Saia do papel: 4 dicas para organizar a gestão financeira do seu salão de beleza


A gestão financeira do seu salão de beleza é um dos fatores mais importantes para o sucesso do seu negócio. Ela permite que o gestor tenha um planejamento mais eficaz, e previne eventuais problemas que venham a surgir.

Diversas vezes, por falta de conhecimento, alguns empresários(as) acabam gastando mais do que seu empreendimento fatura e, dessa forma, acabam passando por dificuldades que não existiriam, ou seriam menores, se houvesse uma gestão financeira.

Além de evitar prejuízos inesperados, ter um plano de gestão financeira para salão de beleza não é uma medida para apagar incêndios, e sim um fator essencial para que seu negócio de beleza prospere.

Com isso, nós do Trinks vamos falar melhor sobre como elaborar o seu a seguir!

O que é a gestão financeira?

Gestão financeira nada mais é que controlar ou gerir o dinheiro envolvido. 

Dessa forma, tudo que passa por uma gestão está sendo controlado, organizado e acompanhado com mais atenção. Essa gestão influencia totalmente no sucesso do seu negócio, pois tendo uma visão clara sobre tudo o que precisa e pode ser feito, é mais fácil gerar lucros e, consequentemente, fazer com que seu empreendimento tenha base para evoluir.

Indo um pouco mais a fundo, a gestão financeira consiste em você organizar as suas despesas em um determinado período e fazer as projeções da sua empresa através dessa organização.

Para criar, por exemplo, uma previsão de despesas, é muito mais simples se você tiver uma gestão financeira para salão de beleza estabelecida e em andamento. 

Com esse acompanhamento minucioso, você estará sempre um passo à frente de qualquer imprevisto, já que saberá onde foram seus gastos, quais quantias foram utilizadas, quantos clientes você precisa atender para lucrar tal valor e qual a previsão de lucro.

Para fazer esse controle financeiro, é necessário um alto conhecimento sobre o seu negócio, e muita atenção por parte dos responsáveis por ele. Para fazer essa gestão, você pode recorrer a diversas ferramentas, sejam elas encontradas em sistemas de gestão completos, que dão uma visão mais ampla do seu negócio, ou até mesmo com ferramentas mais simplificadas, como planilhas.

Outro ponto de extrema importância, é separar as contas pessoais das contas do salão de beleza, já que esse é um erro que prejudica o crescimento e permanência do seu empreendimento no mercado. Nem vamos falar o quanto isso é básico, ok? 

Mas antes de qualquer coisa, vamos explicar a vocês porque fazer a gestão financeira do seu salão de beleza é tão importante.

Porque fazer a gestão financeira do seu salão de beleza é tão importante

É através de um controle financeiro que é possível fazer uma administração mais correta dos seus recursos, o que tem uma importância direta na organização e nos lucros do seu negócio. Para o seu empreendimento ter a chance de crescimento e de fazer novos investimentos, é necessário que ele esteja bem estruturado, e bem acompanhado em todos os aspectos.

Ter um controle eficiente das suas finanças, ajuda na redução de gastos desnecessários, e pode dar um melhor uso para esse capital, o que influencia os seus resultados financeiros.

Além desses motivos, também há uma outra razão para fazer essa gestão, vivemos em um momento cheio de incertezas, numa crise econômica muito grande, e ter uma base financeira estruturada e organizada é a chave para qualquer eventual problema ou dificuldade que seu negócio venha a passar.

Logo, podemos concluir, que quanto mais eficiente e atenta for a gestão, melhor serão os resultados alcançados para o seu empreendimento.

E nós, da Trinks, unimos 4 dicas para te ajudar a fazer essa gestão, então prestem bastante atenção, e vamos lá!

Aprenda: Gestão financeira para salão de beleza

Entenda seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o centro de qualquer negócio. É através dele que é possível acompanhar tudo que seu salão recebe e tudo que ele tem de despesas para se manter em funcionamento. É uma ferramenta primordial para orientar na sua precificação, e para reduzir gastos desnecessários.

Para manter essas informações sempre atualizadas, é necessário que quando haja alguma movimentação de entrada ou saída no seu caixa, você relate essa informação, seja em um sistema, em uma planilha ou até mesmo em um caderno de despesas e lucros.

Caso contrário pode haver um descontrole financeiro e, consequentemente, prejuízos. Também é uma boa opção fazer relatórios mensais, para saber se o salão teve crescimento ou prejuízo no período em questão.

Estabeleça uma organização diária, semanal, mensal e semestral para acompanhar essas movimentações. Dessa forma, você não deixará nada passar despercebido, pois acompanhará tudo nos mínimos detalhes.

Automatize seus processos

A utilização da tecnologia para facilitar seu trabalho é o primeiro avanço de tudo. Sair do bloquinho de papel e utilizar um computador ou celular, vai facilitar muito a vida do gestor de negócio de beleza a controlar diversos fatores do seu salão, assim como armazenar informações importantes, criar planilhas, relatórios e até receber notificações sobre movimentações importantes.

É possível fazer essa organização através somente de uma planilha de custo, – que não vai te dar tantos resultados prontos, como os citados acima – ou se você preferir, pode optar por algo mais completo, como um programa para salão de beleza.

Existem inúmeros softwares que podem ajudar nessa função, e o uso deles influencia na redução de tempo e gastos, além de ser mais fácil manter a organização e não se sobrecarregar tanto através da ajuda de um sistema ou planilha. Vamos dar exemplos de soluções para auxiliar na gestão do seu salão de beleza.

Mas se uma planilha te atende hoje, isso já é ótimo! Vamos falar sobre o que ela é e quais os tipos você pode usar no seu negócio de beleza.

O que é uma planilha?

A planilha é um programa que utiliza tabelas para apresentar dados e realizar cálculos.

Existem, por exemplo, as planilhas on-line para salão de beleza – no drive, atualizadas sem salvamento de arquivo no seu dispositivo. Elas já possuem as fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e opções de formatação condicional que facilitam a visualização das informações de que você precisa.

As planilhas também podem ser no formato de arquivo excel, salvo no seu computador. 

É uma boa ideia utilizar as planilhas para organização do seu negócio se você estiver começando agora e não quiser fazer investimentos imediatos.

Através delas você pode:

  • Controlar seu fluxo de caixa;
  • Controlar seu estoque;
  • Agendar clientes;
  • Controlar a comissão dos seus profissionais;

Veja mais: Planilhas para salão de beleza: melhores modelos e como usar

Existem diversos tipos de planilha, e vamos mostrar pra vocês alguns exemplos.

Planilha de fluxo de caixa:

Uma das ferramentas mais importantes para seu negócio prosperar é o fluxo de caixa. Através dele é possível fazer análises com mais precisão, sem perder o controle de entradas e saídas.

Fazer o controle do fluxo de caixa, manualmente, é algo muito arriscado, pois é necessário que exista uma atenção exclusiva e focada no controle das receitas e despesas de uma empresa. 

Com a planilha de fluxo de caixa, você evita saídas desnecessárias, consegue elaborar novas estratégias de investimento e ter previsões de lucros e gastos.

O processo de organização se torna mais seguro, além de ser mais prático e rápido. É possível também visualizar de forma mais fácil o saldo do seu salão. 

Dica! Aqui no trinks nós disponibilizamos uma planilha de fluxo de caixa gratuita que será sua melhor amiga na hora de organizar seu negócio.

planilha de fluxo de caixa trinks

Planilha de contas a pagar

Para uma melhor organização dos seus gastos, mais especificamente, incluindo prazos e pagamento de funcionários, o ideal é ter uma planilha de contas a pagar.

Dessa forma, você pode fazer uma divisão de despesas por períodos, organizar seus gastos mensais, trimestrais e anuais. Para não ter nenhum prejuízo por falta de organização

Ela te ajuda a manter as contas em dia, evitar o atraso de pagamentos e, consequentemente, o pagamento de multas, que muitas vezes você paga só por que não se organizou e esqueceu daquele pagamento. Promete não deixar isso acontecer mais?

planilha contas a pagar trinks

Planilha de controle de estoque

Essa é uma das planilhas mais necessárias para um salão de beleza, pois sem a automatização deste processo, a tarefa de organizar o seu estoque se torna um verdadeiro caos.

E como essa é uma das partes mais importantes do faturamento, a falta de um bom controle de estoque pode causar muita perda de dinheiro.

As planilhas auxiliam no controle de reposições, dosagem de produtos, preferência de clientes, alerta de novos pedidos precisando ser feitos, conseguindo inclusive, negociações melhores em pedidos feitos com antecedência.

Planilha de Marketing para o seu salão de beleza:

Um dos setores mais importantes para o crescimento do seu negócio é o marketing.

Utilizar uma planilha de marketing é uma forma simples de começar uma organização das campanhas promocionais, ações, parcerias, tendo registro de seus resultados e tendo indícios do que tem necessidade de ser reestruturado e novas estratégias que podem ser implementadas. 

Faça um planejamento financeiro detalhado.

Um outro ponto que é necessário receber uma certa atenção é o planejamento financeiro, que deve ser feito da forma mais detalhada possível.

Fatores como metas, orçamento, caixa e estoque devem ser listados para que não ocorram erros grandes.

É essencial minimizar os erros da sua gestão ao máximo, para que haja eficiência no seu planejamento. E assim, caso surjam imprevistos você estará protegido.

O ideal é ter esse planejamento em uma planilha ou um software para que facilite sua consulta e a organização do seu planejamento.

Mantenha a disciplina dos controles

Depois que os recursos que serão utilizados forem escolhidos, você deve mantê-los atualizados. Evite o adiamento das atualizações, e não deixe de apontar as entradas e saídas de materiais, nem os gastos e lucros. Até mesmo suas obrigações e compromissos devem ser registrados.

Você deve estar sempre alimentando as planilhas, ou o software caso tenha um, não deixe de lado a organização do seu negócio e mantenha tudo atualizado para que não haja prejuízos.

Que tal investir em um sistema para salão de beleza

Sim, as planilhas são uma mão na roda quando falamos de organização em todas as áreas do seu negócio de beleza. 

Mas você percebeu como pode ser trabalhoso administrar e atualizá-las, manualmente, todos os dias? 

Então se você está querendo otimizar processos e dar o mínimo de trabalho possível, para você e algum funcionário de sua confiança, o mais indicado seria investir em um sistema de gestão para salão de beleza, que servem, na verdade, para todo tipo de negócio de beleza.

Assinar um programa te ajuda a gerir seu negócio sem que você tenha que ficar preso no operacional. 

A rotina do seu salão de beleza se torna mais eficiente, pois, uma vez que os dados são colocados no sistema, tudo estará pronto para receber agendamentos automáticos, notificando e se comunicando com clientes, alertando sobre estoque e caixa, divulgando seu negócio em plataformas de busca e ajudando até nas ações de Marketing, que demanda um tempo para planejá-las com sabedoria. 

Optar por fazer a gestão financeira para salão de beleza por meio de um sistema, torna mais fácil o seu trabalho e dos seus colaboradores. 

Dessa forma, todos aproveitarão muito melhor o próprio tempo. E o melhor de tudo, é que você não precisará estar sempre presente no seu estabelecimento para acompanhar o que acontece. Basta acessá-lo pelo computador, tablet ou celular.

Um programa para salão de beleza tem diversas funcionalidades além do financeiro, e que impactam diretamente nele, como por exemplo:

  •       Agendamento online dos clientes;
  •      Controle de estoque;
  •      Comunicação e fidelização de clientes;
  •      Divulgação via Google Reserve, aplicativo e site do sistema;
  •      Emissão de nota fiscal e muito mais;

Podemos ver que nem sempre é difícil automatizar os processos do seu salão de beleza, e que com um software de gestão você consegue unir todas as necessidades que seu negócio tem, em um só lugar.

Agora, já aprendemos tudo sobre como organizar uma perfeita gestão financeira para um salão de beleza! Seguindo nossas dicas, você poderá se preparar muito melhor e ter muito sucesso no seu negócio de beleza!

About The Author

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *