Trinks

Como escolher os meios de pagamento do seu salão de beleza


A definição dos meios de pagamento é uma das etapas mais importantes para o sucesso de um salão de beleza. E isso porque quanto mais opções houver, melhor é para os clientes e, consequentemente, para o seu negócio.

Mas além das opções clássicas, como o dinheiro e a transferência bancária, optar por meios de pagamentos modernos, como o uso de maquininhas próprias para o setor da Beleza e pagamentos instantâneos por Pix, também são diferenciais interessante que você pode adotar.

Por isso, confira agora o que você precisa saber sobre cada um desses meios de pagamento.

E se quiser ter um maior controle financeiro de seu negócio, confira gratuitamente uma Planilha de Fluxo de Caixa para pôr a vida financeira do seu salão de beleza em ordem.

planilha fluxo de caixa salao de beleza trinks

5 meios de pagamento para salão de beleza:

1. Dinheiro

Na lista dos meios de pagamento mais comuns em salões de beleza, o dinheiro segue ocupando o primeiro lugar do pódio. Com a popularização dos cartão de crédito, muita gente achou que o dinheiro seria deixado de lado.

Mas de acordo com estudo realizado pelo Banco Central, apesar de 46% dos entrevistados dizerem que também usam o cartão de crédito em algum momento, o pagamento em dinheiro segue sendo a opção adota por 96% da população.

É uma escolha clássica, usada em salões de todo o Brasil. No entanto, para o manejo do dinheiro, é importante ter muita atenção para registrar o que entra e o que sai.

Na gestão financeira de um empreendimento, é importante que, além dos gastos fixos, o gestor financeiro também atente-se para todas as movimentações no caixa. Assim, nenhuma transação ocorrerá sem conhecimento prévio.

Para saber mais sobre gestão financeira, confira este artigo com algumas boas práticas para implementar em seu salão de beleza.

2. Cartão de crédito

Apesar do dinheiro ser o meio de pagamento preferido dos brasileiros, o estudo do Banco Central também revelou outro comportamento interessante: para contas mais altas, o cartão de crédito costuma ser a opção preferida.

Esse comportamento explica-se sobretudo pela possibilidade de parcelamentos, o que permite a compra de serviços e produtos mais caros.

Além disso, o cartão de crédito também é um dos meio de pagamentos mais práticos. Tanto para os clientes quanto para os gestores de salões de beleza.

Ainda mais se você optar por um modelo de maquininha própria para o setor de beleza, que já seja alinhado à Lei do Salão Parceiro e que já faça a divisão da comissão da sua parte e da parte do seu profissional.

Esse rateio automático entre o seu salão e os profissionais, que recebem os valores diretamente em suas contas, é muito mais seguro e transmite maior confiança do que a divisão manual.

Além disso, o cartão de crédito também é uma opção muito utilizada por parte de quem prefere fazer agendamentos online. Os clientes podem pagar automaticamente, e não só na recepção, depois de terminado o procedimento. E assim, economizam tempo.

3. Transferência bancária

Com esse meio de pagamento, é possível enviar e receber dinheiro diretamente de uma conta para a outra. Essa transação, que possui uma taxa de funcionamento, pode ser feita nos caixas eletrônicos ou pela internet.

Para realizá-la, são necessárias algumas informações do destinatário, como nome completo, CPF ou CNPJ e os dados da conta.

A diferença primordial entre o TED e o DOC está nos valores. Enquanto o DOC possui valores limitados para a transação, sendo possível transferir até R$4.999, o TED é ilimitado.

Além disso, outra vantagem do TED é que a transferência é imediata. No entanto, ela deve ser feita até às 17h de um dia útil para que o valor caia na hora.

4. Pix

Uma das grandes novidades desse ano foi o Pix, que chegou com a promessa de revolucionar o sistema de pagamentos no Brasil. Anunciado pelo Banco Central em 2019, começou a operar neste ano, em novembro.

Com o Pix, as transferências e pagamentos realizados são efetuadas em até dez segundos. Além disso, para utilizá-lo basta ter um celular, pois as operações são feitas via geração e escaneamento de QR Code.

Uma das grandes vantagens é que sua utilização dispensa a taxa de serviços por pessoas físicas, e por isso vem para ser um concorrente do TED e do DOC.

Todos os bancos, como o Itau e o Bradesco, e as fintechs com mais de 500 mil contas ativas, como o Nubank, tiveram de se adequar para oferecer esse serviço.

De acordo com relatório emitido pelo Banco Central, espera-se que os pagamentos instantâneos se tornem o substituto mais próximo do dinheiro. E assim, diminuam a quantidade de papel-moeda em circulação, que tem custo muito alto para a sociedade.

Se quiser saber mais sobre esse meio de pagamento, e como implementá-lo em seu salão de beleza, confira este artigo sobre o Pix que publicamos no Blog!

5. Boleto

Outro meio de pagamento bastante popular no Brasil, o boleto bancário é uma solução para pessoas que não possuam contas em banco ou cartões de crédito.

Diferente do TED e do DOC, não há taxas para quem emite, e tem a vantagem de poder ser pago em diversos locais, como casas lotéricas, caixas eletrônicos, Correio e Internet Banking.

No entanto, para que sua empresa emita boletos, é preciso ter uma conta corrente aberta em um banco, além de uma carteira de cobrança vinculada a esse banco.


Agora você já conheceu os principais meios de pagamento para salão de beleza utilizados. Como vimos, ter a opção de pagamento com dinheiro é importante, mas ter uma solução de crédito também é vital para o crescimento do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com o Trinks aqui nos comentários!

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *