Veja como diminuir a taxa de cancelamento com lembrete de agendamento para o seu salão

Categorias: Comunicação com o Cliente, SMS e Email Marketing
Lembrete de agendamento: como diminuir o cancelamento no salão

Com a correria do dia a dia, não é raro que os clientes se esqueçam dos agendamentos de serviços nos salões de beleza. No entanto, isso implica perda de tempo e de dinheiro para os gestores, uma vez que prejudica a agenda dos profissionais, que deixam de realizar o serviço esperado para aquele dia. Assim, um dos modos de diminuir a incidência de cancelamentos e atrasos é por meio do lembrete de agendamento.

Trata-se de um aviso aos clientes, lembrando-os de seu serviço na data e hora marcada. Parece simples? E de fato é! Além de muito eficaz na diminuição dos cancelamentos e atrasos.

Quer saber como você pode fazer para enviar lembretes de agendamento para seus clientes? Então continue acompanhando este post que o Trinks preparou para você e fique por dentro desse tópico!

A importância do lembrete de agendamento para o seu salão

Para que um negócio possa funcionar a todo vapor é fundamental que os gestores tenham conhecimento de estratégias e táticas para otimizar tempo de trabalho e dar a volta por cima quando a situação ficar apertada.

Vimos, por exemplo, com a pandemia do Covid-19, a importância de se ter um agendamento online, para além da opção de agendar por telefone ou presencialmente, para diminuir fila de espera e evitar aglomerações nos estabelecimentos.

E com o lembrete de agendamento não é diferente. E isso porque, atualmente, as pessoas estão cada vez mais dependentes dos recursos tecnológicos para se lembrarem de seus compromissos.

A agenda de papel tem se tornado um artefato de museu, na mesma velocidade em que as agendas virtuais se popularizam. Mas você deve estar se perguntando…

“Ok, e como posso fazer para reduzir a taxa de cancelamento do meu salão de beleza?”

Saber reconhecer um problema, no caso o alto número de cancelamentos e atrasos por esquecimento dos clientes, é o primeiro passo. No entanto, para obter os resultados desejados é preciso partir para ação.

E uma excelente maneira de fazer isso é por meio do lembrete de agendamento. Seu funcionamento é bem simples — e como comentaremos mais adiante, pode se tornar ainda mais rápido e prático com um sistema para salão de beleza.

O lembrete de agendamento nada mais é do que um aviso para o seu cliente sobre o serviço que ele marcou. Esse aviso pode ser feito tanto por SMS e e-mail, quanto por WhatsApp, e deve conter o dia, horário e descrição do serviço.

Leia e aprenda como agilizar o processo de emissão de Nota Fiscal para salão de beleza

Ah! E ainda tem outra possibilidade bem legal… Se você usa um sistema para salão conectado a um portal de agendamento de serviços de beleza para os seus clientes, eles também podem receber esses lembretes de agendamento diretamente no aplicativo, que são as notificações push.

Não são raras as vezes os clientes confundem os dias marcados, pensando terem agendado para um dia quando na realidade agendaram para outro. O resultado? Uma confusão na agenda dos seus profissionais, que precisam fazer uma verdadeira “dança das cadeiras” para realocá-los.

Com o lembrete de agendamento, essa situação desagradável é evitada. Além disso, esse aviso também é ótimo para lembrar aqueles clientes que precisam cancelar o serviço, mas que se esqueceram de ligar para o seu estabelecimento e avisar.

Agora que você já sabe o que é um lembrete de agendamento para salão de beleza e a sua importância para evitar atrasos e cancelamentos por parte de seus clientes, confira algumas dicas para otimizar os resultados.

Lembrete de agendamento para salão de beleza: confira algumas dicas

1- Escolha o melhor dia e horário para enviar o lembrete de agendamento

Configure o envio do lembrete de agendamento para o melhor horário para seus clientes. Não adianta, por exemplo, enviar um SMS com 15 minutos de antecedência, principalmente se o seu estabelecimento estiver em uma grande capital.

Lembre-se que muitos de seus clientes precisam encarar o trânsito, então saem de casa com antecedência para não se atrasarem.

O mesmo acontece com a data que você escolherá para enviar o lembrete de agendamento. Para pessoas mais esquecidas, é bem provável que se você enviar um e-mail com uma semana de antecedência não adiantará de nada, pois ela esquecerá. Por isso, o ideal é enviar no mesmo dia, ou então, no máximo, no dia anterior.

2- Ajuste o tom da mensagem

Saber como se comunicar com os clientes é fundamental para a eficácia do lembrete de agendamento do seu salão de beleza. Por isso, não pense que o bom tratamento deve ficar restrito ao contato presencial.

Seja educado e sucinto! Nada de escrever um textão no SMS, e-mail, notificação ou WhatsApp. E cuidado com o volume de mensagens… Tudo o que os seus clientes não querem é serem bombardeados por mensagens. Além de ser bem inconveniente, essa má prática ainda faz a mensagem perder o sentido.

Veja também: Melhore o controle de caixa do seu salão com o Trinks

3- Automatize seus processos

Se você pretende enviar os lembretes de agendamento manualmente, um por um, saiba que além do tempo gasto, você também corre o sério risco de cometer erros nesse processo.

Afinal, a tarefa implica em selecionar cada um dos e-mails ou telefones dos clientes e digitar a mensagem, depois de conferir a data e o horário do serviço.

E apesar de simples, com a correria do dia a dia, a chance de trocar os horários dos clientes, ou até mesmo o número de telefone, aumenta consideravelmente.

Por isso, a melhor solução é apostar na automatização desse processo, utilizando um sistema de gestão para salão de beleza que possua essa funcionalidade.

Com esses softwares, tudo o que você precisa fazer é preparar seu modelo e definir as regras para disparo dos lembretes — quando eles deverão ser enviados e de que forma, se por SMS ou e-mail.

Viu só como é simples? Então implemente mais essa funcionalidade na gestão do seu salão de beleza e veja os resultados surpreendentes.

sobre o autor:

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *