Financeiro

Primeiros passos: Como abrir um salão de beleza ou barbearia

Primeiros-passos,-como-abrir-um-salão-de-beleza-ou-barbearia

A empolgação em abrir o próprio negócio é de levar qualquer um as nuvens… ou à loucura! Mas calma: coloque os pés no chão e organize seus pensamentos, vontades e realidade financeira neste momento tão importante para você.

Abrir um salão de beleza é uma decisão que traz grandes responsabilidades. Apesar do ramo de beleza e bem-estar ser considerado um negócio com retorno rápido (em média, cerca de 6 meses após a inauguração), é preciso planejamento e extrema organização para ter o melhor lucro nos primeiros meses e, principalmente, não ir à falência!

Para abrir um salão de beleza não basta ter apenas o dinheiro e o espaço adequado. Você precisa criar uma personalidade para seu estabelecimento, um nome impactante, e claro, encontrar a melhor forma de gerenciar, mesmo que seja a distância.

Está com dúvida sobre nome para seu salão de beleza ou barbearia? O Trinks te ajuda!

Leia nosso artigo Nomes para salão de beleza: o segredo para o sucesso.

Agora você verá dicas e planejamentos necessários para o sucesso de seu estabelecimento. Então vamos lá para o que realmente importa:

 1 – Primeiros equipamentos.

O primeiro passo para abrir seu salão de beleza é possuir os equipamentos básicos para o início de atividades:

  • Cadeiras
  • Espelhos
  • Tesouras;
  • Pentes;
  • Prendedores;
  • Secador;
  • Prancha;
  • E mais itens essenciais para atender seu público.

Com os equipamentos básicos já comprados, você pode fazer mais dinheiro enquanto seu estabelecimento dá os primeiros passos jurídicos e estruturais, e assim, aumentar o rendimento financeiro.

2 – Legalização e regularização dentro do ramo.

Você conhece as leis que protegem seu salão de beleza ou barbearia? Você sabe as normas que a ANVISA decretou para o funcionamento de seu negócio? Contrate um contador e converse francamente sobre sua visão de negócio ideal, o valor disponível para investimento e o tempo necessário para que o trâmite legal seja feito corretamente.

Com o trâmite legal já realizado, o imóvel onde funcionará o salão de beleza ou barbearia deverá passar por inspeções e fiscalizações.Se atente aos produtos comprados. Leia sempre os rótulos e a orientação de uso. Não fique à mercê da sorte. Proteja-se e proteja seus profissionais contra qualquer eventualidade.

3 – Plano de negócio

O plano de negócio é um projeto onde se tem informações de seu negócio e formas de ações para o crescimento de seu estabelecimento. O plano de negócio é necessário para o acompanhamento do sucesso de seu estabelecimento. Ao montar um plano para seu negócio deve-se apontar objetivos e metas a pequeno, médio e longo prazo.


Como-Fazer-um-Plano-de-Negócios-para-Salão-de-Beleza


Como montar um plano de negócio para meu salão de beleza ou barbearia?

Confira algumas dicas que separamos para você:

  • #1 – O plano de negócio perfeito é aquele que conta a história do seu estabelecimento. Nesta primeira etapa deve-se exaltar a história do profissional e do empreendedor. Destaque dados completos do estabelecimento.
  • #2 – Na segunda etapa do seu plano de negócio é necessário exaltar seu negócio: qual a missão, qual o diferencial e valores pregados.
    Pode-se organizar também ações de marketing a partir deste tópico.
  • #3 – Nessa fase você indica quais serviços e produtos o estabelecimento irá oferecer aos clientes, determinar o público-alvo e quantidade de funcionários ideal para o cumprimento perfeito dos serviços. Logo, este trecho do seu plano de negócio poderá sofrer modificação a qualquer momento.
    investidor.

4 – Localização e estrutura do salão de beleza.

A estrutura de seu estabelecimento deve ser bem organizada e eficiente na hora de conduzir seu cliente dentro do espaço. Crie um ambiente funcional, prazeroso, relaxante e aconchegante.

A decoração de seu estabelecimento não pode ser deixada de lado e precisa expressar toda personalidade e identidade com o público. Alguns procedimentos são mais demorados que outros, logo, garanta o conforto e bem-estar dos clientes e ofereça água, café… entretenimentos como Wi-Fi, TV e revistas também são aconselhados.

5 – Profissionais e tendências. A escolha de profissionais deve ser baseada no tipo de público que você pretende atingir. Se o seu estabelecimento tem como público alvo jovens e adultos antenados e liberais, então selecione estes tipos de profissionais. A afinidade salão e cliente deve ser única e este é apenas um dos segredos para fidelizar e garantir o retorno dos clientes.


Gestão-de-Salão-de-Beleza-na-prática


Com a equipe já montada e pronta para ação, certifique-se que todos estarão atualizados e por dentro das tendências! Afinal, como pretende atingir o público sem oferecer novidades do ramo?

Invista em seus profissionais em prol de seu salão de beleza. Ofereça todo suporte necessário para o crescimento de seu estabelecimento!

6 – Divulgação e Marketing. 

Essa última dica é fundamental para a prosperidade de seu salão de beleza ou barbearia e precisa ser seguida para garantir o sucesso de seu estabelecimento.

Reserve uma quantia financeira para a divulgação do negócio. Panfletos, promoções e contas em redes sociais darão a visibilidade necessária para atração de mais clientes!

Lembrete nos Trinks: Apesar do marketing digital ser essencial para a atração de clientes para seu estabelecimento, não se esqueça que a indicação boca a boca é um caminho fundamental para construir confiança, reputação e garantir a agenda cheia!


Marketing-para-salão---Falta-de-tempo-não-é-mais-desculpa


Atendimento personalizado, educação e qualidade de serviços fazem a diferença!

Com esse artigo tenho certeza que você já sabe o que fazer para o sonho de abrir seu salão de beleza se tornar realidade. O Trinks te ajuda com isso e muito mais, auxiliando com a gestão de seu negócio, marketing e fidelização de clientes.

Fique nos Trinks e até a próxima!

sobre o autor:

9 comentários

  1. sergio 16 de outubro de 2018 Responder

    escolhi atender so crianca e deu certo

    • Mariana do Trinks 17 de outubro de 2018 Responder

      Olá Sergio, tudo bem?
      Você escolheu seu público alvo e esse é o segredo para o sucesso de um estabelecimento. Ao saber o público que você pretende atingir, a decoração e a seleção de profissionais acontecem naturalmente e de maneira mais fácil!
      Fique nos Trinks e até mais! 😉

  2. Cláudia 19 de outubro de 2018 Responder

    muito bom

    • Mariana do Trinks 19 de outubro de 2018 Responder

      Olá Cláudia, tudo bem?

      Muito obrigada! Buscamos trazer sempre coisas boas para você!

      Se quiser, pode sugerir o próximo tema para o blog! 😉

  3. Matheus do Trinks 24 de outubro de 2018 Responder

    Oi Vanusa, como está?
    Trinks é apaixonante mesmo, tem tudo o que você precisa e mais um pouco!

    Muito obrigado por participar e estar conosco! 😉

  4. Jair 1 de novembro de 2018 Responder

    Mt bom !

    • Mariana do Trinks 5 de novembro de 2018 Responder

      Oi Jair!

      O bom desse artigo é que tira dúvidas bem interessantes para donos e proprietários de primeira viagem! 😊

  5. Oi minha querida, só preciso que você saiba que ele adicionou seu site aos meus favoritos do Google devido ao seu layout. Mas, falando sério, acredito que seu site tenha 1 no tema mais novo que eu já vi. Isto ajuda extremamente a tornar a leitura do seu blog significativamente mais fácil.

    • Thiago Baldino 21 de agosto de 2019 Responder

      Olá, tudo bem?
      Que bom que gostou, fico muito feliz com isso.
      Fique nos trinks.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *