5 dicas para melhorar o controle de estoque do seu salão

Categorias: Estoque
controle de estoque salao de beleza

O controle de estoque é um dos pilares de gestão de todos os empreendimentos. E para aqueles do segmento da beleza não podia ser diferente.

E isso porque fazer uma boa gestão de estoque, sabendo reconhecer o momento certo de reabastecer os itens, é essencial para a manutenção das atividades.

Trata-se de uma tarefa básica, mas que requer atenção e paciência para fazê-la da maneira certa.

Quer saber mais?

Então continue acompanhando este post que o Trinks preparou para você e tire todas suas dúvidas sobre o controle de estoque!

Entenda o que é o controle de estoque

Antes de saber como melhorar o controle de estoque do seu salão de beleza, o primeiro passo é entender o que é gestão de estoque.

A ideia é bem simples: para que o seu salão de beleza, barbearia, clínica estética ou spa possa operar normalmente no dia a dia, é necessário ter alguns produtos sempre em estoque.

Afinal, como seria possível fazer a coloração no cabelo de sua cliente sem o pó descolorante, a água oxigenada, a tinta e os demais produtos necessários para o procedimento?

Ou então, fazer a nail art de sua cliente sem o esmalte da cor que ela deseja?

E é aí que entra o papel do controle de estoque, que tem como objetivo fundamental fornecer os dados quantitativos dos itens dentro do seu estabelecimento.

Seja daqueles que você revende ou que você usa para o seu trabalho.

Leia mais: materiais que não podem faltar no seu salão de beleza

Por que é importante ter um controle de estoque

controle de estoque salao de beleza, gestao de estoque para salao de beleza
Imagem: Canva.com

Com a organização do seu estoque, você consegue:

  • Evitar acúmulos de produtos;
  • Prevenir-se da falta inesperada de materiais;
  • Saber qual é o melhor momento de fazer a reposição dos materiais;
  • Evitar que os produtos estraguem;
  • Evita desvios de produtos.

Além disso, com um bom controle de estoque você ainda evita a insatisfação dos seus clientes, que podem ficar frustrados caso cheguem ao seu estabelecimento e não consigam realizar os procedimentos por falta de materiais.

Quais tipos de gestão de estoque existem?

controle de estoque salao de beleza, gestao de estoque para salao de beleza
Imagem: Canva.com

Independente de qual método de gestão de estoque você escolha utilizar, uma coisa é certa: todos eles devem ter um controle rígido de entrada e saída dos itens.

Seu negócio ainda está começando e você não quer investir em um sistema de gestão online agora? Não tem problema. Você pode optar por um livro de registros ou uma planilha de controle para o seu salão de beleza.

Mas mantenha a organização, e não se esqueça de anotar tudo direitinho. Além disso, separe um espaço para a identificação de quem retirou os materiais, com a data e a hora em que aconteceram.

Isso é importante para que você possa fazer um controle de estoque eficaz, e visualizar exatamente para onde estão indo os materiais de seu salão de beleza.

Mas se seu negócio já está a todo vapor, você conta com uma equipe estruturada e uma boa cartela de clientes, sem dúvidas a melhor opção é fazer o seu controle de estoque por meio de um sistema automatizado.

Esses sistemas oferecem mais praticidade e segurança, e diminuem o tempo gasto com a gestão de estoque do seu salão de beleza.

Com eles, você acompanha se os níveis de seu material estão adequados, perto do mínimo ou abaixo do mínimo. Tudo isso automaticamente!

Bem, agora que você já entendeu a importância de ter um bom controle de estoque, vamos às dicas mais importantes para não cometer mais erros em seu negócio da área da beleza.

5 dicas para fazer um controle de estoque eficiente

controle de estoque salao de beleza, gestao de estoque para salao de beleza
Imagem: Canva.com

1. Liste os materiais que não podem faltar

O primeiro passo para ter um controle de estoque eficaz é fazer o levantamento de todos aqueles produtos que não podem faltar.

Quais são os materiais que você mais usa no seu dia a dia? Aqueles que não podem faltar para o bom funcionamento do seu salão de beleza, barbearia, clínica estética ou Spa?

Liste-os, e faça a estimativa da quantidade necessária para o seu uso mensal.

Com o tempo, por meio da análise do seu inventário, sua percepção ficará mais clara. Mas no começo, trabalhe com estimativas, levando em consideração o espaço disponível em seu estabelecimento para armazenar os produtos.

2. Cadastre os produtos

Depois que já estiver listado os seus produtos, e tê-los recebido por meio de seus fornecedores, o próximo passo para um controle de estoque eficiente é fazer o cadastro dos produtos.

Faça isso assim que eles chegarem, seguindo o padrão já pré-determinado de cadastro das medidas e descrições. De modo que não ocorram discrepâncias na anotação desses itens.

3. Não improvise no controle do estoque

Não deixe que a gestão do seu estoque seja feita com improvisos ou amadorismo.

Lembre-se: para ter um bom controle de estoque, é importante ter um comportamento analítico.

Isto é, antecipar os problemas e ter atenção. Acompanhe as entradas e as saídas, sempre. Não deixe passar nada.

4. Cuidado com os excessos!

Não é só a falta de produtos que pode prejudicar o bom funcionamento do seu salão de beleza.

O excesso também traz sérios riscos, como a possibilidade de que eles passem da validade, se deteriorem ou que ocorram desvios internos.

Sem falar no gasto desnecessário com a compra de mais produtos no momento inadequado, que pode prejudicar o seu fluxo de caixa.

Por isso, a gestão do seu estoque não deve ser deixada de lado, e tampouco feita às pressas.

5. Automatize seus processos

Como já comentamos, estabelecer processos automatizados para a entrada e saída de mercadorias é fundamental para aumentar a eficiência dessa operação.

Desse modo, você evita erros e ainda ganha na economia de tempo. Se quiser conferir mais vantagens de automatizar seus processos, confira este post!


Viu só como é fácil fazer uma boa gestão do seu estoque, otimizando sua rotina e aumentando a lucratividade do seu salão de beleza? Caso tenha restado alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Fique nos Trinks!

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *