Divulgação e Marketing

Plano de Marketing para salão de beleza e barbearia

Plano de Marketing para salão de beleza e barbearia

Quer aumentar suas vendas e fazer seu negócio crescer? Invista em marketing e veja seu estabelecimento decolar!

O planejamento de marketing não é algo habitual entre os proprietários de salões de beleza ou barbearia. Tomados pelo impulso e falta de conhecimento, muitos acabam dando início a ações de marketing sem planejamento, controle financeiro e sem ter um objetivo completo.

O plano de marketing é um recurso importante para que seu negócio seja conhecido e reconhecido em sua região de atuação. Ideal para atrair clientes, ele também te proporciona melhorias e feedbacks importantes.

Fique calmo! O plano de marketing não deve ser grande ou com infinitas páginas. O ideal é que ele se adeque sempre à realidade do seu negócio. Ele ajuda a apontar a direção que você deve seguir com o marketing do seu negócio e a não perder o foco enquanto o plano está em ação.

Como fazer um planejamento de marketing?

O primeiro passo para o planejamento de marketing é definir os objetivos, as metas e, em seguida, os esforços necessários para a realização de cada um deles. Não se prenda apenas a um objetivo ou meta. Amplie seu horizonte e tenha visão de crescimento sem fugir da realidade. Elas podem ser: aumentar vendas, reconhecimento da sua marca ou até identidade online!

Anote suas ambições e em quanto tempo você pretende alcançar cada meta e por fim atingir o objetivo.

Com os objetivos já definidos, descreva como pretende colocá-los em prática e quais esforços são necessários para sua realização. Não fuja de sua realidade ou tente efetuar ações com espaços curtos se não será capaz de realiza-las. Lembre-se: você quer conquistas seu público, a falta de compromisso com suas ações agendadas pode colocar em risco seu objetivo.


Como-montar-o-plano-de-marketing-do-meu-salão-de-beleza


Outbound (marketing tradicional)

Outbound, mais conhecido como Marketing Tradicional ou marketing de interrupção, é o marketing no qual, como o próprio nome diz, você interrompe o cliente para divulgar seus serviços e produtos.

Você encontra o marketing tradicional em distribuição de panfletos ou flyers na rua, outdoors, distribuição de ímãs de geladeira e até mesmo o bom e velho boca a boca onde um cliente indica seu estabelecimento para outro. Apesar de ser muito utilizado por todos os tipos de estabelecimentos, essa forma de marketing necessita de um orçamento maior que o marketing digital e, na maioria das vezes, não traz o retorno estimado.

Ao interromper o público, você foge do seu cliente ideal e acaba encontrando pessoas que não estão interessadas no serviço que você tem a oferecer.

Marketing Digital

O marketing digital é aquele feito online, seja por redes sociais ou até mesmo disparo de e-mails.

Sendo mais econômico que o marketing tradicional, o marketing digital traz inúmeros benefícios, dentre eles estão: interatividade com seu cliente, credibilidade, conversão e atração de novos clientes sem haver limites de bairro ou regionalidade, além de tornar sua marca forte e, principalmente, reconhecida pelo público.

Há canais comuns para colocar em prática seu marketing digital, como: Facebook e Instagram, mas não se limite a eles. O Facebook e Instagram são os preferidos dos empreendedores e, dependendo do público alvo, são os que causam maior impacto e trazem resultados esmagadores!

Ao investir no marketing digital de seu negócio, fique esperto com a assiduidade de postagens e reserve um tempo para seus clientes virtuais que interagem por meio delas. Se decidiu criar uma página no Facebook para seu salão de beleza ou barbearia, saiba que pessoas entrarão em contato por meio da página para saber valores e horários disponíveis em sua agenda.

Suas postagens devem ter qualidade e informações interessantes para seu público, não fique apenas compartilhando trabalhos já realizados.

Orçamento e cronograma.

Ao criar um plano de marketing para seu salão de beleza ou barbearia, se atente ao orçamento que está disposto a utilizar para colocar o marketing em ação. A falta deste controle financeiro poderá trazer problemas futuros ao seu negócio, como o uso descontrolado do dinheiro. Junto aos valores, estipule um cronograma para cada ação!


É fundamental saber quando, como e porque aplicar determinado marketing, qual linguagem é apropriada para seu público e qual o público ideal para o sucesso de seu marketing.

Com o cronograma bem estruturado e o orçamento já estabelecido, você como administrador já terá noção do retorno sobre o investimento (ROI) e não terá prejuízos financeiros causados por descuido.

Lembre-se: apenas 1 mês não é suficiente para medir se o marketing deu certo ou não. Se não tiver acompanhamento, revisão e controle de dados, você nunca vai saber se a ação foi efetiva!

Revisão do plano de marketing

Mesmo com o plano de marketing em prática, não deixe de colher dados, revisar e atualizar informações. O acompanhamento ao longo da prática auxilia a medir o sucesso de cada ação feita ou até mesmo apontar erros para que sejam corrigidos, sejam eles online ou por panfletos!

Não há receita secreta para um plano de marketing perfeito, ele é totalmente personalizado para cada estabelecimento, tipo de negócio e até mesmo condição financeira do país.


Como-montar-o-plano-de-marketing-do-meu-salão-de-beleza


Dica nos Trinks!

1 – Ao se lançar no marketing, você deve sempre ficar de olho em concorrentes diretos e indiretos. Conheça e acompanhe de perto o movimento de outros salões de beleza ou barbearias e tenha sempre um diferencial mais atrativo para seu cliente.

2 – Prepare seu estabelecimento para o grande “boom” que acontecerá após o marketing. Seu esforço com a atração pode te pegar de surpresa e trazer mais clientes que o estimado, por isso, se prepare e mantenha sua equipe sempre organizada e em harmonia.

3 – Mais clientes, logo, mais feedbacks e mais pontos a serem corrigidos. Não perca a chance de ter o contato direto com seus clientes. Pergunte-os o que mais os atraiu no estabelecimento, quais pontos eles acham que devem melhorar, o que acharam do resultado do serviço…
Conheça seus clientes, converse sobre os últimos procedimentos realizados e não seja pego de surpresa quando o cliente perguntar qual o nome do último serviço feito.

Com o Trinks você tem todo o histórico do cliente, podendo mostrar fotos e salvar novas imagens no melhor estilo “Antes / Depois”!

Não deixe para depois seus planos de marketing, implante agora mesmo em seu negócio e não fique para trás!

Trinks, muito mais que um sistema de gestão, um amigo do seu salão/barbearia!  

sobre o autor:

6 comentários

  1. Cris 9 de novembro de 2018 Responder

    No início e dificil mas depois fica facil

    • Mariana do Trinks 13 de novembro de 2018 Responder

      Oi Cris!

      O início é difícil criar o hábito, principalmente no marketing digital onde precisam de fotos no estilo antes x depois!

      O plano de marketing deve ser trabalhado pouco a pouco, até que um dia você faça o planejamento e aplicação automaticamente e sem dificuldades!

      Fique nos Trinks e até a próxima! 😉

  2. Itália 14 de novembro de 2018 Responder

    já uso,muito bom!

    • Mariana do Trinks 14 de novembro de 2018 Responder

      Olá Itália, como está?

      Que bom saber que seu estabelecimento está nos Trinks!! 😊

  3. Magda 19 de novembro de 2018 Responder

    gosto muito

    • Mariana do Trinks 19 de novembro de 2018 Responder

      Oi Magda!

      Que bom que você gosta, estes artigos são para você e fazer seu estabelecimento crescer!

      Se quiser, pode sugerir o próximo tema, sinta-se à vontade! 😊

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *