Franquia de salão de beleza: 5 dicas para um retorno rápido


Quer começar uma franquia de salão de beleza, porém, ainda não sabe como? Nesse texto nós do Trinks iremos te dar 5 dicas para que você tenha sucesso ao abrir seu negócio!

É importante começar dizendo que o ramo dos salões de beleza é uma ótima aposta para quem deseja começar a empreender, pois é um dos segmentos que mais crescem no país, com mais de 20% ao ano.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franquia), a receita total do segmento de salão ultrapassou, de 2012 a 2017, a marca de 26 mil unidades franqueadas com foco em cuidados pessoais, beleza e bem-estar.

Além disso, com o desenvolvimento da classe C e com a busca dos serviços pelo público masculino, o poder de compra aumentou permitindo que cada vez mais pessoas, se interessassem e procurassem por serviços e produtos de beleza.

Por que investir em franquias de salão de beleza

Diferentemente do mercado comum, as franquias de beleza estão em constante crescimento, isso porque, o brasileiro investe mais em produtos de beleza do que no ramo alimentício, e a taxa de crescimento anual é de mais de 8%, atingindo uma receita de cerca de 100 bilhões de reais por ano (de acordo com a ABIHPEC).  

Ao longo dos anos os produtos estéticos e de higiene pessoal saíram de um contexto em que eles não eram vistos como prioridade e como “coisa de mulher”, para uma posição que abrange também homens (adolescentes e idosos), e que é uma necessidade básica, uma questão de estar e se sentir bem consigo mesmo.

Sendo assim, o Brasil se tornou o segundo maior consumidor do ramo e movimentou mais de 30 milhões de reais.

Além disso, profissionais passaram a viver do segmento de beleza, tendo em vista que, de 2015 até os dias atuais, das 72 mil pessoas que viviam trabalhando neste setor, agora são mais de 480 mil.

O resultado? De 2015 para cá, o mercado ultrapassou a marca de crescimento de 550%, e se torna um grande destaque, pois mesmo em tempos de crise não há declínio.

Benefícios de ter uma franquia de salão de beleza

Franquear é uma relação ótima para ambos os lados, tanto para quem é o franqueador, como para está sendo franqueado, confira abaixo alguns dos seus benefícios:

Para o franqueado

  • Oportunidade de abrir um novo negócio sem precisar de tanta experiência no mercado;
  • Ao iniciar um negócio com uma marca já experimentada e consolidada possibilita um início com menos riscos;
  • Troca de experiências entre os outros parceiros da rede;
  • Marketing cooperado com a rede;
  • Acesso a treinamentos que serão fornecidos pelo franqueador;
  • Suporte técnico e administrativo por parte do franqueador;
  • Indicação de bons fornecedores e equipamentos, que por muitas vezes, também terão um preço justo;
  • Como você já terá um pontapé inicial, pode se concentrar mais em gerir o seu negócio.

Para o franqueador

  • Por outro lado, o franqueador também irá ganhar com a expansão mais rápida aliada à menores investimentos;
  • Descentraliza as gestões;
  • Com uma boa relação entre os franqueados, há um fortalecimento da marca;
  • Pode se concentrar na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

5 dicas para um retorno rápido com franquia de salão de beleza

O setor de franquias é muito otimista e possui inúmeras vantagens que favorecem o investimento. Porém, é preciso saber que para abrir um negócio nesse segmento é preciso de muita preparação e organização, e para ajudar, iremos te dar 5 dicas para ter um bom retorno!

1- Tenha um planejamento inicial

Embora as franquias já tenham um plano pré-definido para a rede, você deve manter o foco e prosseguir passo a passo desde o início, já que, o compromisso com seu salão de beleza é fundamental para o sucesso da sua franquia.

Não se esqueça de que a saúde financeira do seu negócio precisa estar sempre em dia, por isso, faça controle de estoque de forma coerente e evite gastos desnecessários, tendo sempre recursos disponíveis para imprevistos que não só podem, como vão ocorrer.  

Veja também: Melhore o controle de caixa do seu salão com o Trinks

2- Treine bem sua equipe

A equipe precisa estar preparada para atender a qualquer perfil de cliente, e, para isso, o treinamento da equipe é fundamental. Significa que o empreendedor precisa ter consciência de que uma equipe bem gerida é sinônimo de excelentes investimentos.

Para um time de sucesso é imprescindível uma boa seleção de profissionais para captar talentos que estejam alinhados com a empresa.

Um bom profissional não pensa apenas em dinheiro, ele também prova seus valores e a emoção por trás de sua escolha. Estas pessoas enxergam as oportunidades com um olhar sonhador, almejando o melhor para sua vida.

3- Escolha o ponto para sua franquia

Parece fácil, porém, é necessário analisar o tamanho da loja, a localização, e qual espaço ele ficará, seja em shopping, galeria ou rua. Sendo shoppings e galerias, o movimento de pessoas que transitam pelo local é natural, por isso, o empreendedor pode ficar um pouco mais relaxado em relação a isso. Já em casos de lojas de rua, é necessário observar o entorno, em qual bairro fica, qual classe social da maior parte da população.

Outro ponto a ser observado é se a fachada valoriza ou não o seu salão ou outro negócio de beleza, já que a fachada é o primeiro contato entre o possível cliente e seu salão de beleza.

4- Mantenha o padrão de qualidade

O sucesso de todo negócio é o padrão de qualidade, pois, representar uma marca que atua no segmento da beleza é estar atento à qualidade do que é oferecido na sua franquia.

Com certeza a qualidade da marca já será um padrão da rede, então, não permita que colaboradores fujam desse perfil, tanto em serviços quanto atendimentos.

Uma dica é inovar sempre, por isso sempre fique de olho nas tendências do mercado. Vivemos em uma época de fácil acesso à informação e digitalização de processos, então por meio da internet é possível tudo que acontece dentro e fora do país. 

Use a tecnologia a seu favor para atender com agilidade e comodidade; extrair avaliações de seus clientes e ficar atento aos pontos de melhorias, comunicar-se com eles e ter controle total do estoque, serviços feitos e pagamentos dos profissionais, estabelecendo um fluxo de autonomia e transparência entre todos.

5- Fidelize clientes

Encantando o cliente a partir de alto padrão de qualidade, novidades e bom atendimento, você conseguirá fazer com que essa pessoa tenha sempre preferência pelo seu negócio, mesmo tendo a opção de escolher por serviços mais baratos ou de mais fácil acesso.

Mas como fazer com que seus clientes sempre voltem?

Olha, uma dica Trinks é ter um sistema automatizado que ajude a reunir os históricos do cliente (serviços, avaliações, profissionais que atendeu, data de aniversário, datas que frequentou o salão) e fazer as comunicações necessárias para se oferecer o que ele gosta.

Quanto mais eficiente for seu sistema, mais clientes você terá ao fim do mês.  

Outros segmentos de franquia de beleza

Além dos salões de beleza, existe uma grande variedade de opções para todo o tipo de empreendedor, desde as mais específicas, como as com maiores gamas de processos.

Pensando nisso, nós do Trinks trouxemos opções de segmentos para você analisar um pouco sobre cada um.

1- Sobrancelhas

Atraindo não só mulheres, como também muitos homens, a sobrancelha ganha destaque nos serviços de beleza, gerando, uma grande oportunidade de aumentar lucros apostando no cardápio variado de serviços.

Além da limpeza com cera, linha ou pinça muitas empresas também oferecem serviços de maior valor agregado como a retirada tradicional dos fios, aplicação de henna, micropigmentação, etc.

 Montar uma variedade especial, que destaque as possibilidades oferecidas pelo salão costuma potencializar as vendas.

2- Barbearias

O mercado de beleza masculina está ascendendo ao longo dos anos e vem sendo visado pelos empreendedores cada vez mais.

Esse público está mais vaidoso e se revela fiel ao escolher um estabelecimento, com isso, gastando mais se considerar que o serviço é de qualidade. Eles também são ótimos para o marketing boca a boca, já que costumam fazer recomendações do local para os amigos e familiares.

Para esse segmento é importante valorizar produtos que façam extensão dos serviços de barba, unha, cabelos e bigodes, assim como fornecer experiências que tenham relação com cervejas, videogames e futebol.

3- Spa

Com opções de massagens, hidratação corporal, limpeza de pele, drenagem e clareamentos, os Spas são buscados por pessoas que procuram por momentos de paz e tranquilidade. Sendo assim, uma das maiores tendências do momento para investir.

As franquias que se destacam no segmento possuem um atendimento personalizado e de qualidade, o que influencia diretamente na fidelização do cliente e na propaganda.

4- Esmalterias

Específica por cuidar de pés e mãos, esse tipo de negócio atrai pedicures e manicures que estão querendo aproveitar o novo segmento, além de, certamente, ser um dos mais inovadores e populares negócios atuais.

O foco é atender os clientes com serviços bem variados, indo desde o básico da esmaltação até unhas artísticas, unhas com gel, esfoliação e hidratação de cutícula, dentre outros serviços. Além disso, esmaltes tradicionais e internacionais, efeitos como ombré, caviar e plush nails, por exemplo.

Como as unhas estão no foco da moda, é muito importante estar sempre atualizado e trazer as novidades para sua esmalteria

5- Depilação

O mercado estético focado em depilação, principalmente a laser, está amadurecendo no Brasil. Nesse mercado existem diversas modalidades de franquias com custos operacionais, a depender da estrutura que o franqueado deseja.

No setor de depilação há grande importância em promover um estreito relacionamento com a clientela, além de transmitir organização e limpeza nos mínimos detalhes. É um setor onde a credibilidade conta muito.

6- Estética

Com enorme potencial no mercado, as clínicas de estética estão presentes com serviços para estética facial e corporal, além de procedimentos mais específicos, como uso de equipamentos e profissionais especializados e capacitados.

Segmento promissor, que se mantém longe da crise, o setor da estética cresce disparada e movimenta bilhões a cada ano do Brasil, tanto que o país possui o terceiro maior mercado de estética do mundo.

 Confira também: 7 funcionalidades que todo sistema para salão de beleza precisa ter

Vimos como o mercado de franquia de salão de beleza é muito amplo e promissor, que só tende a crescer. Se você curtiu as soluções vistas aqui, não pense duas vezes em se cadastrar na plataforma do Trinks.

Deixe um comentário contando pra gente o que gostaria de ver mais por aqui! 

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *