5 dicas para fortalecer o marketing boca a boca do seu salão


Você já ouviu falar em marketing boca a boca? Talvez você ainda não saiba como essa estratégia pode ser útil para o seu salão de beleza, barbearia, clínica de estética ou Spa, mas sem dúvidas você, enquanto consumidor, já se beneficiou dela.

Quer saber mais? Então continue acompanhando este post que o Trinks preparou para você e veja como impulsionar o marketing boca a boca do seu estabelecimento!

O que é marketing boca a boca

Quando queremos comprar um produto ou adquirir um serviço, é comum que a gente peça recomendações a pessoas que entendam mais do assunto.

Afinal, é sempre mais confortável optar por algo quando a gente sabe que alguma pessoa de nossa confiança já foi lá e aprovou o serviço, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Company, para 92% dos consumidores a recomendação de um amigo ou familiar prevalece sobre qualquer outra forma de propaganda.

E são essas indicações que constituem o marketing boca a boca, que nada mais é do que um método de divulgação, feito por meio de indicações espontâneas de clientes que estão satisfeitos com o serviço que o seu salão de beleza presta.

Diferentemente de outras estratégias de marketing, essa não parte, diretamente, de iniciativas suas, e sim dos seus clientes e funcionários.

A divulgação boa a boca sempre existiu.

Mas com o surgimento da internet, e mais especificamente das redes sociais, ela tornou-se ainda mais forte e necessária para todo empreendimento que deseja alavancar seus resultados.

Mas claro, para que isso aconteça, e para que os seus clientes vistam a camisa de sua empresa, é importante que você cumpra alguns pré-requisitos.

Confira agora quais são eles.

5 dicas para o marketing boca a boca do seu salão de beleza

1. Ofereça bons serviços

Ponha-se no lugar do seu cliente: você recomendaria algum salão de beleza, barbearia, clínica estética ou spa para algum amigo se você tivesse tido uma experiência ruim nesses ambientes?

É claro que não.

Por isso, oferecer bons serviços é o pontapé inicial para fazer com que o seu marketing boca a boca cresça. Afinal, seus clientes só serão verdadeiros incentivadores de sua marca se eles virem valor nela.

Investir em bons preços e promoções os seus concorrentes também já oferecem. Por isso, você precisa pensar além e deixar os seus clientes verdadeiramente deslumbrados!

2. Invista na aparência do seu salão

Como anda a aparência do seu salão de beleza? Os equipamentos estão bem cuidados, os materiais em estoque, sem deixar faltar nada que seja necessário para o trabalho do dia a dia?

Para o segmento da beleza, é como diz aquele ditado: “a aparência é tudo.”

Por isso, um ambiente limpo e organizado também é essencial para causar uma boa impressão nos clientes e fazer com que eles queiram voltar.

Por isso, capriche no bom funcionamento e na decoração do espaço.

E não pense que você precisa gastar rios de dinheiro com isso. Ou então, que precisará ter um ambiente muito grande. Inclusive, aqui neste post já trouxemos algumas dicas de como montar um salão de beleza pequeno. Confira!

Conheça a realidade econômica do seu estabelecimento e sempre busque oferecer o melhor.

3. Esteja presente nas redes sociais

Você ainda tem dúvidas de como as redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook, são importantes para suas estratégias de marketing?

Utilizar as redes sociais é uma das maneiras mais rápidas, práticas e baratas que temos de estratégias de marketing.

Uma página de Facebook organizada e um perfil no Instagram bem estruturado pode transformar o seu estabelecimento em uma referência.

Além disso, também é uma maneira de estabelecer contato com os seus clientes e servir como uma vitrine para os seus serviços.

Por isso, aposte em um planejamento de conteúdo bem bacana, com posts bem escritos, fotos bonitas e stories bem legais para o seu Instagram. 

E não se esqueça de ter uma frequência de posts!

Leia mais: como fazer stories para salão de beleza

4. Ouça o que os seus clientes têm a dizer

Nem só de elogios vive o segmento da beleza. Nós sabemos que é o sonho de todo gestor saber que os seus clientes gostam do serviço prestado. E que identificam sua marca como uma referência no assunto.

Porém, é preciso estar aberto aos feedbacks, sabendo reconhecer as oportunidades de melhorias.

Afinal, muitas vezes os clientes conseguem identificar problemas que passam despercebidos, e que a própria empresa não é capaz de enxergar.

Assim, ao ouvir a opinião dos clientes, você cria uma oportunidade de melhorar os seus serviços. Além de fazer com que os seus clientes sintam-se valorizados.

Essa atitude receptiva é essencial para que o seu salão de beleza se torne um espaço 5 estrelas!

5. Use e abuse da criatividade

Esteja sempre procurando inovar nos serviços, oferecendo mais valor aos seus clientes. Promoções atrativas, programa de fidelidade, opções diversas de pagamento.

Ponha-se no lugar do seu cliente: o que você gostaria que fosse oferecido para que melhorasse a sua experiência dentro do estabelecimento?

Junte todas essas ideias e veja o que é aplicável ao seu estabelecimento, dentro da realidade econômica dele.

Vantagens do marketing boca a boca para o seu salão de beleza:

  • Gera maior credibilidade à sua empresa;
  • Aumenta o número de clientes;
  • Não tem custos;
  • Facilita a retenção de clientes.

Gostou dessas dicas?

Então clique no banner abaixo e confira o nosso e-book com outras dicas para aplicar no marketing do seu negócio de beleza!

marketing boca a boca salao de beleza

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *