Como melhorar a recepção do salão de beleza


A recepção do seu salão de beleza ou barbearia é a primeira imagem que o cliente tem de seu estabelecimento. Por isso, causar uma boa impressão é fundamental para a fidelização e atração de novos clientes.

Pensando nisso, o Trinks, sistema de gestão para salão de beleza, separou algumas dicas que vão ajudar a melhorar a recepção do seu salão. E assim, fortalecer a sua marca e o seu negócio.

Para conferir, é só continuar acompanhando o post! Então vamos lá?

Capriche na comunicação do seu salão de beleza

Você já entendeu que recepção é o cartão de visitas de seu salão de beleza. Mas você sabe transmitir a imagem correta do seu estabelecimento?

Cuidar da comunicação do salão com o cliente é muito importante. Assim, harmonize a recepção com o uso de quadros decorativos, flores e cores… Muitas cores! Fuja do comum, nada de parede branca.

Além disso, mantenha uma recepção limpa e organizada. Há um método japonês muito utilizado para organização de espaço, conhecido como Os 5S.

Esta técnica torna prática a decoração com objetos e otimiza o espaço disponível para divulgação de produtos e outros tipos de vendas.

Esse método é dividido em cinco etapas fundamentais, conhecidas como “sensos”. E por meio deles é possível desenvolver as atividades de gestão com mais eficiência e organização.

São eles:

Organização: manter a organização e a ordem de utensílios utilizados com frequência, evitando a poluição visual.

Utilização: através da organização dá-se a utilidade, ou inutilidade, de determinado objeto. Apenas o útil precisa estar na recepção.

Limpeza: conscientização de limpeza e mobilização para manter cada objeto em seu lugar.

Saúde: manter-se com mesmo valor e qualidade, padronizar ações positivas. Afeta também o cuidado com a imagem que seu profissional precisa ter.

Disciplina: cumprir cada um dos outros estágios e manter-se dentro das regras propostas por eles.

Transformar cada um dos 5S em uma rotina trará ao seu estabelecimento:

  • melhor ambiente de trabalho;
  • melhor relação interpessoal;
  • aumento de produtividade e da imagem positiva dos clientes.

DICA NOS TRINKS!
Baixe o guia ilustrativo: 8 dicas infalíveis para melhorar a recepção do meu salão de beleza e confira o restante das dicas que deixarão a sua recepção impecável!



Disponibilize Wi-Fi

Imagem: Canva.com

Vivemos na Era Digital, em que a todo momento estamos conectado às redes. Por isso, você não pode deixar de fornecer Wi-Fi e tornar o tempo de espera menos aparente para os seus clientes.

O Wi-Fi conecta seus clientes às redes sociais, sites e muitas outras funcionalidades de seus smartphones. Oferecer este serviço já é considerado o básico para a experiência do cliente em seu estabelecimento.

Foram realizados muitos estudos sobre as vantagens de oferecer o Wi-Fi em todos os tipos de estabelecimento, com resultados positivos ao empreendedor.

Conheça alguns dos benefícios de investir no Wi-Fi:

  • Oferecer Wi-Fi gratuitamente aumenta o tempo em que o cliente permanecerá e gastará em seu estabelecimento;
  • Aumenta a tolerância da espera;
  • Por meio de fotos ou vídeos, seus clientes podem divulgar seu estabelecimento gratuitamente, sem nem perceber!

Não precisa de mais motivo para você garantir que seus clientes saibam a senha do seu Wi-Fi, não é?

Ofereça o Wi-Fi para seus clientes a partir do momento em que ele chegarem em seu estabelecimento. Deixe a senha à vista para evitar que clientes perguntem a todo momento. E assim, aproveite os benefícios que essa funcionalidade traz para seu salão de beleza.

Atendimento agradável

Imagem: Christiann Koepke/Unplash

É importante manter a qualidade no atendimento ao cliente. A empatia que se cria neste contato é um esforço que será recompensando na fidelização de clientes e até na atração de novos.

Mas o bom atendimento não tem de ser um diferencial da recepção do seu salão. Na verdade, esse deve ser o padrão diário esperado.

Recepcionistas fora da recepção, por exemplo, expõem o cliente e podem ser o motivo da má reputação do seu salão de beleza.

Por isso, não tenha medo de pedir feedback de seus clientes fiéis. E quando o feedback for negativo, trabalhe em cima dele!

Vale a pena ressaltar que não é apenas a recepcionista que precisa atender clientes com gentileza e educação. Essas são tarefas básicas para todos os profissionais, inclusive para você!

O atendimento agradável se dá através da boa educação e comportamento adequado para lidar com diferentes públicos.

Sempre deseje boas-vindas, mimos como café e biscoitos, e o máximo de conforto possível.

Distração: a espera invisível

como melhorar a recepcao do seu salao de beleza
Imagem: Canva.com

Esperar já não faz parte do vocabulário de hoje em dia, ainda mais quando se agenda horário e o profissional não está preparado para atender.

Cabe à recepção amenizar todo o desconforto gerado com essa situação. Invista em televisão, revistas e seja completamente transparente quanto o tempo de demora.

Apesar de raro, não é impossível que haja filas para efetuar pagamento. Evite que isso aconteça com exposição de produtos para venda. A exibição de produtos pode gerar a venda por impulso.



E chegamos ao fim de mais um artigo para você levar seu salão de beleza ou barbearia para o sucesso! Tenha mais informações sobre melhorar a recepção do seu salão de beleza com 8 dicas infalíveis e se prepare para colocar todas elas em ação!

Fique nos Trinks e até a próxima!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

7 respostas

    1. Olá Paula! Tudo bem? No começo é assim mesmo. O que você pode fazer é focar na qualidade do estabelecimento disponibilizando pequenas coisas para deixar os clientes mais a vontade. Liberar o Wi-Fi é uma grande jogada para fazer com que as pessoas possam se distrair um pouco. Deixe o ambiente o mais agradavél possível.
      Fique nos Trinks 😉

    1. Olá David! Tudo bem? Com certeza, todo mundo gosta de ser bem recebido nos lugares que frequenta.
      Que bom que gostou! Fique nos Trinks 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *