Marketing pessoal para profissionais da área da beleza


Você já ouviu falar em marketing pessoal? Sabe do que se trata ou qual é a sua importância? Faz ideia de como melhorar o seu? Se sua reposta for não, então você está lendo o texto certo. Aqui vamos explicar “tim tim  por tim tim” sobre o que é marketing pessoal, para que você possa dar uma verdadeira guinada em sua carreira.

O que é marketing pessoal?

Muitas pessoas acham que o marketing pessoal é apenas uma maneira de falar bem de si mesmo. Bom, se você pensa dessa forma, está mais que na hora de mudar de ideia. O marketing pessoal vai muito mais além disso, ele na verdade mostra o tipo de profissional que você é.

Na verdade, esse tipo de marketing funciona como um “código de conduta” que todo profissional deveria seguir. Ele vai dizer como você deve se comportar em um ambiente de trabalho, a melhor maneira de tratar com os clientes, de vestir-se e principalmente saber como falar e a hora de ficar quieto.

Logo, podemos ver que esse é um quesito importante e que não pode ser ignorado se você deseja ser um profissional bem-sucedido na sua área.

Porque trabalhar o marketing pessoal?

Sabemos que para conquistar um cliente é preciso fazer com que suas expectativas sejam superadas, certo? Uma das melhores maneiras de fazer isso acontecer é tornar o seu atendimento impecável. Todos nós gostamos de ser bem tratados, não é mesmo?! Por isso um profissional que sabe trabalhar o seu marketing pessoal tem destaque no mercado.

O gestor inteligente fica sempre atento à maneira de como os profissionais do estabelecimento tratam os clientes, pois basta uma palavra mal colocada pra fazer com que o mesmo se sinta ofendido e nunca mais volte.



Um estabelecimento de beleza é uma local onde, inevitavelmente, vai existir conversas sobre todo tipo de assunto, por isso, imagine a seguinte situação: Um profissional está conversando com um cliente durante um serviço qualquer e deixa escapar alguma coisa sobre uma determinada religião, e uma pessoa que está esperando para ser atendida ouve e se sente ofendida. Isso é algo que pode gerar um mal-estar e até mesmo fazer com que aquela pessoa nunca mais volte ao seu estabelecimento.

O profissional inteligente vai limitar os seus comentários sobre qualquer tipo de assunto polêmico, deixando de lado sua opinião pessoal e tentando mudar de assunto.

Apresentação pessoal

Parte fundamental para qualquer profissional que queira se destacar, é a sua aparência. Deixando bem claro que ninguém precisa estar encaixado em um determinado padrão de beleza. Mas é preciso ficar muito atento a maneira como seus parceiros aparecem no seu estabelecimento.

Pare para pensar: você faria a sua barba ou cortaria o seu cabelo em algum estabelecimento onde os profissionais estão com barba mal feita ou um penteado desarrumado? Aposto que não! Seus clientes pensam da mesma forma.

Como a maioria dos profissionais da área da beleza são autônomos, muitos pensam que tem o direito de ir ao trabalho da maneira que quiser, e não é bem assim que as coisas funcionam. Todos que trabalham precisam ser o espelho do seu estabelecimento. É preciso estar sempre com a aparência em dia: cabelo penteado, barba feita, etc.

Caso o seu estabelecimento não trabalhe com uniformes, avise seus profissionais que eles precisam estar minimamente arrumados. As roupas não precisam ser novas, mas devem estar passadas e apresentáveis. É obrigatório utilizar sapatos fechados, isso não uma dica. Mas sim uma regra, pois como trabalham com tesouras e outros objetos pontiagudos, pode acontecer de cair no pé e machucar o profissional, ou seja, sandálias e chinelos nem pensar!

Outro cuidado que deve-se tomar é com a organização da sua bancada de trabalho. Quanto mais organizada e limpa ela estiver, melhor. Pois, além de facilitar a sua vida na hora em que precisar pegar algum produto e/ou material, ainda deixa o ambiente visualmente mais bonito para os seus clientes.

Postura profissional

Tudo na vida é questão de saber a melhor maneira de se comportar nos lugares, o famoso “saber entrar e saber sair.” Os profissionais do seu estabelecimento precisam manter uma determinada postura na frente dos seus clientes para que não corram o risco de ofende-los de alguma forma.



Sabemos que o ambiente dentro de um negócio da área da beleza, às vezes, pode ser muito estressante. Mas isso não é motivo para você descontar nos clientes ou em seus colegas de trabalho. Portanto, seja sempre simpático e educado com todos, independente de estar tendo um dia ruim.

Tente chamar os clientes pelo nome, nada de apelidos como “queridinha” ou “meu camarada”. Pode parecer um pouco duro o que vou dizer agora, mas você está ali para trabalhar e não para fazer amigos. Por isso, esteja sempre com a sua postura adequada de acordo com o limite que eles estabelecem. Não faça brincadeiras sem ter liberdade com os clientes.

Todo mundo tem um jeito de ser e de se comportar, mas dentro de um ambiente de trabalho, é preciso se adequar as políticas da empresa. É muito importante que você tenha uma boa postura profissional.

Conclusão

Podemos ver que tão importante quanto trabalhar o marketing do seu estabelecimento é fazer com seus profissionais também demonstram qualidade no serviço oferecido. Ninguém gosta de pessoas arrogantes ou que ficam se lamentando o tempo todo. Mostre empatia e satisfação ao desempenhar sua função.

Uma boa imagem é tudo que você precisa nesse mercado tão competitivo. Quanto mais preparado você for, maior será a aceitação das pessoas em relação ao seu negócio.

Essas são algumas de nossas dicas para melhorar o seu marketing pessoal. Espero que tenha gostado! Deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que achou, ou caso queria dar mais alguma dica. Fique nos Trinks!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

11 respostas

    1. Oi Edith!

      É muito bom suas profissionais lerem sobre marketing pessoal e muito outros artigos do nosso blog, eles são feitos especialmente para você proprietária e para profissionais da área!

    1. Oi Andreia!

      É muito importante trabalhar o marketing pessoal para o desenvolvimento do seu estabelecimento, é um grande conselho Trinks para quem quer agregar valor ao negócio!

  1. Opa! Que bom que gostou Afonso, isso da mais motivação para continuar!
    Fique a vontade para comentar em qualquer postagem nossa.
    Abraço, fique nos trinks! ✌️

    1. Oi Juciara, tudo bem?
      Que bom que gostou, tudo que fazemos é pensando em vocês.
      fico muito feliz em saber que estamos te ajudando a melhorar
      Abraço, fique nos trinks

    1. Oi, Thais! Ficamos felizes que o conteúdo te ajudou. O Blog está recheado de assuntos bacanas. Qualquer dúvida, só nos perguntar, ok? Abraços e fique nos Trinks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *