Salão de beleza simples: O que eu preciso para montar um?

O seu sonho é ser empreendedor no ramo da beleza, mas não sabe como começar o seu negócio? O momento é agora!

É comum pensarmos que abrir um negócio é uma tarefa muito difícil. Mas é possível sim montar um salão de beleza simples, aconchegante e de sucesso!

Por isso, estamos aqui para te ajudar. Hoje, você vai ter acesso a tudo que precisa para montar um salão de beleza

Conquiste o seu sonho agora mesmo!

 

Simples não é inferior

 

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer: salão de beleza simples não tem nada a ver com tamanho e nem com a qualidade dos serviços que você pode oferecer.

Prezar por um bom atendimento e serviço é o que vai diferenciar o seu salão de beleza dos demais. E esse é o primeiro passo que você precisa entender para começar.

Não tenha medo de ser simples. O pequeno e aconchegante salão do bairro impressiona muito mais do que uma franquia de salões que distribuem mau serviço, e nós já falamos sobre isso aqui no blog da Trinks, em: Salão de beleza pequeno e aconchegante: o que não pode faltar.

 

 

 

 

Qual o lucro de um salão de beleza?

 

O lucro de um salão de beleza simples está ligado a algumas questões, como os valores cobrados por cada serviço, fluxo de clientes, número de funcionários, entre outros.

No entanto, existe uma “fórmula” que pode te ajudar a lucrar de maneira mais clara: identificar os custos de cada serviço.

Por exemplo, uma escova de cabelo envolve o custo de luz, água, mão de obra e material. Para garantir uma lucratividade justa em seu salão de beleza, você pode considerar até 100% de acréscimo no valor gasto para esse serviço. Com isso, a escova que custa R$5,00 para você, pode ser cobrada em até R$50,00 para o seu cliente.

Essa fórmula pode ser aplicada levando em consideração a localização e preço médio da sua concorrência, além daquilo que você está entregando de qualidade para quem consome.

Sendo assim, além de um serviço alinhado com a sua localidade e público, é no diferencial e qualidade que você leva para o seu cliente, que sua lucratividade fica ligada. 

 

8 passos para montar um salão de beleza simples

 

Agora, vamos falar da parte mais importante para quem está pensando em montar um salão de beleza simples: por onde começar!

Nós fizemos uma lista com 8 passos super importantes para que você não tenha mais dúvidas e inicie o quanto antes os planos para construir o seu salão. Vamos lá?

 

 

 

 

1. Conhecimento é tudo

 

Assim como em qualquer negócio, para abrir um salão de beleza simples, você precisa conhecer o segmento. Isso pode ser adquirido através de muito estudo, caso você ainda não tenha expertise sobre a área. 

Assista vídeos, busque por histórias inspiradoras como a que você está iniciando e que deram certo, vá atrás de conhecimento, de contatos… Com certeza, a partir disso, você terá o conhecimento necessário para começar. 

Mas, principalmente, busque por cursos. Hoje em dia, muitos empreendedores do ramo de beleza compartilham seus conhecimentos em cursos e essa é uma ótima forma de estar próximo de quem conquistou tudo aquilo que você sonha e de dar o pontapé inicial para montar o seu salão de beleza simples.

 

2. Defina seu nicho e vá em frente

 

Apesar de o público feminino ainda ser representado por 83% dos atendimentos realizados em um salão de beleza, segundo o SEBRAE, a procura por serviços de beleza e estética pelo público masculino tem aumentado consideravelmente.

Por isso, mais um passo antes de começar, é definir seu nicho e direcionar seus serviços para ele, a fim de proporcionar serviços mais especializados e um atendimento personalizado.

Assim, fica mais fácil de conhecer seu público e costumes, bem como definir o estilo do seu salão de beleza, serviços, preços, entre outros.

 

3. Estude e acompanhe a concorrência

 

Estudar seus concorrentes e conhecer seus pontos fortes e fracos é um diferencial na hora de começar a montar o seu salão de beleza simples.

Agora é hora de dar uma de espião e se infiltrar na concorrência para ver a fundo como as coisas funcionam do lado de dentro. Então, perceba o que deixa a desejar nesses negócios e aplique no seu. E, claro, o mesmo vale para os pontos positivos. 

 

4. Tenha uma identidade visual consistente

 

Já falamos sobre isso em “O que a sua barbearia não pode deixar de ter” e o mesmo vale para salões de beleza: um logotipo pode trazer reconhecimento e visibilidade para qualquer negócio.

A partir do logotipo, você consegue desenvolver a identidade visual do seu salão de beleza, definindo até seu estilo e decoração.  

 

5. Marketing para atrair mais clientes e fortalecer sua marca

 

A internet abriu muitas portas para o empreendedor, principalmente durante a pandemia, e a tendência é que isso siga crescendo ainda mais rápido nos próximos anos. Então, por que não investir em marketing?

Antes, alcançar um possível cliente que morava longe do seu salão era uma tarefa árdua. Hoje, ele só precisa ver um post seu no Instagram para se convencer que precisa te fazer uma visita e conhecer os seus serviços.

Nunca esteve tão fácil conquistar pessoas. Use estratégias de marketing ao seu favor. Não sabe por onde começar? Não se preocupe! 

 

 

6. Automação de processos 

 

Com tantas demandas em áreas completamente distintas, dar conta de tudo pode ser muito complicado. Por isso, hoje em dia, existem diversas ferramentas de automação de processos e que podem se aplicar muito bem ao seu salão de beleza. Inclusive, aqui na Trinks, nós somos especialistas.

 Com uma ferramenta de automação, você terá uma visão macro do seu negócio sem que deixe uma das pontas descobertas. Além de poder economizar em pessoal, ganhar agilidade, ter uma gestão mais direcionada, entre outros.

 

7. Esteja em dia com as exigências legais

 

Sim, você vai precisar se preocupar com as exigências legais que a prefeitura da sua cidade ou outros órgãos competentes determinam para a abertura de um salão de beleza, por mais simples que ele possa ser.

 

8. Estrutura para o seu salão de beleza simples

 

Normalmente, um salão de beleza é dividido em 5 áreas:

  • Recepção
  • Área de atendimento
  • Banheiros
  • Depósito
  • Escritório

Isso não é uma regra mas, ao alugar um espaço para montar o seu salão, considere essa listinha!

 

Pronto, tudo certo! 

 

Agora que você pegou todas as dicas para montar o seu salão de beleza simples, vamos conquistar o seu sonho? Você só precisa começar! E pode contar com a gente sempre que tiver uma dúvida nesse processo. Vamos juntos revolucionar o mundo da beleza!

About The Author

Nasceu em Goiânia, em 1994. É graduada pela Universidade Federal de Goiás e especializada em Copywriting pela EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas, quando então descobriu seu amor pela escrita e redação. Apaixonada por comunicação e criatividade, vivencia diariamente a experiência de descobrir que uma mente criativa pode nos levar a lugares inimagináveis e ainda bem.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu em Goiânia, em 1994. É graduada pela Universidade Federal de Goiás e especializada em Copywriting pela EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas, quando então descobriu seu amor pela escrita e redação. Apaixonada por comunicação e criatividade, vivencia diariamente a experiência de descobrir que uma mente criativa pode nos levar a lugares inimagináveis e ainda bem.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *