Divulgação e Marketing

Plano de Marketing para salão de beleza e barbearia

Plano de Marketing para salão de beleza e barbearia

Quer aumentar suas vendas e fazer seu negócio crescer? comece fazendo um plano de marketing e veja seu estabelecimento decolar!

Tomados pelo impulso, muitos gestores acabam executando ações de marketing sem planejamento, controle financeiro e sem objetivo traçado. Mas para a sua sorte o Trinks vai te ajudar a montar um plano de marketing completo e resolver todos esses problemas!

Esse planejamento é muito importante para que o seu estabelecimento ganhe destaque na sua região e passe a ser referência dentro do mercado da beleza. Atraindo mais clientes e fazendo com que mais profissionais queiram trabalhar para você.

Fique calmo! O plano de marketing não deve ser grande ou com infinitas páginas. Por isso, o ideal é que ele seja do tamanho necessário para o momento do seu negócio. O objetivo dele é mostrar o caminho que quer seguir e se manter nele.


Como-montar-o-plano-de-marketing-do-meu-salão-de-beleza


Como fazer um plano de marketing?

O primeiro passo para fazer um plano de marketing é definir os objetivos, as metas e, em seguida, os esforços necessários para a realização de cada um deles. Não se prenda apenas a um objetivo ou meta. Elas podem ser: aumentar vendas, reconhecimento da sua marca ou até identidade online!

Anote suas ambições e em quanto tempo você pretende alcançar cada meta e por fim atingir o objetivo.

Mas é muito importante que os objetivos e metas estejam dentro da realidade que seu negócio vive, pois não conseguir chegar onde é desejado pode ser algo extremamente frustrante.

Com os objetivos já definidos, descreva como pretende colocá-los em prática e quais esforços são necessários para sua realização.

Outbound (marketing tradicional)

Outbound, é a forma mais tradicional de marketing. Você encontra o marketing tradicional em distribuição de panfletos ou flyers na rua, outdoors, distribuição de ímãs de geladeira e até mesmo o bom e velho boca a boca onde um cliente indica seu estabelecimento para outro.

Apesar de ser muito utilizado por todos os tipos de estabelecimentos, essa forma de marketing necessita de um orçamento maior que o marketing digital e, na maioria das vezes, não traz o retorno estimado.

Porquê com esse tipo de estratégia é como utilizar uma bala de canhão para acertar uma mosca. Você acaba gastando muito dinheiro para atingir uma grande quantidade de pessoas que não são necessariamente o seu público alvo.

Marketing Digital

O marketing digital é aquele feito online, seja por redes sociais, site próprio, criação de blog ou até mesmo disparo de e-mails.

Por ser mais econômico que o marketing tradicional, o marketing digital traz inúmeros benefícios, dentre eles estão:

  • Credibilidade;
  • Interatividade com público online;
  • Atração de novos clientes;
  • Não fica preso aos limites da sua região;
  • Torna a sua marca mais forte;
  • Aumenta o reconhecimento da sua marca.

Os canais mais utilizados pelos estabelecimentos de beleza são o Facebook e Instagram, pois são grátis e, se usados da maneira certa, trazem um grande retorno. Mas não se prenda exclusivamente a eles.

Existem diferentes formas de se comunicar com os seus clientes, as redes sociais é apenas uma delas. Seja diferente e atinja o seu público-alvo por todos os lados. Afinal de contas, quem não é visto não é lembrado.

Orçamento e cronograma.

Ao criar um plano de marketing para seu salão de beleza ou barbearia, planeje muito bem o investimento que está disposto a fazer para que as ações não sufoquem a saúde financeira do seu estabelecimento. Até mesmo porquê, o objetivo é fazer com que seu negócio cresça e lucre cada vez mais.

É fundamental saber quando, como e porque aplicar determinado marketing, qual linguagem é apropriada para seu público e qual o público ideal para o sucesso de seu marketing.

Clique aqui e veja dicas de promoções para o seu salão de beleza e barbearia.

Com o cronograma bem estruturado e o orçamento já estabelecido, agora você já pode ter noção do retorno sobre o investimento (ROI) e não terá prejuízos financeiros causados por descuido.

Lembre-se: apenas 1 mês não é suficiente para medir se o marketing deu certo ou não. É preciso fazer um acompanhamento constante, análise dos dados, revisão e adaptação do plano. Só assim você vai ter a certeza de que suas ações estão dando certo ou não.


Planilha-de-marketing-para-estabelecimentos-de-beleza

Revisão do plano de marketing

Mesmo com o plano de marketing em prática, não deixe de colher dados, revisar e atualizar informações. O acompanhamento ao longo da prática auxilia a medir o sucesso de cada ação feita ou até mesmo apontar erros para que sejam corrigidos, sejam eles online ou por panfletos!

Não há receita secreta para um plano de marketing perfeito, ele é totalmente personalizado para cada estabelecimento, tipo de negócio e até mesmo condição financeira do país.

Dica nos Trinks!

1 – Ao se lançar no marketing, você deve sempre ficar de olho em concorrentes diretos e indiretos. Conheça e acompanhe de perto o movimento de outros salões de beleza ou barbearias e tenha sempre um diferencial mais atrativo para seu cliente.

2 – Prepare seu estabelecimento para o grande “boom” que acontecerá após o marketing. Seu esforço com a atração pode te pegar de surpresa e trazer mais clientes que o estimado, por isso, se prepare e mantenha sua equipe sempre organizada e em harmonia.

3 – Mais clientes, logo, mais feedbacks e mais pontos a serem corrigidos. Por isso, não perca a chance de ter o contato direto com seus clientes. Pergunte-os o que mais os atraiu no estabelecimento, quais pontos eles acham que devem melhorar, o que acharam do resultado do serviço…

Tenha todo o histórico de serviços realizados e não seja pego de surpresa caso ele tenha dado alguma sugestão em sua última visita ao seu estabelecimento. Com o Trinks você consegue ter tudo isso registrado para que possa analisar e melhorar a qualidade do seu estabelecimento.

Não deixe para depois seus planos de marketing, implante agora mesmo em seu negócio e não fique para trás!

Trinks, muito mais que um sistema de gestão, um amigo do seu salão de beleza e barbearia!  

sobre o autor:

8 comentários

  1. Cris 9 de novembro de 2018 Responder

    No início e dificil mas depois fica facil

    • Mariana do Trinks 13 de novembro de 2018 Responder

      Oi Cris!

      O início é difícil criar o hábito, principalmente no marketing digital onde precisam de fotos no estilo antes x depois!

      O plano de marketing deve ser trabalhado pouco a pouco, até que um dia você faça o planejamento e aplicação automaticamente e sem dificuldades!

      Fique nos Trinks e até a próxima! 😉

  2. Itália 14 de novembro de 2018 Responder

    já uso,muito bom!

    • Mariana do Trinks 14 de novembro de 2018 Responder

      Olá Itália, como está?

      Que bom saber que seu estabelecimento está nos Trinks!! 😊

  3. Magda 19 de novembro de 2018 Responder

    gosto muito

    • Mariana do Trinks 19 de novembro de 2018 Responder

      Oi Magda!

      Que bom que você gosta, estes artigos são para você e fazer seu estabelecimento crescer!

      Se quiser, pode sugerir o próximo tema, sinta-se à vontade! 😊

  4. Estúdio dos Cílios 9 de agosto de 2019 Responder

    Maneira legal minha querida, alguns pontos válidos! Eu aprecio você fazendo este artigo disponível, o resto do site também é de alta qualidade. Divirta-se.

    • Thiago Baldino 21 de agosto de 2019 Responder

      Olá, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado. Todo material que fazemos são pensando em vocês e em como fazer o seu estabelecimento crescer.
      Fique nos trinks.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *