Gestão de salão de beleza: como evitar os erros mais comuns


Na área da beleza, o profissionalismo deve ser obrigatório, pois o mundo dos negócios exige dedicação e seriedade. Os salões e barbearias precisam ser gerenciados com sabedoria, para que possam sobreviver e crescer. Muitos estabelecimentos ainda não conseguem fazer uma boa gestão de salão de beleza e acabam tendo prejuízo, ou pior, fechando as portas.

Você sabia que cerca de 30% das empresas fecham em um ano de existência e que de dez empresas, 6 deixam de existir por má administração?

Vivemos em um país onde não há grandes estímulos ao empreendedorismo. Por isso, a pessoa que pretende ingressar nesse mercado precisa ter certeza de todos os passos que devem ser dados – e os que não devem – para que seu estabelecimento possa decolar.


Gestão de salão de beleza: como evitar os erros mais comuns

O que é gestão de salão de beleza

Gestão de salão é uma maneira de executar, promover e realizar ações necessárias para aprimorar o seu negócio. Essa técnica reúne todos os setores do estabelecimento e garante que seu salão funcione bem. Com uma boa gestão, é possível controlar dados financeiros, estoque, agendamentos de clientes, faltas e horários dos funcionários, entre outros.

O gestor do salão é o responsável por garantir que os profissionais executem suas funções da melhor maneira possível. Essa pessoa precisa conhecer muito bem o modelo de negócio em que trabalha. Com uma gestão adequada, todos os passos levam a um único objetivo: fazer seu negócio crescer!

Ah! Vale lembrar também que existe uma certa diferença entre gestão e administração de estabelecimentos, por mais parecido que os termos possam ser.

Gestão de salão de beleza – Significa que todos os recursos do salão estão sendo usados para um objetivo: a satisfação do cliente.

Administração de salão de beleza – Utilização de material ou equipamento. Está diretamente ligada ao operacional.

Agora que você aprendeu ainda mais sobre gestão de salão de beleza, é hora de colocar em prática! Trabalhe para melhorar cada vez mais e evitar os erros.

Erros mais comuns

Renda pessoa x renda do salão

Em muitos casos, os empreendedores têm o salão de beleza e barbearia como única fonte de renda. Isso não é um problema, desde que a pessoa consiga separar a conta do estabelecimento da sua conta pessoal. Tratar tudo como se fosse uma coisa única é algo que deve ser evitado.

No mundo dos negócios existem dois tipos de pessoas:

Pessoa física: é uma pessoa de fato. Todos os indivíduos são pessoas físicas.

Pessoa jurídica: a pessoa jurídica é a empresa criada para uma finalidade específica. Por exemplo: vender serviços e produtos.

Sabendo disso, caso não tenha outra fonte de renda, você precisa estabelecer um valor mensal para receber e registrar ele nas contas do seu negócio. O capital de uma empresa tem que ser usado para uso exclusivo dela e tirar valores aleatórios poderá resultar em problemas na hora do fechamento do caixa.


Aprenda como fazer uma gestão de salão de beleza

Planejamento estratégico

Não ter um planejamento estratégico é um dos erros mais cometidos por novos empreendedores. No mercado da beleza, é comum encontrar competitividade devido à grande concorrência. Por isso, entre nele com um plano de ação.

Tenha objetivos definidos e metas traçadas para que você tenha uma motivação para trabalhar. Por exemplo:

  • Quantos % você quer crescer no ano?
  • Por mês, quanto você pode faturar?
  • Como se posicionar no mercado?
  • O número de funcionários está dando conta?

Todas essas questões podem ser respondidas no seu planejamento estratégico para que seja possível calcular o crescimento do seu salão de beleza. Tenha todos objetivos traçados para saber o caminho que deve seguir para alcançá-los.

Estoque

O estoque representa o espelho do seu negócio, pois, a partir dele, você pode ver como está a quantidade de serviços realizados. Mas não se engane: isso só é verdade quando o controle é feito da maneira correta.

Um estoque cheio pode representar que você não está tendo agendamentos o suficiente para suprir a demanda, assim como um vazio pode representar perigo, pois pode ser que seu salão fique sem produtos para atender aos clientes.

Em uma boa gestão de salão de beleza existe o equilíbrio. Portanto, estude a demanda do seu estabelecimento para acompanhar o desempenho e organize-se para controlar o seu estoque conforme suas vendas.

Veja também: Como usar o Instagram para divulgar o seu salão

Desperdiçar recursos

Ter cuidado com os recursos necessários para o funcionamento do seu salão de beleza é algo que pode fazer com que você economize um bom dinheiro. Comece a prestar mais atenção se há desperdício em seu estabelecimento e procure mudar alguns hábitos de consumo.

Lembre-se que a economia deve ser feita não só em relação a produtos e serviços, mas também aos recursos necessários para o funcionamento do seu estabelecimento como: luz, água, gás, etc.

Marketing pessoal

Não é porque você não tem um chefe que pode trabalhar da maneira que quiser. O empreendedor da beleza sabe que a aparência do profissional é o espelho do salão.

Fique atento a maneira que seus profissionais se vestem e se portam na presença dos clientes.

Não se trata apenas de aparência, mas, sim, de postura. Tudo que é visto dentro do seu salão conta para satisfação do cliente.

Apresentação pessoal e atitudes dentro do seu estabelecimento tem que ser impecáveis para deixar os clientes satisfeitos.

Formas de pagamento  

Hoje em dia, variar as formas de pagamento se tornou uma necessidade. O uso de cartões para pagamento vem crescendo nos últimos anos, substituindo o uso do dinheiro em espécie. Oferecer opções de débito e crédito serão grandes diferenciais para seu estabelecimento.

Outro ponto que os estabelecimentos podem melhorar é permitir o pagamento parcelado. Para que tenha vantagens para seu negócio e seu cliente, você pode, por exemplo, criar pacotes ou estipular o parcelamento a partir de valores específicos.

E aí, gostou das nossas dicas? Através de um bom sistema, você pode facilitar seu processo de gestão e controlar tudo dentro do seu salão de beleza ou barbearia. Como fazer isso? Clique aqui e cadastre-se no Trinks!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

6 respostas

    1. Oi Sandra!

      Que bom ver que esse artigo e o Trinks te ajudou com a organização do estoque!

      Volte mais vezes e deixe sinta-se à vontade para sugerir o próximo tema!

    1. Olá Iara!

      Pode ser economizado sim, você sabia que manter aparelhos na tomada também gasta energia, mesmo com eles desligado?
      Essa é mais uma forma de economizar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *