Trinks

Planejamento reverso, um impulso para alcançar melhores resultados!

Já pensou deixar seu negócio da beleza e bem-estar mais organizado, utilizando uma estratégia que existe há muito tempo, é simples de aplicar e vai te ajudar a entender melhor o crescimento do negócio como um todo? Pois é, te apresento hoje o Planejamento Reverso e para utilizá-lo você só precisará seguir os 07 passos que te apresento a seguir.

Vem conosco e boa leitura!

 

O que é Planejamento reverso?

O planejamento reverso, também conhecido como “backwards planning”, surgiu por volta de 1920, na Segunda Guerra Mundial, como técnica utilizada pelas tropas americanas em combate. A ideia era que, começando com o objetivo final em mente, seria mais fácil determinar as etapas e passos necessários para atingi-lo. Futuramente, a mesma técnica foi utilizada por forças armadas  e empresas de diferentes países.

Nos negócios, é frequentemente utilizado para identificar as etapas necessárias no alcance de um objetivo ou resultado desejado. Para os negócios da beleza não é diferente, talvez seja necessário incluir estratégias de marketing, crescimento do negócio, serviço ao cliente, gerenciamento de finanças, fornecimento de produtos e outros aspectos que sejam relevantes para seu negócio, a realidade que vivem hoje e qual é o futuro que desejam construir.

Lembre-se que estamos na era da experiência e precisamos colocar nossos clientes no centro das atenções, você pode  planejar COM eles e não somente para eles. Pergunte para seus melhores clientes o  porquê são fiéis ao seu negócio, ouça as reclamações como um pedido disfarçado, se pergunte o que é possível melhorar em relação à uma crítica e resolva o mais rápido possível.

Depois, reúna-se com toda a equipe. Se possível, feche o estabelecimento por um ou dois dias e trabalhe apenas na criação do planejamento, sem interrupções. Esses dois dias, com certeza retornarão em melhores resultados para todos!

O planejamento reverso pode ser feito em três prazos. No longo prazo, você pode ter uma visão de quais serão as conquistas daqui há 02, 05, 10 ou 20 anos. No médio prazo, você pode planejar de 03 meses até 01 ano. E no curto prazo, entre poucas semanas e 03 meses. Comece por aquele resultado mais distante, depois imagine que já chegou lá e, em retroativo, olhando do futuro para o período desejado, o que deverá estar pronto e o que precisa ser feito. Quanto menor for o prazo, mais detalhado precisará ser o plano, preste bastante atenção em relação às metas, prazos e pessoas responsáveis por cada ação.
A metodologia do planejamento reverso pode ser dividida em sete etapas. Veja abaixo para você implementar no seu negócio da beleza:

 

1. Identifique o objetivo final:

 

Comece definindo o objetivo final que deseja alcançar. Imagine que você chegou em dezembro e hoje é o dia de analisar as realizações do ano. Quais objetivos, incluindo o aumento de faturamento, por exemplo,  você deseja ter alcançado em relação à equipe, fornecedores, espaço físico, cursos, redução de despesas, agenda, número novos clientes e taxa de retorno, ticket médio e lucro geral?

Em seguida, pergunte-se quais são as estratégias e metas necessárias para alcançar cada objetivo.

 

2. Defina as metas:

 

Defina as metas que serão necessárias para cumprir o objetivo principal. Por exemplo, se você deseja aumentar a receita anual em uma determinada porcentagem, as metas necessárias podem incluir um aumento no número de clientes atendidos, um aumento no ticket médio por cliente, aumento na taxa de retenção de clientes e assim por diante.

Exemplos: a) aumentar o faturamento em 20%, saindo da média de 30 mil para 36 mil reais/mês; b) aumentar em 30% o número de novos clientes, de 700 clientes para 910 clientes cadastrados ou; c) subir o ticket médio de cada compra de 200  para 300 reais.

Lembre-se que a Trinks já tem vários desses indicadores de metas, basta você acessar nossos relatórios e gráficos e criar as metas para curto, médio e longo prazo.

 

3.Analise os recursos disponíveis:

 

Determine quais recursos estarão disponíveis para ajudar a atingir seus objetivos. Isso pode incluir recursos financeiros, de tempo e humanos.

 

4.Desenvolva um plano de ação:

 

Com base nas metas e nos recursos disponíveis, desenvolva um plano de ação detalhado que inclua etapas realistas e alcançáveis que precisam ser tomadas para atingir as metas e o objetivo principal. Por exemplo, se você deseja aumentar a receita, pode desenvolver um plano de marketing para atrair mais clientes ou aumentar as margens dos serviços prestados.

Confira também o nosso artigo falando tudo sobre a importância do planejamento para negócios de beleza!

 

5.Crie um cronograma:

 

Ao criar um cronograma, é importante definir o tempo estimado para a conclusão de cada etapa, prazos realistas para que possa acompanhar o progresso do seu plano. Atribua responsabilidades a membros da equipe, ou seja, cada pessoa precisa saber exatamente quais suas tarefas e funções no plano.

Envolva sua equipe em todo o processo, dê autonomia, peça que eles deem ideias, assumam responsabilidades e se sintam parte de algo maior. Caso contrário, tome cuidado para não passar por um período turbulento em planejar sozinho ou tentar  “enfiar o planejamento goela a baixo” e forçá-los a apenas fazer “o que você manda”.

 

Plano de negócios!

 

6.Monitore e avalie:

 

Acompanhe os prazos e se as ações estão sendo realizadas conforme o que pensaram. Avalie o que não está dando certo, isso ajudará a identificar se há pontos que podem ser melhorados ou que tenham impactado de forma negativa o resultado final.

 

7.Ajuste o plano (se necessário):

 

À medida que você monitora e avalia os avanços do seu negócio com o plano em prática, pode ser necessário se adaptar às mudanças no planejamento conforme a evolução do negócio ou mudar de estratégias.

Conclusão:

 

Agora que já conhece o planejamento reverso, implementá-lo no seu negócio da beleza pode contribuir para maior eficiência nos processos, produtividade da equipe, obtenção de melhores resultados no seu negócio e satisfazer os seus clientes. Permaneça flexível e adaptável às mudanças que possam surgir no caminho.

Por hoje é só, ficaremos felizes em saber sobre o andamento do seu planejamento reverso.

Chegamos ao fim de mais um artigo. E se gostou comenta aqui pra gente!

Ah, antes de ir embora, sabia que a Trinks possui relatórios financeiros completos para te ajudar? É isso mesmo! Não perca tempo e cadastre-se agora mesmo por 5 dias grátis!

Até a próxima!

About The Author

Rafaela Maia

Rafaela Maia

Meu trabalho é desbagunçar a gestão de negócios da beleza e criar estratégias para chegarem ao lucro!Natural de Tangará da Serra-MT, amo um Tereré e hoje viajo o Brasil levando muito conhecimento e transformações para o mundo da Beleza!

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Meu trabalho é desbagunçar a gestão de negócios da beleza e criar estratégias para chegarem ao lucro!Natural de Tangará da Serra-MT, amo um Tereré e hoje viajo o Brasil levando muito conhecimento e transformações para o mundo da Beleza!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *