Financeiro

Boas práticas de controle financeiro para seu negócio de beleza

Boas-práticas-de-controle-financeiro-para-seu-negócio-de-beleza

Todo mundo sabe que se não houver uma gestão apropriada do dinheiro de uma pequena empresa, ele vira pó. Por isso, adquirir boas práticas de controle financeiro é essencial para manter seu negócio intacto. Mas, quais seriam essas práticas? Como fazer isso? Neste artigo, vamos revelar alguns segredos incríveis para você. Aproveite a leitura e fique nos trinks!

Confira as melhores práticas de controle financeiro para seu salão ou barbearia

Capital de giro é primordial

Custos da empresa que são importantes devem ser supridos pelo capital de giro. Esse dinheiro é o que garante a sequência de todas as atividades, já que ele é uma segurança para cobrir os gastos das operações do negócio em um determinado período de tempo.

Com um bom planejamento, é possível definir quanto será separado e definido como capital de giro. Esse valor inicial precisa atender todas as demandas de tributos, folha de pagamento, fornecedores e pagamento de despesas fixas e variáveis.

Importante: não confunda capital de giro com fluxo de caixa. O segundo refere-se ao saldo entre receitas e despesas no período. Já o primeiro, por sua vez, é o que fornece a sustentação financeira para que o fluxo de caixa exista. Afinal de contas, se um negócio não consegue financiar suas operações, como será feita a movimentação de caixa?


09 dicas de como melhorar o controle financeiro de sua empresa.

Cuidado com seu estoque

Seria difícil não incluir o estoque no meio dessa lista de boas práticas de controle financeiro. Manter a quantidade certa de produtos, seja para revenda ou uso próprio, é primordial para que as finanças do seu negócio de beleza fiquem sob controle. 

Isso porque estoque que fica cheio demais significa que o dinheiro está parado. Em contrapartida, se o estoque não está suficiente, isso será prejudicial ao negócio. Sendo assim, o ideal é saber a quantidade certa para que o fluxo do salão de beleza ou barbearia seja perfeito.

Clique aqui e veja a importância de um bom controle financeiro

Mantenha os gastos separados

Você, como bom empreendedor, já deve saber dessa regrinha básica, mas não custa nada lembrar dela sempre. NÃO misture despesas pessoais com as contas da sua empresa. Esse tipo de conduta é mal vista, e ainda pode ser pior caso você tenha sócios.

Essa é uma das principais práticas de controle financeiro que você deve adotar. Se isso não for muito bem controlado, pode haver um excesso de despesas que não serão cobertas pelos lucros. Dessa forma, saiba separar gastos pessoais dos gastos da empresa.


09 dicas de como melhorar o controle financeiro de sua empresa.

E não pense que essa prática não deve ser levada a sério mesmo que você seja um empreendedor individual, que não possui sócios. A gestão do capital é importante sempre! Determine qual será sua renda mensal para gastos particulares e tenha cuidado de não extrapolar nunca esse valor.

Tenha a tecnologia a seu favor

Na era do mundo digital, as empresas que fazem o uso constante da tecnologia acabam melhorando seus processos internos. E isso é comprovado! Um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) mostrou que 74% das empresas que utilizam softwares passaram a aproveitar mais as informações para a tomada de decisões.

E não para por aí! Além disso, investir em tecnologia é uma possibilidade de economizar com mão de obra para determinadas tarefas, que serão automatizadas. Você poderá resolver certas situações sozinho, utilizando somente o programa para salão ou barbearia ideal para o seu negócio.


09 dicas de como melhorar o controle financeiro de sua empresa.

E então, que tal essas dicas de boas práticas de controle financeiro para o seu negócio de beleza? Estar por dentro desse tipo de informação é essencial para o seu sucesso. Por isso, aqui no Trinks a gente oferece o máximo de ajuda para você. 

Dessa vez estamos disponibilizando o material do Alexandre Silveira, que é professor, contador e especialista na gestão da pequena empresa. Nada melhor do que alguém que realmente entende do assunto para nos ajudar, não é?

Clique aqui e baixe o e-book “9 dicas de como melhorar o controle financeiro de sua empresa (hoje)” totalmente GRÁTIS. Até a próxima!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *