Gestão

Iluminação para salão de beleza e barbearia.

Iluminação-para-salão-e-barbearia-melhore-a-qualidade-do-seu-serviço

Na hora de montar e decorar o seu estabelecimento, muitas pessoas acabam esquecendo de algo que é essencial para o bom andamento do trabalho dos seus profissionais: a iluminação para salão de beleza e barbearia.

Uma boa iluminação é um dos pontos principais e faz toda a diferença no ambiente do seu estabelecimento. É algo que traz vida ao local e causa boa impressão, podendo aumentar o seu número de clientes. Com certeza você já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”. Cientistas apontam que uma pessoa leva em média 2 minutos para formar uma opinião sobre algo novo. Por isso, é muito importante que você dê uma atenção especial a esse quesito.

Pensando nisso, nós do Trinks, preparamos um texto que vai ajudar muito na hora de iluminar seu estabelecimento.

Boa leitura!

Luz natural x luz artificial

Existe uma grande diferença entre esses dois tipos de iluminação. Que fique bem claro que a melhor escolha vai depender muito do que seu estabelecimento tem disponível. O ideal é que você aproveite ao máximo o que seu espaço permita fazer.

Veja um pouco sobre as duas opções e veja qual iluminação se adéqua melhor ao ambiente do seu estabelecimento.


Salão de beleza ou barbearia com luz natural

Obviamente a maioria das pessoas tem preferência pela luz natural, pois além de ser mais econômica, é mais bonita e confortável para os olhos.

Caso você tenha um local onde existe uma boa luz natural, aproveite ela ao máximo! Utilize janelas que permitam que o ambiente fique bem iluminado e evite moveis de cores quentes como vermelho, laranja ou amarelo. Eles podem sobrecarregar o ambiente, pois esses tons absorvem muito a luz que é refletida.


Salão de beleza ou barbearia com luz artificial

Infelizmente nem todos os lugares oferecem a possibilidade de utilizar a luz natural, como lojas e prédios comerciais, por exemplo. A única opção é recorrer ao uso de lâmpadas que permitam ter um ambiente bem iluminado sem que agrida os olhos dos clientes ou profissionais.

Utilizar lâmpadas de LED é uma ótima opção, pois são econômicas, duráveis, já estão disponíveis no mercado a bastante tempo. Além de não tornarem o ambiente mais quente, pois elas emitem menos calor por se tratarem de lâmpadas frias.


Índice de reprodução de cor

Você já ouviu falar como as cores elas são formadas? Já parou para pensar o motivo de algumas pessoas enxergarem a mesma cor em tons diferentes? Agora você vai descobrir! Isso vai além de alguma deficiência visual que um individuo possa ter, a iluminação influencia bastante nesse quesito.

Nenhum objeto emite luz própria, eles apenas refletem a quantidade de luz que uma fonte, como o sol, lança sobre eles. Nossos olhos absorvem essa luz e assim conseguimos identificar as cores.

Por isso a formação das cores vai depender diretamente da quantidade e do tipo de luz que será lançada sobre um determinado objeto. Cada lâmpada tem um índice de reprodução de cor e isso influencia diretamente em como você percebe a coloração de um cabelo.

Por exemplo: um tom ruivo pode parecer bem mais vivo em um ambiente que tenha um índice de reprodução de cor mais próximo a luz do dia.


Tipos de lâmpadas

Existem muitos tipos diferentes de lâmpadas, cada uma com suas características e um determinado índice de reprodução de cor. Mas para que não fique muito confuso, vamos focar em dois tipos específicos que são mais utilizados para melhorar a visibilidade das cores por seus profissionais e deixar o ambiente mais agradável aos olhos dos seus clientes.


Lâmpadas de LED para salão de beleza e barbearia

As lâmpadas de LED são consideradas as mais modernas quando o assunto é iluminação. Elas possuem um índice de reprodução de cor em torno de 80%, o que quer dizer que o interior do seu estabelecimento terá uma iluminação 80% semelhante a luz do dia.

Elas são consideradas ecologicamente corretas por terem uma durabilidade maior e consumirem pouca energia. Podem ser usadas para dar destaque a algum objeto ou espaços específicos, como bancadas dos seus profissionais ou balcão do seu estabelecimento.

Lâmpadas alógenas para salão de beleza e barbearia 

As lâmpadas alógenas são bastante utilizadas sobre as cadeiras dos profissionais. pois elas têm um índice de reprodução de cor de 100%, isso mesmo, a iluminação feita por elas é idêntica a luz do dia. Por isso são as melhores escolhas para que os profissionais possam ver com mais precisão as cores ou como está ficando um determinando corte.

Porém, tome muito cuidado com esse tipo de lâmpada, pois ela emite muito calor e isso pode deixar o ambiente mais quente. O que pode ser um problema pelo fato delas serem utilizadas exatamente em cima dos seus clientes.

Elas também consomem muita energia e possuem um tempo de vida menor.

O ideal é que você faça um mescla entre essas duas lâmpadas, alógenas e as de LED, para oferecer uma iluminação agradável aos seus clientes e que ofereça qualidade para os serviços dos seus profissionais.


Posicionamento das lâmpadas dentro do seu salão de beleza e barbearia

É muito importante que as lâmpadas sejam posicionadas da maneira correta e de acordo com o seu objetivo. Tendo em vista que a luz sempre segue em linha reta, é primordial que você foque em iluminar um ponto especifico como: cabeça, mãos ou rosto. Só assim você poderá ter certeza de que a luz em determinado ponto está sendo direcionada corretamente.

Abaixo tem algumas dicas de como posicionar suas lâmpadas: 

  • Utilize lâmpadas bolinhas de 1w para destacar o rosto;
  • Não coloque lâmpadas em cima de espelhos pois isso pode afetar as cores;
  • Sempre posicione as lâmpadas na vertical, pois isso ajuda a manter a luz natural;
  • Para tinturas e maquiagem utilize lâmpadas posicionadas em ângulos de 45º (graus)

Se você seguir essas dicas de como posicionar as lampadas, pode ter certeza que seu salão de beleza ou barbearia terá uma ótima iluminação.


Iluminando locais específicos do seu salão de beleza ou barbearia

Não pense que basta comprar as lâmpadas e instala-las onde acha ser o certo é o suficiente para fazer com que o seu salão de beleza ou barbearia tenha um esquema de luzes adequado. Cada local precisa de um tipo diferente de iluminação para garantir a qualidade do serviço que seus profissionais vão executar.

Como você está lendo esse post, com certeza deve estar planejando melhorar a iluminação do seu estabelecimento. Por isso, vamos facilitar um pouco as coisas e especificar que tipo de luzes deve usar em cada parte do espaço interno do seu negócio.


Área de corte de cabelos e pintura

Essa é a área mais importante de todo salão de beleza e barbearia. Nesse ponto a iluminação deve ser simplesmente impecável. É recomendável que se utilize lâmpadas alógenas acima das cadeiras para que a cabeça seja o foco da luz aumentando a precisão do corte ou pintura que esteja sendo realizado.

Como essa lâmpada tem uma luminosidade parecida com a luz do dia, ela é a melhor opção para quem deseja ter uma precisão maior no corte ou atingir a tonalidade de cor certa.


Área de lavagem dos cabelos

Não é recomendado utilizar uma iluminação tão forte, pois é um lugar onde não é necessário muita luz. Isso porque o excesso de luminosidade diretamente no rosto pode incomodar os seus clientes.

Para esse lugar, o ideal é uma luz mais suave com o uso de pequenos plafons de LED. Isso vai fazer com que seus clientes consigam relaxar enquanto é feita a lavagem de seus cabelos.


Área de manicure

Nesta parte do seu estabelecimento é preciso uma iluminação mais clara para que as cores sejam vistas perfeitamente. Além disso, evita que ocorra erros em outros serviços que podem machucar seus clientes.

Para isso, você pode utilizar uma simples luminária de mesa com uma boa lâmpada de LED, para que luminosidade seja feita diretamente nas mãos dos seus clientes.


Área de maquiagem

É muito importante que essa parte do seu estabelecimento seja bem iluminada, para que o profissional consiga ver perfeitamente o resultado no rosto dos seus clientes. Por esse motivo, preste bastante atenção no posicionamento correto das lâmpadas.

Para isso recomendamos o uso de lâmpadas bolinha de 1w. Pois ela emite uma luminosidade perfeita para esse tipo de trabalho. A luz contorna bem a lateral do rosto e é confortável para os olhos da pessoa.


Iluminação decorativa para salão de beleza e barbearia

Depois de ver e escolher cada lâmpada adequada para cada parte do seu estabelecimento, chegou a hora de ver qual item decorativo combina melhor com seu salão de beleza ou barbearia. Nessa hora a imaginação é o limite.

Os suportes comuns acabam deixando o ambiente muito simples, por isso, você pode optar por lustres, luminárias, arandelas, abajur…

Veja onde cada uma desses itens se encaixa melhor dentro do estabelecimento. Se você conseguir mesclar uma boa iluminação com uma decoração bonita, isso vai fazer com que todos que entrem pela sua porta tenha orgulho de ser seu cliente. 

Com essas dicas você será capaz de decorar o seu estabelecimento de forma correta e sem que a luz incomode seus clientes.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, procure ajuda especializada de designer de iluminação, que é o profissional que possui um conhecimento técnico sobre como cada ambiente se adéqua a cada tipo de luz.

Espero que tenha gostado de nossas dicas, com elas seu local de trabalho vai ficar um ar muito moderno. Deixe um comentário dizendo o que achou 😊

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *