizemos especialmente sobre as vantagens de um app e tudo que ele pode te ajudar.

O uso desses programas possibilitam uma comunicação mais humana e personalizada, desde que você saiba como criar diálogos que refletem o seu público-alvo. Por isso é tão importante focar em conhecer quem é sua clientela. Assim, você vai entender qual é a linguagem, a motivação e como criar conexão com eles.

Passo 4 para a fidelização de clientes : Facilite a vida do seu cliente

Vamos praticar um exercício que vai te ajudar nessa identificação sobre o quanto você facilita – ou dificulta – a vida do seu cliente?

Faça você mesmo a jornada que o seu consumidor faz para chegar até você. Teste fazer um agendamento, veja a disponibilidade, o atendimento, a demora para ser atendido. Tudo!

E aí, você está tornando a vida dele mais fácil?

Você deve construir premissas básicas para o bom funcionamento do seu espaço. E, se você conseguir, fazer disso um diferencial que tenha a facilidade que nenhum dos seus concorrentes tem… olha, sua chance de fidelizar um cliente ao seu negócio é gigante!

Passo 5 para a fidelização de clientes : Feedback é vida!

Recentemente, fizemos um artigo inteirinho falando sobre a importância de buscar o feedback da sua clientela através de avaliações de atendimento, serviços e o que mais você quiser saber da opinião deles. Confira!

Os feedback são uma mão na roda na hora de ajustar as arestas da sua empresa, principalmente quando seus olhos já estão tão viciados no fluxo atual, que não percebem pontos de melhoria.

Mas, lembre-se: o volume de trabalho não dita o sucesso do seu negócio. Em muitos, seja de beleza ou não, as equipes trabalham horas a fio, fazendo coisas e mais coisas, mas no final os resultados sempre são os mesmos. Nada muda de verdade.

E aí é o momento em que os feedbacks podem te ajudar. Com ele, será possível direcionar os esforços para os pontos que precisam de mais atenção; dessa forma, a satisfação do seu cliente tende a ser ainda maior.

No macro, eles podem mostrar se o seu negócio está no caminho certo ou não. No micro, ele pode indicar se seu atendimento é bom, se seus serviços são atrativos e etc. Assim, você consegue criar planos de ação mais claros e, daí sim, conquistar o sucesso que deseja.

Passo 6 para a fidelização de clientes : Atenção ao pós venda

Um dos erros mais comuns de quem tem um empreendimento, é encerrar o vínculo com o público após a realização de um serviço.

Isso porque, com um pós venda de respeito, você cria o relacionamento que seu cliente precisa para não esquecer de você na hora que precisar. 

Mas, é importante destacar que isso precisa vir acompanhado de uma estratégia. Mensagens soltas e sem sentido não te aproximam do consumidor, pelo contrário! Você precisa criar um fluxo que contemple promoções, datas especiais, entre outros.

Passo 7 para a fidelização de clientes : Invista em programas de fidelidade

Por aqui, a gente adora deixar por último a cerejinha do bolo! 

Sério… você pre-ci-sa criar um programa de fidelidade. E nós vamos te ajudar a fazer isso! 

Antes de tudo, vamos as informações importantes que você precisa antes de validar um programa certeiro para seu espaço:

  1. Descubra o que seus consumidores realmente gostariam de ganhar.
  2. Determine recompensas que levem a ação porque realmente traduzem desejos e necessidades dos clientes.
  3. Crie uma comunicação direta e objetiva que atraia seu público.
  4. Desenvolva regras simples e fáceis de entender como: participar, concorrer e ser premiado.
  5. Você conseguirá muitas informações sobre seus consumidores, utilize isso para melhorar cada vez mais sua operação e a satisfação da clientela.
  6. Use as informações com ética, respeito e responsabilidade.

Por fim, nós podemos te ajudar nessa missão!

Com a tecnologia do Trinks, você já pode adquirir o nosso programa de fidelidade. Com ele, seus clientes poderão acumular pontos e futuramente trocar por outros serviços ou produtos. Esse opcional já está disponível na nossa plataforma e é super fácil de ativar, basta ir em Meu plano.

Dessa forma, você poderá escolher qual valor gasto é equivalente a um ponto, os dias que poderá trocá-los, a validade para a troca e muito mais.

Mas, lembre que cada etapa das configurações é muito importante para o bom funcionamento da fidelização do seu público. Após completá-las, é só salvar. E prontinho, você já está pronto para fidelizar seus clientes!

Indica Trinks

Quer saber outra iniciativa que temos por aqui para fidelizar o público? Com o nosso programa de indicação, o cliente ganha uma bonificação ao indicar o Trinks para outro espaço de beleza e bem-estar. 

Se o estabelecimento indicado assinar, o que indicou ganha 1 mês grátis. Após 12 indicações, ele ganha 1 ano de gratuidade e 3 meses do nosso programa de fidelidade. Assim, você incentiva os clientes que gostam do seu serviço a divulgá-lo.  Quer saber mais sobre o indica? Clique aqui! 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre a fidelização do seu público? Confira o material abaixo!

Conclusão

Vai dizer que agora você ainda não sabe como fazer a fidelização do público para o seu estabelecimento?

Para nos despedir, separamos um dever de casa que vai te dar ainda mais clareza sobre como atrair – e manter – consumidores , confira nosso papo com a especialista em carreira Izabel Helena, que nos mostrou 5 dicas para multiplicar clientes no setor de beleza.

Até a próxima, pessoal!

sobre o autor:

1 comentário

  1. Advogado trabalhista 23 de fevereiro de 2022 Responder

    Muito bom estes passos, vou seguir!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *