Controle de estoque para salão de beleza: garanta seus lucros

Categorias: Estoque
Controle-de-estoque-para-salão-de-beleza-garanta-seus-lucros

Um dos grandes desafios dos estabelecimentos de beleza é uma gestão efetiva do estoque de produtos, seja para venda ou uso interno. Por isso, neste artigo, vamos apresentar para você dicas realmente eficientes para um bom controle de estoque para salão, barbearia e espaços de estética.

A compra de produtos equivale a uma boa parte dos custos, obviamente. Entretanto, ela também está ligada diretamente aos seus lucros, já que é com esses produtos que você pode realizar seus serviços e/ou suas vendas. 

Por isso, é essencial possuir, com segurança, os itens que permitem a realização dessas tarefas. Esse cuidado está diretamente ligado à satisfação dos seus clientes, que é uma coisa pela qual, com certeza, você preza muito.

Sendo assim, podemos concluir que o controle de estoque do salão merece muita dedicação e tempo.

Saiba criar uma organização

Primeiramente, você deve identificar quais são os produtos que você tem na prateleira e a quantidade deles. Depois, pense em uma forma de identificá-los, seja por tipo de produto ou validade dele. Escolha a especificação que faça mais sentido para você.

É muito importante registrar todos os seus produtos com alguma descrição para que não haja cadastramento duplicado e/ou informações incorretas na sua reserva.

Para te ajudar com isso, o ideal é buscar por um sistema de gestão para salão ou barbearia que possua a funcionalidade de controle de estoque.

Controle de estoque para salão: saiba comprar bem

Para qualquer empresa, comprar bem é o primeiro passo para ter um negócio que seja lucrativo. E o chamado “comprar bem” tem a ver com preço, claro, mas também com o prazo de entrega e as condições de pagamento. 

Quando você estiver em contato com um distribuidor ou representante, negocie! Não é preciso ter vergonha de fazer isso, faz parte da função de empreendedor(a). Na pior das hipóteses, ele não aceitará a negociação.

Veja o que você precisa para comprar bem:

1- Saber onde comprar;
2- O que comprar (qual a quantidade e quais itens);
3- E qual a hora certa de comprar.

Também faz parte dessa rotina fazer uma boa pesquisa com diferentes revendedores. Isso ajudará a saber o lugar ou a pessoa certa para fazer sua compra. Agora, o que comprar e qual a hora certa para isso, depende de como você controla seu estoque.

Além disso, a compra dos produtos também estará atrelada ao conhecimento detalhado que você e/ou seus profissionais têm sobre eles, às tendências da moda e ao gosto dos clientes.

Faça um bom controle de estoque no seu salão
#ParaTodosVerem Homem mexe em prateleira de produtos de salão de beleza.
Foto: Freepik

Faça o registro adequado

Para ter um controle de estoque para salão realmente prático, é preciso entender como ele funciona. Quanto dura cada produto em média? Qual a quantidade consumida em um determinado período? Quais produtos possuem maior saída? 

Se você ainda não sabe responder a essas perguntas, precisa descobrir as respostas o quanto antes. Faça uma observação semanal e registre tudo.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem sistemas de gestão para estabelecimentos de beleza, como o Trinks, que possuem a ferramenta que você precisa para ter controle total da sua reserva de produtos. 

Assim, você receberá um aviso para indicar quando é preciso fazer uma reposição, saberá quais são os produtos mais vendidos ou usados e muito mais. Tudo online, salvo na nuvem. Dessa forma, você não perde nenhum dado e nem ocupa a memória do seu computador ou celular. 

Viu como é importante controlar bem o seu estoque? Siga essas dicas e garanta bons lucros com uma gestão correta. Até a próxima! 😉

sobre o autor:

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *