Divulgação e Marketing

Maneiras inteligentes de fidelizar clientes

Maneiras-inteligentes-de-fidelizar-clientes

O sonho de qualquer pessoa que tem um salão de beleza ou barbearia é ver seu estabelecimento sempre lotado. Como o mercado da beleza é uma área que vive um grande crescimento, ele acabou se tornando muito competitivo. E para ajudar a destacar o seu negócio, nós do Trinks, vamos mostrar maneiras inteligentes de fidelizar seus clientes. E qual é o objetivo disso? Fazer com que sua agenda esteja sempre lotada.

Aqui você vai ver métodos mais eficientes para fidelização de clientes e a importância de fazer isso. Fique atento e boa leitura!

Por que fidelizar clientes?

Tão importante quanto conquistar novos clientes, é transformar os que você já tem em consumidores apaixonados pela sua marca. Isso mesmo, sua marca, não produtos ou serviços. Aqui estamos falando de criar uma identidade para o seu estabelecimento, fazer as pessoas reconhecerem seu nome e mostrar que seu negócio pode oferecer mais do que um simples corte de cabelo.

A fidelização é uma arma poderosa, utilizada pelas grandes empresas para conseguir aumentar a sua margem de lucro. Mas não se assuste, pois essa estratégia pode ser usada por estabelecimentos de todos os tamanhos. Pesquisas apontam que o custo para fazer um cliente retornar chega a ser 5 vezes mais barato que atrair novos.

Além disso, uma pessoa que confia na sua marca, gosta dos seus produtos e serviços, vai comentar com amigos e familiares sobre a satisfação de ser seu cliente. E esse acaba sendo uma das melhores campanhas de marketing que você pode fazer!

E é por esse motivo que a fidelização é tão importante para o desenvolvimento de qualquer negócio.



Primeiros passos para fidelizar clientes

Primeiro de tudo, você precisa entender que é necessário ter algumas informações antes de começar qualquer tipo de estratégia de fidelização. Não adianta tentar correr quando mal se sabe andar, não é mesmo?! Vamos mostrar um passo a passo do que deve ser feito para que não ocorra nada de errado no seu planejamento.

Conheça seus clientes

Para conseguir conquistar uma pessoa é preciso fazer certas coisas que a agrade, e para isso, vocês vão precisar de tempo para se conhecerem. Com seus clientes não é nada diferente! Clique aqui e descubra a importância de conhecer seus clientes.

Nesse momento, é preciso que você entenda o que as pessoas procuram quando entram em um estabelecimento de beleza. Busque as seguintes informações:

  • De onde ela são;
  • Do que gostam;
  • Seus hábitos;
  • Seus medos e anseios;
  • Como chegaram até seu estabelecimento;
  • Por que gostam dos seus serviços;
  • O que difere você dos seus concorrentes;
  • Etc.

Essas informações são o seu Norte, e vão mostrar onde é seu porto seguro. Esses tipos de informações não são difíceis de se conseguir. Tirá-las de seus clientes durante um atendimento é bem propício, já que um ambiente de salão de beleza é bem descontraído.

Vai ser a partir dessas informações que você vai conseguir pensar em planos e estratégias para fazer com que seus clientes se apaixonem pelo seu estabelecimento.



Métodos de Fidelização

Existem inúmeras maneiras inteligentes de fidelizar clientes, umas mais trabalhosas e outras bem mais simples. Quanto a esse assunto, não existe uma fórmula mágica para fazer as pessoas se tornarem verdadeiras defensoras da sua marca. O que você pode fazer é combinar uma série de ações para aumentar suas chances. É um verdadeiro jogo de sedução.

Atendimento – Dê atenção para receber atenção

Todo mundo gosta de se sentir especial. Faz parte da conquista tratar bem as pessoas que desejamos manter por perto. Então, podemos levar isso da vida para o mundo dos negócios também.

Um atendimento não é simplesmente realizar bem o serviço, mas sim fazer com que a pessoa se sinta bem durante todo o processo, do momento que ela chega até a hora que ela for embora. Muito importante fazer com que a experiência dos clientes seja a melhor possível, só assim eles vão retornar ao seu estabelecimento com gosto.

Para saber mais sobre o assunto temos dois posts que vão te ajudar bastante: Como melhorar a recepção do seu salão de beleza e Marketing pessoal para profissionais da área da beleza.

Boa Comunicação – Manter contato melhora a relação

Procure sempre uma maneira de estar em contato com seus clientes, mande e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp para fazer com que as pessoas lembrem de você. Obviamente tome o devido cuidado para não ser chato e incomodar os clientes com um número excessivos de mensagens. Isso pode estragar a relação antes mesmo dela começar.

Por isso, outro ponto muito importante é que, além da quantidade de mensagens, seria legal você entrar em contato com aqueles clientes especiais. Veja aqueles mais antigos e que costumam ir frequentemente no seu estabelecimento. Diga que está com saudades, mande promoções nos aniversários e até mesmo alguns mimos para esses clientes especiais. Essa prática vai fidelizar os clientes antigos e conquistar novos!

Tenha paciência – Não se afobe não, vem tranquilo

Entenda que cada um tem seu tempo. Alguns clientes vão se encantar pelo seu salão de beleza ou barbearia logo de primeira, outros vão precisar de um tempo maior para que a relação aflore. Quanto a isso, não existe muito o que fazer a não ser respeitar o tempo e espaço de cada um.

Resumindo: Dê valor ao relacionamento com o cliente, que a venda de produtos e serviços acontecerá naturalmente.



Satisfação do cliente – Eu sei que posso melhorar

E por último, mas não menos importante, procure sempre melhorar. Conquistar clientes é apenas um passo, mas para fazer com que ele permaneça ao seu lado, é preciso fazer com que seu estabelecimento procure sempre trabalhar da melhor forma.

Procure saber quais são seus pontos fortes e, principalmente, seus pontos fracos. Só assim você vai conseguir fazer com que a experiência dos seus clientes seja sempre boa toda vez que entrarem pela sua porta.

Espero que tenha gostado do post. Com essas dicas seu salão de beleza ou barbearia vai conseguir conquistar muitos clientes! Deixe aqui um comentário dizendo o que achou do texto. Até o próximo post!

sobre o autor:

9 comentários

  1. ACELINO FERNANDES DA SILVA 22 de agosto de 2019 Responder

    Excelente Conteúdo – Somos proprietários de Sabão Beleza, especializado em Mega Hair, já adquiri o sistema Trinks, confesso ainda não utilizá-lo ainda da forma que gostaria. Estou passando por processo de extrutura logística e Profissional, esperamos nos próximos meses está explorando o sistema com mais precisão. Grato pelo Conteúdo.

    • Thiago Baldino 23 de agosto de 2019 Responder

      Olá Acelino, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado do nosso artigo e mais feliz ainda em saber que você faz parte do Trinks. É uma satisfação enorme saber que estamos ajudando o seu estabelcimento a crescer. Qualquer coisa que precisar é só chamar, iremos tirar todas as sua dúvidas.
      Fique nos trinks.

  2. Rosilene 22 de agosto de 2019 Responder

    Adorei

    • Thiago Baldino 29 de agosto de 2019 Responder

      Olá Rosilene, tudo bem?
      Que bom que gostou, tudo que fazemos é pra tornar a vida de vocês mais fácil de alguma forma. Fique ligada que ainda tem muito conteúdo bom vindo por aí.
      Um abraço e fique nos Trinks.

  3. Marlice ferraz 23 de agosto de 2019 Responder

    Olá, adorei os dois conteúdos, principalmente o e-book mantenha a excelência no seu atendimento.Para mim que estou vivendo um novo ciclo no meu salão foi de grande valor. Aliás os conteúdos de vocês são muito bons. Estou adorando trabalhar com o programa da Trinks.

    • Thiago Baldino 26 de agosto de 2019 Responder

      Olá Marlice, tudo bem?
      Fico muito feliz que tenha gostado dos nossos conteúdos, isso é um combustivel para continuar. Fique ligada que ainda tem muita coisa boa por vir.
      Fique nos trinks.

  4. adilson da silva paiva 28 de agosto de 2019 Responder

    ola boa tarde esse site dotrinks e demais… meus clientes estão gostando e muito dele. Obrigado por vcs existirem…um abraço a todos

    • Thiago Baldino 29 de agosto de 2019 Responder

      Olá Adilson, tudo bem?
      Que bom que você está satisfeito com o Trinks, nos esforçamos muito para entregar o melhor serviço para vocês.
      Um abraço e fique nos Trinks.

  5. Mequias 31 de agosto de 2019 Responder

    Bastante legal essas informações por isso gosto do trinks nós ajuda de várias maneira show.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *