Pesquisa de satisfação de cliente em um negócio de beleza: como fazer e aproveitar?

Categorias: Beleza, Barba e Bigode, Cabelo, Estética, Mãos e Pés, Spas e Terapias, Blog, Gestão, Planejamento, Sem categoria, Comunicação com o Cliente
Importância da pesquisa de satisfação

Antes de tudo, é muito importante na construção de qualquer negócio, realizar uma pesquisa de satisfação de cliente para entender sobre os serviços e atendimento do seu negócio de beleza é indispensável para garantir o sucesso do seu estabelecimento.

Então, como realizar essa pesquisa para coletar informações que podem ser utilizadas ao seu favor?

Vem que o Trinks  te ajuda!

O que é uma pesquisa de satisfação de cliente?

De forma simples e direta: uma pesquisa de satisfação permite que você entenda sob a ótica do seu cliente qual é a sua percepção em relação ao atendimento, serviços, produtos e o que mais você quiser saber sobre o seu negócio de beleza.

Dessa forma podemos dividir a pesquisa de satisfação em dois formatos:

As pesquisas quantitativas, que nada mais são que perguntas objetivas, respondidas em escala de zero a dez, sim ou não, dentre outros. E, são muito utilizadas para para buscar resultados mais rápidos e claros, facilitando a análise das respostas.

Já as pesquisas qualitativas, possui com poucas perguntas, porém são mais extensas, a fim de extrair respostas mais elaboradas de seus clientes. Mesmo que um pouco complexas, são de grande utilidade para entender no detalhe a visão dos seus consumidores.

Em qualquer um dos formatos, o resultado da pesquisa te permitirá buscar as melhorias que os seus clientes podem apontar. Dessa forma, fica claro que uma pesquisa de satisfação bem elaborada, pode ter um grande impacto no seu negócio de beleza, não é mesmo?!

Por que meu salão de beleza deve se preocupar com essa pesquisa de satisfação de cliente?

Em primeiro lugar, é importante reforçar que nem sempre o volume de trabalho dita o sucesso do seu negócio.

Acaba que em muitos estabelecimentos de beleza, as equipes trabalham horas, fazendo coisas e mais coisas, mas no final os resultados sempre são os mesmos.

De formas gerais, a pesquisa de satisfação pode mostrar se o seu estabelecimento está no caminho certo ou não, uma vez que ela pode indicar se seu atendimento é bom, se seus serviços são atrativos etc.

Assim, você consegue criar planos de ação mais claros e conquistar o sucesso que deseja.

3 informações essenciais na avaliação do meu negócio de beleza

Separamos 3 informações que são muito úteis na hora de saber o que o seu cliente pensa e sente sobre o seu negócio de beleza.

Confira!

01. Qualidade no atendimento

Antes de tudo, o ato de ir a um espaço de beleza vai além da busca por um serviço de qualidade. Já que uma boa prestação de serviço é essencial para qualquer negócio. Os clientes buscam experiências de total prazer, que vão desde o atendimento inicial ao serviço oferecido. Um bom atendimento pode trazer os clientes de volta.

Anteriormente trouxemos um conteúdo sobre como garantir a qualidade de atendimento em uma franquia de beleza, que ainda assim cai muito bem para o que estamos tratando aqui.

Sendo assim, para saber se seu serviço de atendimento ao cliente está funcionando bem, é preciso medi-lo na pesquisa de satisfação.

  • Como você avalia o serviço de atendimento da empresa?
  • As informações passadas foram claras?
  • Todas as dúvidas foram respondidas?
  • A equipe de atendimento conseguiu resolver seu problema de forma adequada?

Você pode pedir para a avaliação ser de 0 a 10, onde 0 é péssimo e 10 é ótimo, ou pode ainda dividir em categorias como muito bom, bom, regular, ruim e muito ruim. Não se esqueça de adequar as respostas a cada tipo de pergunta.

02. Qualidade do serviço

Nas perguntas que questionam o cliente sobre o seu serviço, você pode fazer questões mais diretas ou dar mais opções de escolha para ter respostas mais detalhadas.

Um bom exemplo que não pode faltar na sua pesquisa é a pergunta: como você descreveria nossos serviços?

03. Qual probabilidade de indicar para um amigo

Por fim – e super importante – chegou a hora de saber o que 10 entre 10 donos de estabelecimentos de beleza querem saber: seu cliente indica seus serviços para outras pessoas?

Nessa etapa, a pergunta é bem simples. Você só precisa saber, numa escala de 0 a 10, qual a probabilidade de seu cliente recomendar seu salão de beleza a um amigo ou colega.

Notas:

  • 0 a 6 – experiência ruim e não deve retornar ao espaço de beleza;
  • 7 e 8 – não ficaram satisfeito e nem insatisfeitos, podem retornar no futuro;
  • 9 e 10 – experiência positiva e, além de retornarem, tem altas chances de indicar o espaço de beleza.

Analisando os resultados da avaliação da pesquisa de satisfação de cliente

Com uma pesquisa fechada, chegou o melhor momento: analisar os resultados e criar planos de ação para as melhorias indicadas.

Passo 1: Recebendo respostas

A princípio, pode ser que você veja alguns comentários que não concorda e/ou não perceba que acontecem em seu estabelecimento, porém você precisa aceitar e encarar essas respostas.

Afinal, é a voz dos seus clientes sobre a imagem do seu negócio, indicando os pontos nos quais o profissional ou estabelecimento precisa melhorar. Receber este tipo de avaliação auxilia na construção de sua marca e aproxima seus clientes.

Aproveite a oportunidade para investir em mudanças!

Passo 2: Reconhecendo as respostas

Chegou o momento mais importante na construção do seu negócio: reconhecer as falhas e aprimorá-las.

Ao reconhecer a resposta de seu cliente você cria uma nova visão de seu profissional. Nas respostas positivas, entenda o valor do seu estabelecimento e celebre. No que for negativo, encare como melhorias necessárias para o seu sucesso.

Passo 3: Trabalhando as respostas

Hora de colocar as mãos na massa!

Saber o que seu cliente espera de você indica não só os pontos de melhoria do seu salão de beleza, como abre um leque de inovações que podem alavancar ainda mais o seu espaço!

Por fim, separamos um material mega completo que vai ser fundamental na hora de colocar em prática seus planos de melhoria, confira[3] !


sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *