Como ter um bom controle de agendamentos em meu negócio de beleza?

Categorias: Gestão, Sem categoria, SMS e Email Marketing
controle-de-agendamentos-como-ele-pode-ajudar-na-gestão-e-melhoria-do-meu-negocio-de-beleza

Quem tem um negócio de beleza já conhece a necessidade de se ter controle de agendamentos de todos os clientes, né? Para gerenciar os serviços prestados e o funcionamento do negócio como um todo.

Mas para muitos profissionais, elaborar uma agenda prática e organizada é bem complicado, pois muitos deles estão fazendo isso na mão! É o seu caso? Neste post, vamos te dar algumas dicas de como manter um controle de agendamentos eficaz e organizado para o seu negócio de beleza, de maneira inteligente.

Como realizar o controle de agendamentos do meu negócio de beleza?

Que a pontualidade no atendimento é um dos primeiros tópicos a serem avaliados na hora de definir a qualidade do serviço e conquistar a satisfação de um cliente, não há dúvidas.

Por conta disso, aqui, vamos explicar por que e, principalmente, como realizar um controle de agendamentos assertivo e eficiente no seu negócio de beleza.

Assim, a chance de manter a ordem e a qualidade no atendimento, com menos atrasos e remarcações de horário são bem maiores.

A tecnologia ajuda muito nesse processo. Realizar o agendamento de maneira online permite que os contratempos e as atualizações aconteçam de maneira bem mais simples e rápida, aumentando as chances de ajustar as marcações e diminuir os impactos causados por eventuais faltas. 

O ideal na hora de definir um agendamento online que seja ideal para o seu negócio, é contratar um sistema de gestão para salão de beleza.

Assim, você consegue integrar e otimizar praticamente todos os processos necessários para o funcionamento do seu negócio.

No mercado, existem diversas opções disponíveis. Nesse post, você tem mais informações e dicas de como escolher o melhor para o seu negócio.  

Com esse sistema, você terá ferramentas para realizar o controle de agendamentos de maneira simples e eficiente. Mas como colocar em prática em seu salão de beleza?

O que é o agendamento online

O agendamento online tem como objetivo ajudar você a gerir, de maneira inteligente, o seu negócio. Permitindo que você consiga aumentar a sua gama de possibilidades e efetivamente realizar atividades que seriam bem mais difíceis de serem aplicadas de maneira manual.

Dessa forma, com a agenda online, você não precisa mais fazer infinitas anotações em papel. Pois, agora, você poderá gerenciar o seu negócio completamente, tanto as atividades internas (agendamentos, controle financeiro e de estoque etc.), quanto externamente (comunicações, marketing, pagamentos, fidelização etc.).

E o melhor de tudo, não importa o seu tamanho! O sistema vai se adaptar às suas necessidades e possibilidades.

Ou seja, essa plataforma vai integrar todas as informações que você e seus profissionais precisam ter para o funcionamento da sua empresa de maneira digital e dinâmica, permitindo que mais clientes cheguem até você de maneira online e a partir de apenas alguns cliques. 

Como escolher a melhor plataforma de controle de agendamentos?

Como dissemos anteriormente, opções não faltam para você escolher. Elas variam de simples aplicativos gratuitos (como o Google Agenda) até sistemas completos de gestão. 

Para te ajudar nessa decisão, será necessário que estude bem todas as possibilidades, entenda o que cada uma oferece, quais são os custos e benefícios delas, e, assim, poderá analisar e definir qual é a melhor para você e para o seu negócio.

Mas lembre-se, que é preciso estar sempre antenado e se preparar para acompanhar todas as mudanças e tendências do mercado quando o assunto é a gestão e novas técnicas de atendimento.

Em conclusão, sabemos que um dos maiores desafios dos donos de negócios de beleza, é, em grande parte, conseguir lidar com a marcação e desmarcação eterna dos clientes.

Pois, além dos fenômenos que fazem com que as agendas que estavam lotadas, fiquem vazias em questões de minutos. 

Com um sistema de gestão, esse problema de controle de agendamentos pode ter um fim! 

As principais vantagens do controle de agendamento são:

  • O agendamento online permite a marcação durante 24h, não restringindo que os clientes façam suas reservas apenas durante o expediente do salão;
  • Você não fica mais dependente das ligações e da disponibilidade da recepcionista ou dos próprios profissionais, aumentando as possibilidades de marcação;
  • Os sistemas enviam lembretes dos agendamentos. Isso faz com que os cancelamentos sejam vistos com mais facilidade e antecedência, assim, você poderá preencher o horário vago com outro cliente;
  • O cliente recebe notificações sobre o salão, aumentando o relacionamento e a fidelização dos mesmos;
  • E muito mais!

Ter um sistema que permita agendamentos é como ter um profissional a mais no seu negócio. Já que, assim, a sua equipe poderá realizar suas tarefas com mais tranquilidade e qualidade. Enquanto isso, sua agenda é lotada sozinha pela plataforma. 

E claro, isso também vai ajudar você a lucrar muito mais! Incrível, né? 

Agora que você já sabe a importância e como executar um melhor controle de agendamentos, veja algumas dicas para otimizar ainda mais a marcação de horários do seu negócio.

Dicas práticas para o seu controle de agendamentos

  1. Defina o tempo de cada procedimento

Em primeiro lugar, chegou a hora de organizar uma agenda é definir qual o tempo gasto em cada serviço e quantos clientes a sua equipe pode atender por dia.

Para calcular essa estimativa, é necessário listar todos os procedimentos disponíveis e definir uma média de tempo gasto na realização de cada um deles. 

Esse cuidado é fundamental para a eficiência do agendamento, já que cada serviço pode variar muito de um cliente para o outro. Por exemplo, o tempo de um corte de cabelo e uma escova progressiva em cabelos muito grandes ou volumosos é bem diferente de um cabelo fino e curto, não é mesmo?

São nesses detalhes que os clientes desistem de um serviço e você perde a credibilidade.

Então, analise e mapeie cada caso para que não se coloque tempo demais ou de menos em cada procedimento.

Essa lista pode ser feita de maneira simples e rápida. E, essa definição, vai facilitar – e muito – o início do seu controle de agendamentos. Como elaborar? Confira um modelo:

  • Escova em cabelos curtos: 30 minutos
  • Escova em cabelos grandes: 1 hora
  • Corte de cabelo masculino: 30 minutos
  • Corte de cabelo feminino (cabelo curto: 40 minutos)
  • Hidratação: 20 minutos
  • Tintura: 1 hora
  • Mechas cabelos grandes: 3 horas
  • Progressiva cabelos médios: 2 horas

E assim por diante. As chances de ocorrer contratempos que atrapalhem o funcionamento do seu salão são bem menores com esses horários delimitados, a.

  1. Mantenha a equipe engajada

Para ter sucesso no controle de agendamentos do seu salão, incluir a sua equipe nesse processo é indispensável. Eles fazem parte da rotina de atendimento, então, nada mais justo e eficaz do que manter seu time satisfeito e engajado com as atividades. 

Não adianta ter a agenda lotada se os seus profissionais não cumprem os horários, não respeitam os prazos determinados e não se organizam para atender os clientes da melhor maneira possível.

Ou seja, é essencial que o gestor peça a contribuição dos funcionários sobre as marcações e explique detalhadamente sobre as mudanças pelas quais a empresa está passando e as responsabilidades de cada um.

Para manter sempre a eficiência do controle de agendamentos, escutar os feedbacks e pedir sugestões de como melhorar essa etapa de organização constantemente, ajuda a resolver as possíveis falhas e ainda desperta uma sensação maior de engajamento na equipe.

  1. Saiba lidar com o atraso e com a falta dos clientes

Mesmo com o envio de lembretes, atrasos e imprevistos são muito comuns. Ninguém está livre desses contratempos. Pois, são principalmente nesses casos que uma boa gestão faz a diferença. 

Dependendo da situação, se eles não forem bem resolvidos, podem trazer prejuízos e mal-estar para o seu negócio. 

É importante ficar de olho nos horários marcados e, se for necessário, fazer contato com o cliente. Para poder entender se ele já está a caminho ou realmente não comparecerá. E, assim, reorganizar a agenda de acordo com os possíveis cancelamentos e atrasos.

Com a rotina, conseguimos identificar os perfis de alguns clientes, como os que tendem a ser mais pontuais ou os que costumam se atrasar e remarcar os compromissos. 

Pois, com o auxílio de um sistema de controle de agendamentos, é possível organizar um histórico dos clientes, salvando informações sobre a pontualidade de cada um em relação aos serviços do seu estabelecimento. Com ele também é possível realocar clientes e incluir algum novo agendamento rapidamente, no lugar do cliente que faltou, sem deixar aquele “vão” comum, quando esse controle é feito manualmente.

Portanto, é importante lembrar que: ser simpático e, principalmente, empático, com esse cliente, fará toda a diferença na hora de fidelizá-lo ou perdê-lo de vez!

Conclusão

Agora você entende tudo sobre o controle de agendamentos e como um sistema de gestão para negócios de beleza pode te ajudar com: abertura e fechamento das contas; carregamento automático de horários disponíveis; informações sobre o profissional que irá atendê-lo e sobre o cliente que receberá o atendimento; débitos pendentes; lembretes etc., né?

Então, fala para a gente: conseguiu identificar todos os cuidados necessários e os benefícios que eles podem trazer para o seu negócio de beleza? 

Porque, se você ainda tem dúvidas, nós fizemos um post que te explica, ainda mais detalhadamente, sobre a praticidade que você, sua empresa e seus clientes podem ganhar com a contratação de serviços como esses.

Aproveita e conta pra gente o que acha sobre essa inovação no gerenciamento para negócios de beleza? Nós adoramos quando vocês contam suas experiências sobre isso!

Até a próxima!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *