Como Instagram pode ajudar nas promoções de salão de beleza?


Com a Black Friday batendo às portas, a busca por ideias de promoções para salão de beleza tem crescido. Afinal, essa data é uma ótima oportunidade para aumentar o engajamento com o seu público e conquistar novos clientes.

Mas você sabia que o Instagram pode ser um grande aliado nessa estratégia, que vai muito além de só abaixar os preços dos serviços e produtos?

A rede social do momento é muito mais do que apenas um meio de comunicação com os seus clientes. Com mais de 72 milhões de usuários ativos na rede, ela sem dúvidas é uma importante vitrine dos seus produtos, serviços e profissionais.

E um dos principais motivos é que o Instagram é uma rede social que tem um forte apelo visual. O que, no segmento da beleza, é muito importante.

Por isso, sem mais delongas, o Trinks preparou um post com várias dicas de como montar promoções para o seu salão de beleza usando o Instagram. Não só neste momento de Black Friday, mas durante todo o resto do ano.

São diversas maneiras de fazer uma boa promoção para salão de beleza em seu Instagram, e você vai ficar por dentro delas.

Vamos lá?

E não deixe de conferir também essas dicas de como aumentar suas vendas na Black Friday!

Antes de mais nada, foco no planejamento das promoções

O planejamento é alma do sucesso de toda estratégia empresarial. Seja para criar campanhas de marketing, definir as promoções para o salão de beleza, fazer os ajustes financeiros… Não importa qual seja o setor, planejar tem de ser sempre o primeiro passo de qualquer estratégia.

E com o uso do Instagram não é diferente.

Você precisa ter um planejamento claro para usar essa rede social da melhor maneira. E assim, obter os resultados esperados.

Aqui no Blog do Trinks nós temos um post dando algumas dicas de o que fazer o que não fazer no Instagram do seu salão de beleza, para que ele tenha a sua cara e seja reconhecido pelos seus clientes. Confere lá!

Faça uma agenda de conteúdos, definindo qual será a frequência de postagens, em quais dias você irá postá-los, quais serão os temas abordados…

Um erro bastante comum é achar que algumas postagens no feed de sua conta durante a semana já serão suficientes para engajar sua marca com seu público.

Estabeleça pelo menos três postagens durante a semana. E não se esqueça dos stories!

Essa é uma funcionalidade muito utilizada, que gera um ótimo engajamento. Com ela, é possível fazer enquetes, vídeos ao vivo, repostar conteúdos de clientes que tenha marcado sua conta, e muito mais!

Aqui neste post, separamos algumas dicas de como fazer stories atrativos para conquistar a atenção dos seus clientes. Confira!

Além disso, é importante sempre manter-se atualizado sobre as novidades da sua área. Para que assim você consiga “surfar as ondas” das tendências, sendo sempre o primeiro a abordar os assuntos do momento.

Dica extra para ficar nos Trinks! ✂️

Você sabia que alguns horários trazem melhores resultados para suas postagens no Instagram? Pois é!

De acordo com uma pesquisa realizada pela TrackMaven, o horário de pico no Instagram ocorre às sextas-feiras, 19 h.

Não, isso não quer dizer que você deve apenas se ater a produzir conteúdos para postar às sextas. Mas sim que você pode (e deve!) dar uma atenção especial a esse horário.

É o caso, por exemplo, de anunciar uma promoção para o seu salão de beleza neste dia.

 


Aposte nos sorteios

Uma estratégia de promoção para salão de beleza que bomba no Instagram é o sorteio. Se for bem divulgado, ele pode aumentar consideravelmente sua cartela de seguidores e possíveis clientes.

Mas antes de mais nada, você precisa de uma arte. Não precisa ser nada muito elaborado, mas capriche! Se você não souber como usar o photoshop ou o Ilustrator, que são ferramentas de design profissionais, uma boa dica é usar o Canva.com.

Esse é um site que fornece diversos layouts já prontos de artes para as redes sociais, em que você pode fazer pequenas alterações para inserir as informações que desejar.

Vale lembrar que as dimensões de imagens para o feed do instagram são de 1080 x 1080, e para os storys 1080 x 1920.

É importante que sua arte tenha sua logo, e um texto curto, para divulgar a promoção do seu salão de beleza.

Depois de criada a arte, estipule o regulamento. Algo como: seguir sua página e marcar três amigos nos comentários. Ou então, seguir sua página, marcar um amigo nos comentários e compartilhar a imagem no story.

Depois de criada sua arte e definido o regulamento, o próximo passo é definir quais hashtags (#) você usará em seu post.

As hashtags são importantes para que as pessoas consigam encontrar seu conteúdo. Elas expandem o alcance do seu post, tornando sua marca mais conhecida.

Mas é importante ter uma estratégia na escolha das hashtags. Afinal, não basta fazer uma escolha de palavras aleatórias que você ache que dialoguem com o seu conteúdo.

Por isso, outra dica boa é usar um site que mostra a posição das melhores hashtags. É o caso, por exemplo, do site All Hashtag. Depois que você preencher o tópico com o tema, ele trará uma seleção com as melhores hashtags para usar em seu post.

como usar hashtags em promocoes do seu salao de beleza
Nunca se esqueça de usar as melhores hashtags para divulgar as promoções do seu salão de beleza.

Por fim, a hora mais aguardada: a do sorteio!

Para tornar esse processo mais profissional, transmitindo maior confiança aos seus seguidores, a recomendação é usar um site que faça a escolha automatizada do vencedor.

Um dos mais utilizados é o Sorteiogram. Ele é bem fácil e intuitivo de mexer, sendo necessário apenas logar com seu e-mail e o seu user do Instagram.

Para fazer sorteios das promoções do seu salão de beleza, use um site para automatizar esse processo.

Por meio desse site ainda é possível averiguar se o usuário sorteado cumpriu todos os pré-requesitos do seu instagram: se ele te seguiu, por exemplo.

Ah, e aqui vai uma dica extra!

Para passar mais credibilidade ao seu sorteio, filme todo o processo com seu celular, desde o momento em que você entrar no site até o momento da divulgação do vencedor.

Divulgue combos de serviços

Use o Instagram como uma vitrine para expor seus produtos e serviços, e incentive que os seus clientes consumam cada vez mais.

Para isso, uma boa maneira é oferecer pacotes ou combos de serviços, fazendo com que seus clientes queiram experimentar serviços diferentes e agregando valor à conta deles.

Confira a seguir algumas sugestões de combos de serviços para o seu salão de beleza:

  • Penteado + make com cílios;
  • Coloração + reconstrução capilar;
  • Reconstrução capilar + escova;
  • Pé + mão;
  • Escova + matização;
  • Pé + mão + buço + sobrancelha.

E por aí vai!

Liste os serviços que podem entrar sem seus combos, calcule quanto cada um deles custa separadamente e depois aplique de 20% a 30% de desconto sobre o pacote.

Esse é um bom jeito equilibrar as contas, principalmente nos meses de menor movimento.

Divulgue seu programa de fidelidade

Hoje em dia, ter um programa de fidelidade não é mais um diferencial. Na verdade, é parte dos pré-requisitos para que o seu salão de beleza tenha o sucesso desejado em suas promoções.

E isso porque com a grande concorrência presente nesse segmento, o programa de fidelidade é mais uma forma de reter os clientes.

Com ele, o cliente é incentivado a voltar sempre ao seu estabelecimento. E assim, aumenta o consumo de seus serviços e produtos.

Para aplicá-lo, é bem simples!

Basta definir a quantidades de vezes que seus clientes precisam utilizar determinado serviço para depois terem direito a uma gratuidade ou desconto.

Bem legal, não é mesmo?

E se você tiver um programa de fidelidade atrelado a um programa de gestão, fica ainda mais fácil de controlar todo o seu estabelecimento; prêmios e clientes de qualquer lugar e a qualquer hora do dia.

Divulgue mais essa vantagem do seu estabelecimento de beleza no Instagram e espere pela chuva de clientes!


O que achou dessas dicas de como usar o Instagram nas estratégias de promoção do seu salão de beleza? Fique por dentro das novidades e assine a nossa Newsletter para não perder nenhum conteúdo!

 

 

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *