Agendamento obrigatório: a solução atual para negócios de beleza


Todos nós sabemos que apesar dos estabelecimentos de beleza estarem voltando aos poucos às suas atividades, isso só acontece porque eles precisam seguir inúmeras regras de protocolos de biossegurança. E uma delas é o agendamento obrigatório.

Os clientes precisam marcar os serviços previamente e devem chegar somente no horário marcado. 

Essa é uma medida para evitar aglomerações nos estabelecimentos, que é uma das maiores determinações de segurança para este “novo normal” no qual o segmento da beleza está passando.

Mas, como driblar essa necessidade do agendamento obrigatório em salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e afins? Será que isso pode atrapalhar o negócio? É mais um problema para se preocupar?

Não, não é! E nós vamos te dizer como isso ainda pode ser uma grande oportunidade de crescer e ganhar um poderoso diferencial. 

Como o agendamento obrigatório pode ser vantajoso para o negócio

Se para funcionar você precisa, obrigatoriamente, fornecer aos clientes uma forma de agendar os serviços previamente, você terá que correr atrás de uma solução, certo?

Essa nova solução pode ser uma grande chance de implantar no estabelecimento uma forma de agendamento nova, que pode facilitar tanto para você, quanto para os clientes. Sendo assim, por que não abrir espaço para conhecer as novidades?

O agendamento online tem se popularizado e vem ganhando força nos últimos tempos. Isso, porque os negócios de beleza estão cada vez mais trazendo a tecnologia para o dia a dia do espaço.

Mas por que escolher o agendamento online

São muitas as vantagens de escolher o agendamento online como alternativa para o seu salão, barbearia ou outro negócio de beleza neste momento pós-crise. 

Se o agendamento obrigatório faz parte da nova realidade que está sendo vivida até então, a melhor coisa a fazer é implementar um tipo de serviço que te ajude a agendar, mas que ofereça outros benefícios para o estabelecimento. Vamos ver quais são!

Disponível a qualquer momento 

O agendamento online faz com que seu estabelecimento esteja aberto 24h por dia. Mas como isso acontece?

Através desse serviço, os clientes conseguem encontrar seu estabelecimento no portal de agendamentos a qualquer hora do dia. 

Isso faz com que você não dependa de uma recepcionista SÓ para atender telefone. Além disso, também não precisará estar no WhatsApp o tempo todo respondendo clientes que querem agendar serviços. 

É mais tempo para se dedicar ao trabalho, sem precisar parar um serviço para agendar outro. E até mais econômico, já que também não precisará pagar alguém só para isso.

Muito mais organização

Com o agendamento online, você concentra as informações do cliente com muito mais segurança. 

Como é o próprio cliente que vai fornecer os seus dados, escolher o profissional, o serviço, o dia e horário, a chance de ter algum erro no agendamento é muito menor.

Dessa forma, você vai criando seu banco de dados de clientes, à medida que eles se cadastram para agendar online. E o melhor: sendo online, os dados se manterão sempre atualizados!

Assim, poderá ver o histórico do cliente, criar etiquetas para ele, registrar suas preferências e muito mais!

Confirmação de agendamento mais rápida e fácil

Utilizando um bom sistema com agendamento online para seu salão, fica muito mais fácil fazer as confirmações dos agendamentos dos seus clientes. 

É possível automatizar mensagens de texto para a confirmação do horário. 

Além disso, é possível também enviar um WhatsApp para o cliente sem sair da sua agenda, enquanto está conferindo todos os horários do seu dia.

Assim, você diminui as taxas de cancelamento por esquecimento e ainda fideliza seus clientes, que se sentirão felizes ao serem lembrados. 

Veja também: Reabertura dos salões de beleza: medidas de segurança e material de comunicação

Acesso à agenda em qualquer dispositivo

Ao utilizar um sistema que oferece agendamento online para os seus clientes, você e seus profissionais também poderão ter acesso às suas agendas a qualquer momento.

Ou seja, utilizando qualquer dispositivo conectado à Internet, você verifica sua agenda. Isso quer dizer que até no caminho do trabalho já consegue ver quais serviços vai fazer naquele dia.

Possibilidade de analisar dados

Utilizando uma agenda online, seus dados vão sendo salvos na nuvem.

Assim, você pode, a qualquer momento, analisar o movimento do seu salão, ver quais serviços são os mais realizados, quais os clientes mais presentes, dias com mais movimento, etc.

Essas informações podem te ajudar a ter ideias de melhorias e promoções para o estabelecimento, ou seja, são extremamente úteis.

Ah! E ainda tem a pesquisa de satisfação, que dá aos clientes a chance de avaliar o atendimento. Dessa forma, você pode saber o que eles estão pensando e usar isso a seu favor. É uma ótima forma de fidelizar!

Saia na frente da concorrência

Mesmo com muitas vantagens, o agendamento online ainda é um diferencial para os negócios de beleza. E se nem todo mundo tem, essa pode ser a sua chance de se destacar em meio à concorrência! 

Por ser um benefício e oferecer facilidades para os clientes também, você pode usar esse modelo de agendamento como um argumento para que você seja escolhido, e não os outros salões.

Além disso, o agendamento online também possibilita que você seja encontrado na Internet por pessoas que ainda não conhecem o seu espaço. 

Como o serviço de busca funciona por geolocalização, alguém da sua região que ainda não foi ao seu espaço pode pesquisar por um serviço que você ofereça e te encontrar. Não é o máximo?

Sistema de agendamento online + gestão completa

Existem sistemas que além de oferecerem o agendamento online, oferecem também ferramentas úteis para a gestão completa do seu negócio de beleza.

Controle de estoque, acompanhamento financeiro, solução de pagamento integrada, ferramentas de Marketing e fidelização, nota fiscal e muito mais. 

Se o agendamento obrigatório fez você buscar uma solução, aproveite essa oportunidade para trazer mais facilidade e tecnologia para o seu dia a dia. Você com certeza vai se surpreender!

O Trinks é uma plataforma completa de gestão para negócios de beleza. Nossa missão é fazer com que a inovação chegue aos grandes e aos pequenos estabelecimentos. 

Quer fazer um teste GRÁTIS? Faça seu cadastro aqui e não perca mais tempo! 

Não vai ser esse momento difícil que vai te impedir de crescer. Aproveite a chance de se destacar e melhorar sua rotina. E qualquer dúvida, estaremos aqui para te ajudar!

About The Author

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *