5 formas de melhorar a gestão de tempo do seu negócio de beleza!

Em um negócio de beleza, saber como fazer uma boa gestão de tempo é uma maneira de otimizar os trabalho, aumentar a produtividade e, consequentemente, o faturamento ao final do mês!

À primeira vista pode parecer uma tarefa fácil. No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas de como fazer as horas renderem e evitar aquelas ciladas que roubam horas preciosas do nosso dia sem que ao menos percebamos.  

Pensando nisso, este artigo é para você que sempre deseja que o dia tenha algumas horinhas extras para dar conta de produzir tudo o que tem de ser feito. Esperamos que essas dicas venham a ajudar! Boa leitura!

 

O que é gestão de tempo:

O famoso cientista Albert Einstein costumava dizer uma frase que tornou-se famosa: “falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”.

Em termos técnicos, gestão do tempo nada mais é do que o processo de organizar e planejar como as atividades serão distribuídas ao longo do dia. De modo que seja possível definir métodos e estratégias para otimizar os trabalhos internos. 

O que podemos observar dentro da realidade dos negócios da área da Beleza é que muitas vezes, principalmente quando os gestores ainda estão iniciando suas jornadas empreendedoras, erros são cometidos por falta de know how

E assim, o resultado incide justamente sobre o desempenho dos negócios. Principalmente em datas comemorativas, como o Natal e o Réveillon, que são marcadas por um alto volume de serviços.

Por isso, conhecer maneiras de melhorar a gestão de tempo dentro do seu negócio é fundamental para fazê-lo ter melhores resultados durante todo o ano.

Vantagens de implementar uma boa gestão de tempo:

De forma resumida, podemos enxergar os seguintes benefícios em ter uma administração eficiente do tempo dentro dos estabelecimentos de beleza:

  • Otimização dos processos internos;
  • Aumento da produtividade e da eficácia dos serviços; 
  • Redução de erros e imprevistos; 
  • Melhora na utilização dos recursos internos, com diminuição dos desperdícios; 
  • Redução do estresse e dos conflitos internos.

Viu só quanta coisa uma boa gestão do tempo pode evitar? Por isso, é importante dar a devida atenção para esse assunto, e sempre estar procurando maneiras de melhorar o desempenho do seu negócio.

Continue acompanhando para conferir cinco formas de fazer isso!

Como melhorar a gestão de tempo:

1. Aposte em agendamentos online

É impossível falar de maneiras de melhorar a gestão do tempo dentro sem mencionar algo que veio para ficar: o agendamento online!

Prático, rápido e à prova de erros, atualmente esse é um dos imperativos para quem deseja manter um salão de beleza de sucesso.

Por isso, ter essa possibilidade em seu estabelecimento é uma maneira vantajosa tanto para os seus clientes quanto para os seus profissionais. 

Para os clientes, a vantagem mora na praticidade de poder agendar um serviço sem precisar ligar para o seu negócio de beleza. Por meio de aplicativo, sites, redes sociais ou pelo Google Reserve, eles escolhem o profissional, o serviço e o horário, e depois é só aguardar pelo dia de realizá-los.

Esse agendamento pode ser feito em qualquer hora do dia, até mesmo aos finais de semana e feriados. Ou seja, mesmo nos dias em que não houver ninguém na recepção para atender ao seu cliente ele pode estar agendando um serviço. 

Além disso, outra vantagem é que fica mais fácil descobrir quando os seus clientes cancelaram, e assim remarcá-los para outro dia. 

Quer saber mais sobre as vantagens de ter uma agenda online em seu negócio? Então confira este artigo que publicamos !

 

2. Não perca tempo com contas:

 

Você já parou para calcular quanto tempo gasta fazendo na mão a soma das contas a pagar? Ou então, o valor final da conta do seu cliente? Pode até não parecer, mas essas atividades de controle de caixa tomam grande parte das horas do nosso dia, e ao final do mês representam uma parcela significativa do tempo gasto. 

Por isso, a dica é buscar sempre a praticidade. E uma boa forma de fazer isso é investindo em uma plataforma de gestão para negócios de beleza. Além de evitar erros por cálculos equivocados, com um software ainda é possível emitir diversos relatórios personalizados para conhecer mais a fundo a realidade econômica do seu salão.

Alguns exemplos de relatórios são:

  • Clientes em débito;
  • Relatório de número de agendamentos por clientes ao mês;
  • Relatório financeiro por meios de pagamento;
  • Contas e despesas a pagar;
  • Relatório de vales pagos a profissionais; e muito mais!

Além disso, um sistema ainda realiza o fechamento automático do caixa ao final do procedimento do seu cliente. De forma muito mais rápida para você e para os seus clientes! E assim, ao final dos serviços, seus clientes recebem a NFS-e e a NFC-e diretamente por e-mail, de forma totalmente automática, poupando aquele tempo gasto para emitir essas notas manualmente.

 

como a tecnologia pode ajudar negócios de beleza!

 

3. Planeje suas campanhas de marketing:

Se você acha que separar um tempo para planejar a campanha de marketing ocupará muitas horas do seu dia, talvez seja a hora de reavaliar esse pensamento. 

E isso porque, quanto menor for a organização e o planejamento prévio que você dispor, mais tempo terá que lidar com a dificuldade de tomar decisões e resultados não tão bem esperados assim. 

Por isso, organize-se. Defina bem quais serão suas ações de marketing, os objetivos que espera alcançar e quanto dinheiro irá investir para isso.

Há muitas maneiras de implementar uma campanha de divulgação e marketing em seu negócio de beleza. Como por exemplo, apostando no outbound (marketing tradicional) ou no marketing digital. 

Uma dica é não escolher apenas uma estratégia de marketing, mas fazer um balanço entre cada uma delas. Por meio de SMS ou e-mail marketing para sua base de clientes você aumenta a chance de que eles retornem ao seu estabelecimento, com uma base de alcance bem maior do que a que você consegue por meio de distribuição de panfletos, por exemplo.

4. Automatize seu estoque:

O controle do estoque não diz respeito apenas à gestão do tempo, mas também à gestão financeira. Afinal, quando não há um controle eficiente desses recursos, pode-se haver acúmulo de materiais, desperdícios, desvio interno e muitos outros problemas que impactam diretamente no caixa da empresa.

Seja para venda ou para uso interno, manter os materiais necessários ao uso no estabelecimento em dia pode ser um desafio para os gestores. Mas não precisa ser assim.

Por isso, uma boa maneira de manter o estoque sempre otimizado é utilizando um sistema de gestão para salão de beleza. Com ele, você tem o controle total da sua reserva de produtos. E assim, cadastra-os com mais facilidade quando eles chegaram por seus fornecedores, recebe avisos de quando eles estiverem em pouco quantidade e quando deve adquirir novos. 

Tudo isso de forma automática, sem precisar checar, diariamente, o seu inventário. Desse modo, você poupa tempo e ainda mantém seu estabelecimento bem mais organizado. Legal, né? 

5. Agilize o rateio da comissão dos seus profissionais:

Não perca mais tempo calculando semanalmente ou mensalmente a cota-parte de cada um dos serviços de seus profissionais. 

Para isso, uma boa maneira é optar por maquininhas próprias para o setor da Beleza, que já fazem essa divisão automática entre a parte que é do salão e a parte que irá para os profissionais.

Esse rateio é muito mais ágil e confiável, e pode ser visualizado por seu profissional diretamente em sua conta.

Além disso, reduz-se a chance de cometer erros por meio da divisão manual e as dores de cabeça com desconfiança que podem aparecer em algum momento. 

 

Conclusão:

 

Como vimos, melhorar a gestão de tempo é fundamental para o crescimento constante do seu negócio de beleza. Assim, buscar maneiras de otimizar esses processos, automatizando o que for possível por meios de sistemas, treinamento da equipe interna e rearranjo das atividades, é fundamental para fazer as horas do dia renderem.

Chegamos ao fim de mais um artigo. E se gostou comenta aqui pra gente!

Por isso, aproveite todas as informações recebidas hoje mesmo em seu negócio.

E já sabe que estamos aqui caso você precise, né?

Até a próxima, pessoal!

About The Author

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *