Divulgação e Marketing

As melhores estratégias de marketing para salão de beleza e barbearia

As-melhores-estratégias-de-marketing-para-salão-de-beleza-e-barbearia

Uma das melhores maneiras de se destacar na área da beleza é trabalhar o marketing do seu estabelecimento. Em um mercado cada vez mais competitivo e que vive em constante expansão, as pessoas têm cada dia mais opções e variedades.

Ser bom já não é mais um diferencial, é preciso estar acima da média, ser excelente!

Com boas estratégias de marketing você pode fazer com que o seu salão dê aquele tão desejado salto de qualidade e comece a bombar.

Quer se tornar um especialista em marketing para salão de beleza e barbearia? Acesse nosso e-book abaixo!


Estratégias-de-Marketing-Infalíveis-para-Salão-de-Beleza


Por que trabalhar o marketing?

Atualmente o Brasil é o terceiro maior consumidor no mercado da beleza. Só perdemos para Estados Unidos e China. Podemos ver que tem espaço para os empreendedores se estabelecerem, tudo o que precisamos saber é a maneira correta de nos posicionarmos nesse mercado. Com a estratégia certa, o céu é o limite!

Já parou para pensar por que determinado salão é referência ou o motivo de ficar sempre cheio? A reposta é simples: marketing!

O marketing bem trabalhado vai colocar o seu salão no mapa. É ele que vai dar destaque ao seu estabelecimento, serviços e profissionais. Não é à toa que as maiores empresas do mundo têm um setor exclusivo para o marketing.

Então, faça como os gigantes do mercado de beleza e ponha em prática ações que farão o seu salão estar sempre lotado.

Ataque por todos os lados!

O mercado da beleza é um dos que mais crescem no país, gerando muitas oportunidades de investimento e empregos. Mas, por outro lado, a concorrência acaba aumentando consideravelmente e infelizmente não existe nada que possamos fazer a não ser trabalhar duro para se destacar. É uma verdadeira guerra!

Hoje em dia, para se destacar, ser bom não é mais o suficiente. É preciso estar onde seus clientes estão. Uma maneira bem rápida e prática é utilizar a internet. Mas não simplesmente como um usuário comum e sim utilizar os perfis nas redes sociais como uma verdadeira extensão da sua empresa.

Você faz ideia do tempo médio que uma pessoa gasta nas redes sociais? Não? Eu te respondo: 3 h e 30 min por dia! É isso mesmo que você leu: passamos mais de três horas do nosso dia apenas mexendo nas redes sociais. Se considerarmos o tempo gasto navegando na internet como um todo, passamos cerca de 9 horas por dia.

É fato que se tem um lugar onde podemos impactar as pessoas é na internet!

Redes sociais  

Utilizar as redes sociais é uma das maneiras mais rápidas, praticas e baratas que temos para trabalhar o marketing do seu estabelecimento. Atualmente, as duas maiores redes sociais (facebook e instagram) contam com bilhões de usuários em todo o mundo. Esse é um número que não pode ser ignorado.

A utilização dessas redes como meio de divulgação e marketing é essencial! Uma página de facebook organizada e um perfil no instagram bem estruturado pode transformar o seu estabelecimento em referência sobre algum assunto.

Atenção ao que é postado

Ao mesmo tempo em que as redes sociais podem ser um grande meio de divulgação dos seus serviços quando usadas corretamente, elas podem ser extremamente maléficas quando o administrador não consegue separar o perfil pessoal do profissional.

Entenda que suas opiniões, escolhas e pensamentos nem sempre vão ser os mesmo que os do seu público. Por isso, evite postagens sobre política, religião ou qualquer outro assunto polêmico que não for referente a sua área de atuação. As pessoas podem não gostar de alguma postagem que for feita e se afastar do seu estabelecimento.

Cuidado também com as fotos e imagens que você vai utilizar. Procure ter qualidade nas imagens que forem para o ar em suas redes sociais. Por se tratar de um perfil profissional e voltado para a área da beleza, as fotos têm que ser batidas de forma que seu trabalho fique bem visível e atraente para quem estiver vendo. Não se esqueça de marcar a localização e o profissional que realizou o trabalho e nunca usar imagens do Google. Dar credito a quem merece é fundamental para que as pessoas que trabalham com você cresçam também.

Programa de fidelidade

Essa é uma técnica bem simples de fazer com que seus clientes sejam estimulados a voltar sempre ao seu estabelecimento. Existem diferentes maneiras de se implantar um programa de fidelidade.

Você pode criar uma cartela com uma numeração “x” de serviços que o cliente precisa realizar para conseguir algum benefício como corte grátis ou um brinde. A cada vez que ele realizar um serviço em seu estabelecimento ele tem a cartela marcada e assim que atingir a meta ganha uma recompensa. Melhor ainda se você conseguir utilizar um programa online para isso!

Você também pode estipular um sistema de pontos que vão aumentando a cada vez que as pessoas consomem algo no seu salão de beleza ou barbearia. Cada quantidade de pontos pode ser trocada por alguma outra coisa.

Para criar as regras e formato do programa de fidelidade não existe uma fórmula certa. Isso vai depender da sua criatividade e demanda que seu estabelecimento possui.

Satisfação do cliente

A melhor estratégia de marketing ainda é um serviço bem feito. Afinal, o seu trabalho será visto por todas as pessoas que convivem com seus clientes. Por isso, tenha foco extremo na satisfação do seu cliente! Tudo tem que ser feito de acordo com a expectativa dele e o mínimo esperado é um que você realize um bom serviço.

Com certeza você já entrou em algum lugar para comprar alguma coisa, saiu de lá mais do que satisfeito e a primeira coisa que fez foi falar para alguém o quanto foi bem atendido naquela loja ou o quanto o ambiente de um estabelecimento é legal. O mesmo vale para o contrário: se você não foi bem atendido em uma loja, por exemplo, vai comentar essa experiência com seus conhecidos. O marketing boca a boca é muito forte e apresenta resultados satisfatórios a médio e curto prazo.

Por isso, se mantenha focado em evoluir cada vez mais os seus serviços para que seus clientes cuidem de divulgá-los para você!

Marketing pessoal

Por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco sobre marketing pessoal. Muitas pessoas se enganam e acham que essa prática é apenas uma maneira de se auto promover. Não vá por esse lado! Essa é uma estratégia que pode ser usada em absolutamente tudo na sua vida.

O marketing pessoal é a forma que você se porta em seu ambiente de trabalho. Tudo o que você faz, conta: postura, roupas, fala, brincadeiras, etc.

Tenha muito cuidado com a forma que trata os seus clientes. Lembre-se que cada pessoa tem seus gostos, jeito e personalidade. Por isso uma brincadeira que é feita com um cliente pode não dar muito certo com outro. Essas foram dicas simples de marketing que podem fazer toda a diferença no dia a dia e no desenvolvimento do seu salão de beleza ou barbearia

Preparamos um material incrível para você se tornar um especialista em marketing para salão de beleza e barbearia, com muita informação! Clique no anúncio abaixo e acesse gratuitamente.


Estratégias-de-Marketing-Infalíveis-para-Salão-de-Beleza


Espero que tenha gostado. Depois conta aí nos comentários o que achou.

Fique nos Trinks! 😊

sobre o autor:

6 comentários

  1. Antônia 22 de outubro de 2018 Responder

    O programa fidelidade deu um bom resultado pro meu salão

    • Mariana do Trinks 22 de outubro de 2018 Responder

      Oi Antônia, como está?

      O programa fidelidade dá um retorno muito bom para qualquer estabelecimento, este é um dos melhores convites para seus clientes retornarem! Mas não esqueça que o uso de redes sociais também é uma ótima opção e super fácil de aplicar em seu negócio!

      Fique nos Trinks e até a próxima! 😉

  2. Ely 26 de outubro de 2018 Responder

    como faço rede social do meu salão?

    • Mariana do Trinks 30 de outubro de 2018 Responder

      Oi Ely, tudo bem?

      Você pode criar um Instagram para o seu salão tendo um e-mail ou número de telefone, é bem simples! E no facebook você pode criar uma página!

  3. Jair 1 de novembro de 2018 Responder

    Gostei !

    • Mariana do Trinks 5 de novembro de 2018 Responder

      Oi Jair, tudo bem?

      Muito bom esse artigo, é o meu preferido e tira muitas dúvidas! 😊

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *