Na área da beleza, o profissionalismo deve ser obrigatório, pois o mundo dos negócios exige dedicação e seriedade. Os salões e barbearias precisam ser gerenciados com sabedoria, para que possam sobreviver e crescer. Muitos estabelecimentos ainda não conseguem fazer uma boa gestão de salão de beleza e acabam tendo prejuízo, ou pior, fechando as portas.
Você sabia que cerca de 30% das empresas fecham em um ano de existência e que de dez empresas, 6 deixam de existir por má administração?
Vivemos em um país onde não há grandes estímulos ao empreendedorismo. Por isso, a pessoa que pretende ingressar nesse mercado precisa ter certeza de todos os passos que devem ser dados – e os que não devem – para que seu estabelecimento possa decolar.
O que é gestão de salão de beleza
Gestão de salão é uma maneira de executar, promover e realizar ações necessárias para aprimorar o seu negócio. Essa técnica reúne todos os setores do estabelecimento e garante que seu salão funcione bem. Com uma boa gestão, é possível controlar dados financeiros, estoque, agendamentos de clientes, faltas e horários dos funcionários, entre outros.
O gestor do salão é o responsável por garantir que os profissionais executem suas funções da melhor maneira possível. Essa pessoa precisa conhecer muito bem o modelo de negócio em que trabalha. Com uma gestão adequada, todos os passos levam a um único objetivo: fazer seu negócio crescer!
Ah! Vale lembrar também que existe uma certa diferença entre gestão e administração de estabelecimentos, por mais parecido que os termos possam ser.
Gestão de salão de beleza – Significa que todos os recursos do salão estão sendo usados para um objetivo: a satisfação do cliente.
Administração de salão de beleza – Utilização de material ou equipamento. Está diretamente ligada ao operacional.
Agora que você aprendeu ainda mais sobre gestão de salão de beleza, é hora de colocar em prática! Trabalhe para melhorar cada vez mais e evitar os erros.
Erros mais comuns
Renda pessoa x renda do salão
Em muitos casos, os empreendedores têm o salão de beleza e barbearia como única fonte de renda. Isso não é um problema, desde que a pessoa consiga separar a conta do estabelecimento da sua conta pessoal. Tratar tudo como se fosse uma coisa única é algo que deve ser evitado.
No mundo dos negócios existem dois tipos de pessoas:
Pessoa física: é uma pessoa de fato. Todos os indivíduos são pessoas físicas.
Pessoa jurídica: a pessoa jurídica é a empresa criada para uma finalidade específica. Por exemplo: vender serviços e produtos.
Sabendo disso, caso não tenha outra fonte de renda, você precisa estabelecer um valor mensal para receber e registrar ele nas contas do seu negócio. O capital de uma empresa tem que ser usado para uso exclusivo dela e tirar valores aleatórios poderá resultar em problemas na hora do fechamento do caixa.
Planejamento estratégico
Não ter um planejamento estratégico é um dos erros mais cometidos por novos empreendedores. No mercado da beleza, é comum encontrar competitividade devido à grande concorrência. Por isso, entre nele com um plano de ação.
Tenha objetivos definidos e metas traçadas para que você tenha uma motivação para trabalhar. Por exemplo:
- Quantos % você quer crescer no ano?
- Por mês, quanto você pode faturar?
- Como se posicionar no mercado?
- O número de funcionários está dando conta?
Todas essas questões podem ser respondidas no seu planejamento estratégico para que seja possível calcular o crescimento do seu salão de beleza. Tenha todos objetivos traçados para saber o caminho que deve seguir para alcançá-los.
Estoque
O estoque representa o espelho do seu negócio, pois, a partir dele, você pode ver como está a quantidade de serviços realizados. Mas não se engane: isso só é verdade quando o controle é feito da maneira correta.
Um estoque cheio pode representar que você não está tendo agendamentos o suficiente para suprir a demanda, assim como um vazio pode representar perigo, pois pode ser que seu salão fique sem produtos para atender aos clientes.
Em uma boa gestão de salão de beleza existe o equilíbrio. Portanto, estude a demanda do seu estabelecimento para acompanhar o desempenho e organize-se para controlar o seu estoque conforme suas vendas.
Veja também: Como usar o Instagram para divulgar o seu salão
Desperdiçar recursos
Ter cuidado com os recursos necessários para o funcionamento do seu salão de beleza é algo que pode fazer com que você economize um bom dinheiro. Comece a prestar mais atenção se há desperdício em seu estabelecimento e procure mudar alguns hábitos de consumo.
Lembre-se que a economia deve ser feita não só em relação a produtos e serviços, mas também aos recursos necessários para o funcionamento do seu estabelecimento como: luz, água, gás, etc.
Marketing pessoal
Não é porque você não tem um chefe que pode trabalhar da maneira que quiser. O empreendedor da beleza sabe que a aparência do profissional é o espelho do salão.
Fique atento a maneira que seus profissionais se vestem e se portam na presença dos clientes.
Não se trata apenas de aparência, mas, sim, de postura. Tudo que é visto dentro do seu salão conta para satisfação do cliente.
Apresentação pessoal e atitudes dentro do seu estabelecimento tem que ser impecáveis para deixar os clientes satisfeitos.
Formas de pagamento
Hoje em dia, variar as formas de pagamento se tornou uma necessidade. O uso de cartões para pagamento vem crescendo nos últimos anos, substituindo o uso do dinheiro em espécie. Oferecer opções de débito e crédito serão grandes diferenciais para seu estabelecimento.
Outro ponto que os estabelecimentos podem melhorar é permitir o pagamento parcelado. Para que tenha vantagens para seu negócio e seu cliente, você pode, por exemplo, criar pacotes ou estipular o parcelamento a partir de valores específicos.
E aí, gostou das nossas dicas? Através de um bom sistema, você pode facilitar seu processo de gestão e controlar tudo dentro do seu salão de beleza ou barbearia. Como fazer isso? Clique aqui e cadastre-se no Trinks!
6 respostas
Meu estoque era uma bagunça. Era.
Bjks Trinks1!
Oi Sandra!
Que bom ver que esse artigo e o Trinks te ajudou com a organização do estoque!
Volte mais vezes e deixe sinta-se à vontade para sugerir o próximo tema!
o disperdício da água e do xampoo é difícil, mas pode ser economizado!
Olá Iara!
Pode ser economizado sim, você sabia que manter aparelhos na tomada também gasta energia, mesmo com eles desligado?
Essa é mais uma forma de economizar!
Trinks é top
Olá Júnior!
Trinks é Top, com certeza!
Que tal sugerir um tema do próximo artigo? Só deixar sua sugestão aqui embaixo!