Trinks

Onde perdi o lucro do meu negócio de beleza?

Nos últimos dias 07 a 11  de setembro, a Trinks apresentou sua nova marca na Feira Beauty Fair e juntamente com ela apresentou também o quadro de palestras sobre gestão e negócios chamado Trinks Convida, que contou com a presença de Natali Morel, Karen Cristina, Talita Maria, Rafael Genaro, Thagner Ramos e eu, Eloísa Garcia, que falei sobre o tema do artigo de hoje! 

 

Minha contribuição foi mais ou menos assim…

 

Uns começam por herança, outros por necessidade. Mas quando a porta se abre… os desafios de empreender são os mesmos para todos.  Fazer uma gestão estratégica e lucrativa exige de nós pensarmos diferente, ficarmos atentos às tendências, ao mercado fora da bolha da beleza e também, desapegar de coisas que já não fazem tanto sentido.

Vou te mostrar um jeito não tão comum de olhar para o lucro do seu negócio. O artigo está dividido em três partes: Análise macro e tendências dos consumidores;  O que fazer para se diferenciar? e; Desconstruir velhos hábitos e dar lugar ao novo.

 

Análise macro e tendências dos consumidores

 

Ao mesmo tempo em que o Brasil é o 4º maior mercado de beleza do mundo, temos 44% da população inadimplente, ou seja, possuem mais contas a pagar do que está previsto para receber. O que significa que boa parte de seus clientes, sua equipe e provavelmente você, fazem parte dessa estatística.

Os consumidores apresentam novos hábitos e novas exigências a cada dia, o que gera uma resposta do mercado em lançar muitas tecnologias, produtos e serviços a todo instante. Haja fôlego para acompanhar tud, não é mesmo?!

Estamos vivendo um momento de multicrises com guerras fora do Brasil, impactos dos alagamentos na região Sul, as queimadas em toda a região Centro Oeste e Norte, a desvalorização do Real em relação ao Dólar, muitos consumidores segurando a mão para determinados tipos de consumo enquanto dedicam suas compras em outros setores. Coisas que indiretamente chegarão ao seu negócio da beleza, seja por meio do aumento dos preços ou pelo impacto na vida financeira de sua equipe e clientes.

Além disso, nunca existiu tantas gerações diferentes dividindo o mercado de trabalho e mercado de consumo ao mesmo tempo. Do mesmo modo em que a tecnologia e os canais de divulgação nunca foram tão disputados.

Eita! E agora, o que fazer com tanta informação?


Muitos de vocês, donos de negócios da beleza, podem se perguntar como sobreviver neste mercado e ainda lidar com tantos fatores internos para resolver?

A resposta inicial parece óbvia, mas não pode ser ignorada: Para todo problema existem mais de 10 soluções e em toda crise existem oportunidades de criar o novo e sair à frente do mercado.

 

O que fazer para se diferenciar?



Já deu pra perceber que com tantas mudanças acontecendo fora da bolha da beleza o mercado exige de nós atitudes diferentes, concorda? Podemos dizer que ele exige criatividade e adaptação. Inovar é preciso!

Invista em adaptar o atendimento para cada cliente como pacotes personalizados, planos de assinaturas, dedicar tempo à uma consulta, entender as verdadeiras queixas de seus clientes antes de indicar um serviço ou produto, seja alguém que acompanha a jornada de vida das pessoas, vá além de vender serviços isolados. Uma dica é criar planos de acompanhamentos de  6 meses ou um ano.

 


Adotar tecnologia nem é mais coisa do futuro, permitir que seus clientes agendem online e no horário que quiserem deixou de ser um diferencial e passou a ser motivo de os clientes escolherem quem responde primeiro. Menos de dois minutos é tempo suficiente para perdermos a venda para a concorrência. Utilizar técnicas e equipamentos que reduzem o tempo de trabalho e entregam a mesma qualidade ou qualidade superior do serviço, pode ser um diferencial competitivo. 

Vale a pena estudar mais sobre os nichos de mercado, tanto por tipos de serviços, quanto por comunidades ou faixa etária. Algumas franquias estão crescendo com serviços especializados como escovas, unhas, depilação…. Os studios menores com hiper nicho baseado em estilos musicais, pessoas interessadas em tranças, curvatura de fios, terapias também ganham mercado. Ao mesmo tempo também vemos negócios especializados em atender a beleza infantil, a beleza da idade madura, a beleza de pessoas que passam ou passaram por tratamentos como câncer e negócios focados em economia sustentável.

Dentre tantas oportunidades, lembre-se que resolver um problema bem resolvido pode ser a chave para o sucesso!

 

Desconstruir velhos hábitos e dar lugar ao novo!

 

Nesta última etapa de nosso artigo, vou começar com uma lista de perguntas que se você não souber a resposta, a saúde do lucro do seu negócio correm sérios riscos.

  • Você sabe qual sua receita (entrada de dinheiro) mensal?
  • Qual o gasto médio com despesas?
  • Qual é seu ticket médio? 
  • Quais são os top 10 serviços que as pessoas mais compram? 

Perceba que são perguntas simples de gestão de negócios e além dessas, quero deixar mais uma reflexão: se você ainda mantém o costume de misturar o dinheiro do negócio com o da família, sem dedicar uma quantia exata para seu salário e sem controlar as despesas, que tal desconstruir velhos hábitos?

Utilize de toda inovação disponível no mercado invita na gestão do seu negócio, vá além de  ter um espaço lindo e instagramável, considere utilizar a técnica dos 6 R’s:

  • Repense todas as coisas que funcionam e as que não funcionam atou bem;
  • Reduza o tempo de trabalho com ações repetitivas;
  • Recuse hábitos que te atrasem e continuar tendo problemas por falta de gestão ou falta de conhecimento;
  • Reutilize campanhas, promoções e projetos que deram certo no passado e adapte-os para a nova realidade, afinal o mercado vive em uns instantes mudanças, 
  • Recicle as embalagens e seu jeito de viver o negócio
  • Redestine, decida como deseja estar daqui um ano ou mais e mude o destino do seu negócio e da sua saúde financeira.

 

Por fim, esse foi mais um artigo da Elo, com parceria com a Trinks. E se gostou comenta aqui pra gente!

 

Me despeço por aqui com a seguinte afirmação: o seu lucro está nas pequenas coisas e no tempo que você escolhe não dedicar à gestão do seu negócio. Por isso, desconstrua velhos hábitos, fique de olho nas tendências e faça as mudanças que achar necessárias. Conte comigo e com a Trinks, bora dar um Up?!

 

Até a próxima!

About The Author

Meu trabalho é desbagunçar a gestão de negócios da beleza e criar estratégias para chegarem ao lucro!Natural de Tangará da Serra-MT, amo um Tereré e hoje viajo o Brasil levando muito conhecimento e transformações para o mundo da Beleza!

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Meu trabalho é desbagunçar a gestão de negócios da beleza e criar estratégias para chegarem ao lucro!Natural de Tangará da Serra-MT, amo um Tereré e hoje viajo o Brasil levando muito conhecimento e transformações para o mundo da Beleza!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *