Para quais estabelecimentos serve um programa para salão de beleza


Ter um estabelecimento de beleza reconhecido e admirado por seus clientes internos e externos não é uma tarefa fácil para o gestor. O dono é uma figura que precisa adquirir habilidades além do seu mercado, para dar conta de fazer um bom atendimento, promover bons serviços, comunicar-se com seus clientes e profissionais e prestar as contas no final de tudo. Essa pessoa precisa ser, praticamente, um super herói. Por isso, ter um programa para salão de beleza é essencial para tornar suas tarefas mais eficientes, atendendo melhor seus clientes.

Quanto mais um salão cresce, mais difícil fica acompanhar as tarefas do cotidiano. Por isso, utilizar um sistema que oferece boas funcionalidades para o seu dia a dia da gestão não é mais um diferencial para se destacar, e sim, o passo primordial de quem quer empreender com resultados positivos.

O fator online contribui ainda mais para seu caráter essencial: Poder resolver tudo pela internet, sem perder espaço no computador e  sem precisar fazer instalações complexas, apenas logando e acessando uma plataforma

É um sonho realizado para qualquer gestor da área de beleza e seus profissionais. 

Um programa de gestão é uma ótima opção para não acumular tarefas e nem deixar a rotina fugir do controle.

A possibilidade de automatizar demandas complexas, como cálculos de comissão, e centralizar dados, como os clientes, serviços feitos, profissionais que atenderam, avaliações de serviços e atendimento, produtos em estoque, etc, pode representar um ganho de tempo e inteligência significativos  para o seu negócio.

O que é e para quem serve o programa para salão de beleza

Um programa é um software que irá te ajudar com as atividades da empresa. Trata-se de uma plataforma inteligente que tem como objetivo principal otimizar ao máximo o seu negócio.

Tornando, assim, todo o processo mais rápido e eficaz para que você possa gerenciar tudo de forma prática. E o melhor? Você não precisa estar sempre presente fisicamente no seu estabelecimento para acompanhar o que acontece.

Uma vez que seu acesso é remoto, isso significa que esse programa pode ser acessado via login de um computador, tablet ou smartphone. 

É o fim dos possíveis erros de informação trocada, da sobrecarga na recepção de anotar tudo o que aconteceu no dia, e o principal de tudo, ser refém da agenda de papel.

Engana-se, ainda, quem acha que apenas salões de beleza devem utilizar os programas de gestão. Todo segmento do ramo não só pode, como é aconselhado, a utilizar esse tipo de software que vem crescendo cada vez mais, dentre eles.

Para quais estabelecimentos serve um programa para salão de beleza

  • Barbearias
  • Spas
  • Design de sobrancelhas
  • Clínicas de estéticas
  • Esmalteria 
  • Podólogos

Com isso, nós do Trinks separamos algumas funcionalidades para te convencer que o que falta no seu estabelecimento é um bom programa para salão de beleza!

Por que ter um programa para salão de beleza

Sabemos que beleza e saúde são parceiras inseparáveis e sempre caminham juntas e que o conforto e conveniência para a clientela agora é regra.

Para promover a beleza dos clientes com o máximo de energia, seu salão de beleza deve ter ótima situação financeira e organização. Isso se torna uma realidade cada vez mais próxima quando se tem um software de gerenciamento específico para serviços de beleza

Agendamento Online

É o principal serviço que vai facilitar a vida dos seus clientes na hora de agendar um horário no seu negócio.

A oferta de sistema de agendamento online não restringe os clientes a fazer reservas durante o horário de trabalho do salão, por exemplo. Isso também não significa que os clientes tenham que ligar para a recepcionista para conseguir um agendamento.

Além de ser mais cômodo para seus clientes, evita falhas na comunicação (o que acontece muito com as agendas de papel) e também deixa que eles tenham mais autonomia sobre os seus compromissos.

Ter um sistema que permita agendamentos é como ter um funcionário adicional em seu estabelecimento, uma vez que, a equipe do seu salão poderá realizar suas tarefas enquanto sua agenda é lotada sozinha pela plataforma.

Confira também: Por que usar agenda online no salão de beleza

Otimização do controle de estoque

A gestão de estoque em um estabelecimento de beleza é fator crítico, pois o consumo de produtos está sempre ligado aos atendimentos.

 Por isso, caso ocorra a falta de algum produto, o atendimento fica inviabilizado, causando assim, prejuízo para o negócio.

Um bom software de gestão para salão irá te dar a contagem automática de tudo que está disponível, e assim, com tudo registrado, a plataforma te avisará quando os produtos estiverem acabando.

Um estoque organizado, nas quantidades certas, isto é, sem excesso de produto e sem a falta deles, é um demonstrativo de como anda o seu estabelecimento.

Gestão financeira de primeira

Não há nada melhor do que saber exatamente qual foi o seu faturamento diário sem precisar fazer mil contas e ainda correr o risco de se perder.

A gestão financeira é o coração de qualquer salão de beleza, pois com ele é possível:

  • Apurar de forma instantânea as comissões dos seus profissionais;
  • Fazer comparativos evolutivos de receitas x despesas;
  • Conhecer a margem de lucratividade de cada produto e serviço do salão;
  • Fluxo de caixa atualizado em tempo real;

Por isso, caso você não tenha muita noção de como fazer esse controle, um bom programa para salão irá te fornecer os dados completos e relatórios rápidos e fáceis de entender.

Veja também: Como definir a tabela de preços de sua barbearia e outras 4 dicas de controle financeiro

Comunicação e Marketing

Como falamos anteriormente é muito importante ter uma boa comunicação com seus clientes, sempre dando atenção e mostrando o quão gratificante é ter eles ali no seu estabelecimento. 

E para fazer isso não é preciso muito! Com um bom programa para salão de beleza você tem a possibilidade de mandar mensagens personalizadas via SMS, Whatsapp e E-mail, a facilidade de comunicar promoções, parabenizar clientes, convidá-los a retornar ao seu estabelecimento e manter-se perto dele, fidelizando sua preferência.

Essas ações são extremamente importantes, mas muitos estabelecimentos de beleza não conseguem tempo para fazê-las. Como gerir e disparar comunicações ao mesmo tempo? Por isso, o programa para salão de beleza faz um papel ímpar no processo de fidelização de clientes.

Adicionais importantes

Emissão de nota fiscal

Assim como na gestão financeira, quando falamos de assuntos tributários muitos empreendedores se desesperam. E com a nota fiscal não poderia ser diferente.

Emitir a nota fiscal de forma automática é fundamental para ter mais tempo, pagar os impostos em dia, focar no crescimento do negócio e entender melhor a sua clientela.

Falhas de comunicação com os emissores de nota podem acontecer, e acredite, é mais normal do que gostaríamos. E seu cliente não gostará de ficar esperando até que a situação seja normalizada.

Por isso, um bom sistema de beleza oferece essa funcionalidade e permite que a nota fiscal seja emitida assim que a venda é realizada ou o serviço prestado.

Fidelização de clientes

Um programa eficiente é uma das ferramentas principais quando falamos de fidelizar os clientes.

É importante ter todas as informações dos clientes em um só lugar, aumentando, assim, a comunicação.

Uma boa solução é o programa de fidelidade, que tem por objetivo oferecer vantagens exclusivas para os seus clientes, como recompensas, ofertas especiais, pacotes gratuitos, entre outros. Ofereça a cada 4 cortes, o próximo sai de graça, por exemplo.

Ter uma estratégia de marketing também é essencial para manter os seus clientes atualizados e educar o mercado. Por isso, a ferramenta de gestão do seu salão deve fornecer essa funcionalidade.

Precisa de algumas dicas de promoção para salão de beleza e barbearia? Confira aqui!

Como escolher o melhor programa para salão de beleza

Uma plataforma de software deve ser sua base para o cotidiano no salão

Apesar dos inúmeros benefícios que citamos acima, muitos proprietários ainda relutam em adotar essa tecnologia. Mas, o uso da plataforma tem tido um enorme crescimento no setor da beleza e bem-estar, chegando a atingir um nível global.

Para que qualquer software de salão seja produtivo e útil, você deve saber escolher os parâmetros certos.

É preciso saber se ele é fácil de usar e com manuseio satisfatório sem precisar de muita ajuda além de saber como você vai incorporar o uso dessa ferramenta à sua rotina.

Explicaremos, agora, porque esses fatores são tão importantes para o seu negócio.

Ateste que a plataforma seja fácil de usar

Contanto que você obtenha o suporte da empresa que produz a ferramenta selecionada, o ideal é que ela seja intuitiva, ou seja, que seja fácil de usar.

Como o sistema é uma parte importante do trabalho diário do estabelecimento de beleza, todos os profissionais que pretendem utilizá-lo devem entendê-lo perfeitamente.

Caso contrário, o que é feito para ser uma solução eficaz pode vir a se tornar um fardo

Avalie, também, fatores como capacidade de resposta e velocidade.

Tenha um sistema que reflete o seu negócio

Como falamos no tópico anterior, para que seja eficiente, a plataforma precisa mostrar rapidamente seus resultados. Uma das principais vantagens de ter um programa para salão de beleza é que ele pode mostrar informações, que manualmente levaria horas e até dias, para você em poucos segundos.

Para aproveitar ao máximo as vantagens, antes de contratar uma ferramenta, pense na forma como você deve aplicar esse tipo de informação no seu negócio. Um exemplo é fazer uma consulta mensal com seu banco de clientes e oferecer um benefício aos clientes que mais agendaram os serviços.

Lembre-se, também, que embora ofereçam muitos recursos semelhantes, certas plataformas têm benefícios exclusivos, como planos e pagamentos online. Busque sobre os diferenciais entre cada um e veja qual é mais adequado para o seu salão.

Coloque no papel o valor total do investimento

É errado considerar apenas o custo da plataforma de gerenciamento. Isso porque é preciso avaliar todos os benefícios, tanto de curto quanto de longo prazo, que o negócio terá após investir no sistema.

Claro, existe fatores que não é possível medir, como, por exemplo, as operações que poderão ser gerenciadas com agilidade, superando o investimento inicial. Com o software usado para gerenciar seu salão de beleza, as operações comerciais e tarefas de agenciamento serão gerenciadas sem problemas.

Permita que seus clientes disponham da mobilidade e tranquilidade utilizando o sistema de programa para salão de beleza.

Praticidade e atualização tecnológica conectam ainda mais os clientes com o estabelecimento de beleza, seja ele qual for.

Os benefícios de ter um programa para salão de beleza são inúmeros e contribuem para tornar seu negócio cada vez mais eficiente. Com essa ferramenta, gerenciar pessoas, finanças e consumo e reposição de produtos fica extremamente fácil.

Gostou do nosso conteúdo? Aqui no Trinks temos muito mais para te auxiliar em tudo que você precisa para ter um salão de sucesso! 

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *