Saiba como reter mais clientes com um programa de fidelidade


Em um mercado cada vez mais competitivo, fidelizar os clientes é o desejo de todos os gestores de salão de beleza que almejam ter um estabelecimento de sucesso. Há muitas maneiras de fazer isso, e uma das mais eficientes é apostando em um programa de fidelidade. 

Por meio de recompensas àqueles clientes fiéis, eles sentem-se motivados a retornar ao seu estabelecimento. E assim, realizar novos serviços e comprar novos produtos. Além disso, essa também é uma maneira de prospectar novos clientes, que sentem-se motivado a conhecer o seu estabelecimento.

Um estudo realizado pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) em parceria com o Instituto Axxus e a Unicamp, divulgou que 84% dos entrevistados concordam que os programas de fidelidade apresentam diversas vantagens para os consumidores.

Quer saber mais? Então continue acompanhando este post que o Trinks preparou para você e aprenda:

  • O que é um programa de fidelidade;
  • Como implementar um programa de fidelidade em seu salão de beleza;
  • Benefícios de um programa de fidelidade;

E se quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos, confira também este post com os pilares da gestão de um salão de beleza!

O que é um programa de fidelidade 

Os programas de fidelidade não são novidades aqui no Brasil. Há anos eles já vêm sendo adotados pelos mais diversos segmentos. Mais recentemente, porém, também começaram a fazer parte do dia a dia dos negócios da área da Beleza, que enxergaram os benefícios de sua implementação na retenção e captação dos clientes. 

Esses sistemas de recompensa vêm ajudando as empresas a terem mais conhecimento sobre seus clientes, atendendo às suas necessidades e, o mais importante, incentivando o consumidor a retornar ao estabelecimento para realizar novos procedimentos. 

Afinal, fidelizar um cliente custa bem menos do que alcançar novos. 

Como implementar um programa de fidelidade em seu salão?

Agora que você já entendeu o que é o programa de fidelidade, deve estar se perguntando como fazer para implementá-lo em seu estabelecimento.

O primeiro passo para isso é estabelecer algumas regras para que o cliente possa participar. Como por exemplo, definir quais produtos ou serviços farão parte e quais serão os critérios de pontuação e benefícios. 

O benefício pode ser uma hidratação gratuita, um retoque de raíz ou um serviço de manicure, por exemplo. Já o critério de pontuação, quais produtos ou serviços entrarão no programa e renderão pontos. E quantos pontos serão.  

Definido isso, o consumidor então poderá acumular pontos ou ganhar benefícios naquele estabelecimento.

Atualmente, diversos salões de beleza já utilizam essa estratégia de fidelização de clientes em seus estabelecimentos, e um dos métodos mais comuns é a utilização de um cartão de fidelidade. 

Após a realização de um procedimento ou após a compra de um produto, a recepcionista assinala no cartão do cliente sua pontuação. Depois de tudo preenchido, ele tem direito ao benefício. 

No entanto, a desvantagem de utilizar um cartão de fidelidade físico é que eles se perdem com facilidade, desse modo perde-se também o objetivo final de seu uso. 

Atualmente, o que há de mais recente no mercado são os sistemas para salão de beleza com programas fidelidade embutido

Veremos, a seguir, como eles funcionam e suas vantagens. Continue acompanhando!

Sistemas de salão com programas de fidelidade

Como comentamos, uma maneira ainda mais eficiente de utilizar um programa de fidelidade é por meio de um sistema de gestão para salão de beleza.

A principal vantagem é que com eles você não precisa de um cartão ou papéis de controle, uma vez todas as informações sobre pontos, benefícios e clientes encontram-se na nuvem. O sistema emite a pontuação automática, por meio da integração do programa de fidelidade.

Além disso, o programa de fidelidade atrelado ao programa de gestão permite que você controle todo o seu estabelecimento, prêmios e clientes de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Bem mais prático, não é mesmo?

Para configurar esse cartão fidelidade digital, basta que você siga os passos abaixo:

Passo 1. Dentro do seu sistema, indique quantos reais vale cada ponto. Ex: R$ 30,00 valem 2 pontos.

Passo 2. Cadastra os serviços, produtos e pacotes que geram pontos para seus clientes. 

Passo 3. Informa quais os serviços e produtos que podem ser trocados pelos pontos. 

Passo 4. Seus clientes ganham pontos, fidelizam e voltam mais vezes. 

Os clientes recebem diretamente no e-mail uma notificação de quantos pontos eles ganharam após o término de um serviço, e você poderá acessar, na tela do seu computador ou celular, quantos pontos cada um dos seus clientes possui.

Além disso, também é possível determinar a validade dos pontos, e enviar e-mails a seus clientes quando eles estiverem próximos de expirarem.

Viu só como é fácil? 

Se quiser conferir mais vantagens de investir em um programa para salão de beleza, confira também este post!  

Benefícios do programa fidelidade para salão de beleza

Ainda resta alguma dúvida de como implementar um programa de fidelidade em seu salão de beleza é vantajoso? Então confira alguns benefícios para fixar o texto que você acabou de ler!


E aí, você já implementou essa estratégia de fidelização de clientes em seu salão de beleza? Não perca tempo! Otimize os resultados de seu estabelecimento e faça com que ele cresça ainda mais em 2021. E se tiver mais alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários!

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *