Como personalizar o atendimento do meu salão de beleza ou barbearia


Com o passar dos anos muita coisa mudou em relação aos hábitos do consumidor. E hoje em dia, as pessoas são menos afetadas pelas propagandas convencionais. Desse modo, tornou-se ainda mais importante personalizar o atendimento.

Então, você deve estar se perguntando: o que eu tenho que fazer para atrair e conquistar mais clientes?

Existem várias ações para fazer com que o seu estabelecimento não saia da cabeça das pessoas.

E sem dúvidas, uma das principais, e que faz toda a diferença, é ter um atendimento personalizado no seu negócio. Isso faz com que seus clientes se sintam especiais.

Mais abaixo iremos dar algumas dicas que mudarão totalmente a sua visão de como tratar os clientes. Fique atento e boa leitura!

Por que ter um atendimento personalizado

Muitas coisas são levadas em consideração pelo cliente na hora deles avaliarem se o seu estabelecimento vale a pena ou não. E como os consumidores não são os mesmos de alguns anos atrás, temos que inovar a maneira de atendê-los.

Entenda que, nos dias de hoje, tudo o que importa é fazer com que os clientes estejam realmente satisfeitos.

E isso tem que ser feito desde a hora que ele entra em seu estabelecimento até mesmo depois que ele foi embora.



“Um cliente satisfeito vale por dois.”

Essa frase nunca esteve tão certa, pois além desse cliente voltar, ele ainda vai fazer propaganda positiva sobre a sua marca, falando da experiência com o seu serviço.

Grande parte das pessoas está procurando e confiando mais na palavra de amigos e parentes na hora de comprar algo.

O marketing boca a boca ainda é uma ferramenta muito poderosa!

Maneiras de personalizar o seu atendimento

personalizar o atendimento
Imagem: Canva.com

Você está pensando que é preciso ser uma grande empresa ou investir rios de dinheiro para personalizar o seu atendimento?

Não é bem assim!

É bem mais viável para um estabelecimento de pequeno a médio porte realizar esse tipo de serviço do que uma multinacional, por exemplo.

Conheça o seu público

O primeiro passo para personalizar o seu atendimento de forma eficiente é conhecer os seus clientes.

Afinal de contas, é muito mais fácil agradar uma pessoa que você conhece, certo?

Por isso, procure saber seus hábitos, gostos e interesses. Para isso não é preciso fazer grandes questionários ou interrogá-los, mas sim um simples bate papo enquanto esperam por um serviço, ou até mesmo na hora do atendimento.

Em um ambiente de estabelecimento de beleza o diálogo é algo constante, por isso essas informações não são tão difíceis de se conseguir.

Quando você tiver dados o suficiente sobre o seu público poderá criar estratégias ou até mesmo um roteiro simples de atendimento para deixar os clientes cada vez mais à vontade.

Se possível, mantenha um histórico de compras dos clientes. Deixe registrado o serviço mais consumido, valor médio gasto, etc.



Chame os clientes pelo nome

Podemos estar no ambiente mais barulhento possível, mas basta ouvirmos o nosso nome que automaticamente voltamos nossa atenção para onde o nome foi dito.

É por isso que ter esse tipo de relação com os clientes pode ser um grande diferencial. Apenas pessoas próximas tem esse tipo de relação, e aqui o objetivo é exatamente fazer com que os clientes sintam-se mais próximos de você e da sua marca.

Humanize o atendimento

Muitos gestores falam que o cliente é o principal patrimônio de um negócio, pois sem eles seu estabelecimento não existiria.

Na maioria das vezes, preferimos ver os clientes como nossos amigos, para poder trocar uma ideia e até mesmo jogar conversa fora.

Conforme o tempo for passando, a sua maneira de atender determinadas pessoas pode ir mudando, obviamente de acordo com os limites que ela estabelece em relação a você.

Se ela gosta de assistir o Big Brother, fale com ela sobre isso. Sabendo que o cliente curte futebol, aproveite para elogiar ou dar aquela “zoada” depois de um grande jogo.

Mostre para seus clientes que vocês têm gostos parecidos, pois é bem mais fácil nos relacionarmos com pessoas semelhantes a nós.

Portanto, esqueça aquele modo de atendimento robótico e estático e comece a fazer como se estivessem em um verdadeiro bate-papo com amigos, mas com precaução, é claro!

Diversifique os canais de comunicação

personalizar o atendimento
Imagem: Canva.com

Com o avanço tecnológico, temos muitos meios de comunicação. Por isso você deve entender que deve estabelecer os canais mais eficientes para ter contato com os seus clientes.

Chat, e-mail, SMS, Whatsapp etc.

Quanto mais fácil for a maneira de entrar em contato com o seu estabelecimento, melhor.

Leia mais: E-mail Marketing de qualidade – confira o que enviar

Programa de fidelidade

Implemente um programa de fidelidade dentro do seu estabelecimento com o objetivo de recompensar os seus melhores clientes.

Essa é uma maneira muito eficiente de conquistar os clientes, pois, além de perceber que estão recebendo um tratamento especial toda vez que vão até seu salão de beleza ou barbearia, ainda são recompensados por isso.

Existem vários tipos de programa de fidelidade que podem ser implementados por você:

  • sistema de pontos;
  • número de compras;
  • vezes que retornou;
  • valor gasto etc.

As recompensas não precisam ser muito elaboradas. Mas é importante que sejam coisas que agreguem valor aos clientes.

Assim, ofereça mimos, descontos em futuras compras e produtos bacanas, por exemplo.

Veja o que melhor se encaixa ao seu tipo de negócio e ofereça isso aos seus clientes. Garantimos que não irá se arrepender.



Vamos personalizar o atendimento?

Podemos ver que não existe muito mistério para personalizar o seu atendimento. Tudo que você precisa fazer é:

  • conhecer seu público;
  • entender o perfil dos seus clientes;
  • aprimorar os seus meios de comunicação;
  • agregar valor na relação entre clientes e estabelecimento.

Não podemos esquecer que estamos lidando com pessoas, então quanto mais humano e próximo for a relação entre cliente e marca, melhor.

Não meça esforços para tentar resolver as necessidades dos seus clientes, trate eles como amigos e você terá verdadeiros defensores da sua marca.

Deixe nos comentários o que achou e caso queira acrescentar mais alguma coisa, sinta-se à vontade. Espero que tenha gostado e fique nos trinks!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

7 respostas

      1. Olá Fábio, tudo bem?
        Fico muito feliz que tenha gostado, nosso objetivo é sempre ajudar.
        Qualquer dúvida ou sugestão é falar, bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *