10 dicas para ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza

Categorias: Divulgação e Marketing
propaganda do seu salão de beleza

A fama de um estabelecimento de beleza é composta de diversos fatores, incluindo um bom marketing. Existem diversas formas, meios e valores de investimento para ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza.

 Por isso, ao programarmos corretamente, muito objetivos como, estabelecer a imagem do salão, aumentar o conhecimento da marca, atrair novos clientes e consolidar relacionamentos positivos com a clientela já existente,  podem ser alcançados.

Ao criar estratégias de divulgação, é comum que nosso principal objetivo seja atrair novas pessoas e consumidores. E para isso, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser nenhum especialista em publicidade e propaganda ou marketing para promover efetivamente o seu salão de beleza.

Seja um salão de beleza inaugurado recentemente ou um com muitos anos de experiência no mercado, é importante saber fazer uma boa divulgação para atrair os clientes e se destacar da concorrência. No entanto, ter uma página no Facebook ou Instagram não basta para que essa conquista seja feita.

Conheça o perfil do seu cliente

Antes de começar a fazer qualquer tipo de publicidade é preciso saber com clareza o perfil do cliente do seu salão de beleza. É importante saber responder às seguintes perguntas:

  • Quais são seus clientes mais frequentes?
  • Quais suas idades, preferências, classe social?
  • O que fazem? Qual sua profissão/ocupação?
  • O que esses clientes gostam de fazer? Sobre o que conversam?
  • Porque tenho clientes fiéis que voltam sempre?
  • Pelo o que sou reconhecido?
  • Quais elogios eu mais recebo?
  • Quais canais de comunicação mais acessam?

Tendo essas respostas já esclarecidas você conseguirá escolher a melhor forma de divulgar o seu estabelecimento. Confira, a seguir, 10 dicas que nós do Trinks separamos, que podem te ajudar a ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza.

1- Divulgue e interaja nas redes sociais

Começando pelas redes sociais, que facilitam a divulgação de novidades, produtos, serviços, promoções, e também, ajudam a apresentar os diferenciais e personalidade do negócio. As redes sociais ajudam a transmitir a essência da marca, de que pessoa ela é feita, como é seu tom de voz, relação com seu público,etc. 

Porém, nem só de Instagram a Internet vive. Mesmo sendo uma das redes sociais com mais impacto já que te permite postagem de fotos, vídeos além de vendas online diretamente do aplicativo, claro, é importante conhecer outras plataformas que podem agregar ainda mais visibilidade ao seu negócio, como o Facebook, que conta com a plataforma marketplace para vendas de produtos e serviços.

Outra dica é divulgar promoções que são válidas apenas para quem te segue nas plataformas, como, por exemplo, oferecendo 10% de desconto em algum serviço para quem apresentar o print de uma imagem.

Veja também: Descubra como o Instagram pode ajudar nas promoções de salão de beleza

2- Parceiros locais

A partir de parcerias locais como associações, farmácias, universidades, pizzarias, academias e até grandes empresas, é possível contar com o apoio destes espaços para fazer divulgações.

Ofereça, por exemplo, um desconto especial para os funcionários e clientes desses estabelecimentos mediante a apresentação de um panfleto, inclusive, é possível criar promoções para funcionários de negócios locais próximos ao salão de beleza, incentivando uma clientela fixa. 

Incentive, também, a equipe do seu salão a divulgar promoções e serviços. Use e abuse do marketing boca a boca, já que seus clientes confiam nos seus profissionais. Uma equipe que conhece bem o local onde trabalha e todos os serviços que ela fornece, poderá, facilmente, trazer cada vez mais clientes.

Confira também: 5 dicas para fortalecer o marketing boca a boca do seu salão

3- Faça sorteios de produtos e/ou serviços

Que tipo de cliente não ama um bom sorteio? Ganhar um produto ou algum tipo de serviço de graça é um grande incentivo para que sua clientela te divulgue e fique por dentro das coisas que acontecem no seu salão, consumindo mais e dando mais visibilidade pro seu negócio.

Os sorteios também estão associados ao nosso tópico número 2, parceiros locais, já que, é possível fechar parcerias com o estabelecimento amigo e fazer um grande prêmio.

Por exemplo, supondo que você realize um sorteio em parceria com uma farmácia local onde o prêmio é um tratamento no seu salão e mais X reais em produtos nessa farmácia. Ambos saem ganhando, e juntos, podem atrair a atenção de mais pessoas. Com certeza será um sucesso na propaganda do seu salão de beleza

Mas lembre-se: Alguns sorteios precisam ser regulamentados pela Caixa Econômica Federal, por isso, pesquise antes para não ter problemas!

4- Organize eventos e Happy Hours

Pode parecer novidade para alguns donos de salão de beleza, mas a ideia de fazer happy hour não é tão recente e também tem se aperfeiçoado cada vez mais.

Os estabelecimentos podem oferecer espumantes, sucos, batidas, doces, chás, cafés, entradas e até mesmo tortas. Muitos locais apostam até mesmo em Djs para animar os clientes e deixar um clima descontraído.

Uma boa opção para aproveitar os eventos e happy hours são as datas comemorativas, como o Dia Internacional da Mulher, Dia dos Namorados, Dia das Mães, ou em algum final de semana a critério do proprietário.

Essa é uma forma eficiente para fazer a publicidade gratuita, por conta da movimentação das redes sociais. Quem participa de eventos como esse, por exemplo, posta uma foto, faz check-in, faz storie e comenta com amigos sobre o estabelecimento.

Mas cuidado: Não gaste mais que você pode, pois esses eventos geralmente não tem retorno monetário imediato. Uma boa opção é tentar permutar os serviços de fornecedores de bebidas, comidas, esmaltes, hidratação, etc.

5- Para uma boa propaganda, vá além do que está na moda

Sabemos que o mercado de beleza muda com agilidade, por isso é importante estar sempre se atualizando e sempre em desenvolvimento.

Vale conferir, sempre que possíveis sites, aplicativos, dentre outros veículos que mostram as tendências do momento, como o Pinterest, Instagram, revistas de moda, além de seguir celebridades e acompanhar os principais eventos de moda do mundo.

Da mesma forma que você sabe que conhecer as tendências é essencial, os seus concorrentes também. Por isso, não espere os seus clientes chegarem com determinadas técnicas inovadoras, pois, quando isso acontecer, certamente outros salões já o estão oferecendo. Então se antecipe e renove seu cardápio de serviço visando às tendências que ainda não chegaram no Brasil.

Uma ideia de ouro é oferecer serviços de agendamento online já que o uso dos smartphones está cada vez mais presente na vida das pessoas, e o melhor, de todas as idades. Assim, a facilidade que essa forma de agendamento oferece é ágil e eficiente.

Não conhece ou ainda não sabe como funciona o agendamento online? Clica aqui para conhecer essa ferramenta que dará adeus ao uso de papel!

6- Mantenha o relacionamento entre o cliente e seu salão de beleza

Para alguns proprietários pode até parecer óbvio, mas é preciso sempre falar sobre como criar e manter um relacionamento bom com os clientes é importante para ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza.

O pós-venda, como, por exemplo, o envio de mensagens e e-mails para seus clientes, pode ter um grande impacto nas suas vendas.

Ao sentirem que existe uma relação de conexão entre vocês, é provável que eles não só darão preferência ao seu estabelecimento, como também indicarão os seus serviços para amigos e familiares. O marketing boca a boca aparecendo mais uma vez! Viu como ele é mais importante do que você imagina?

Porém, cuidado: crie mensagens diferenciadas para cada tipo de cliente. Clientes antigos, por exemplo, devem receber mensagens diferenciadas dos novos, principalmente se ele não vai ao seu salão há algum tempo. Atente-se, também,  à frequência e quantidade de mensagens para não fazer o efeito reverso e ser inconveniente, afastando, assim, os clientes.

Não tem tempo para isso? Sugerimos que adote uma plataforma com ferramentas de marketing incluídas. Você verá como é simples e rápido manter contato com todos os seus clientes, de maneira personalizada e apenas com alguns comandos.

7- Faça concursos e ações diferenciadas

Assim como os sorteios, as pessoas adoram concursos. Aliás, quem não gosta de uma competição saudável?

Fazendo concursos você irá incentivar a divulgação dos seus serviços em troca de descontos, brindes, ou prêmios a seu critério. Além disso, o ar de competição fará com que os clientes corram atrás do objetivo, ajudando, assim, a levar o trabalho do seu salão de beleza a novos potenciais clientes que ainda não conhecem seus serviços.

Esse é o momento que você estará completamente livre para inventar o que acha que cabe melhor com o momento e estilo do seu salão, então não tenha medo de deixar a imaginação fluir!

8- Incentive as avaliações

Se você possui um público que sempre retorna e possui alta taxa de retenção de cliente então é possível deduzir que essas pessoas estão felizes com o seu serviço.

Conseguir que seus clientes fiéis avaliem seu produto irá influenciar outros a seguirem o exemplo dele (mais uma vez o “boca a boca” sendo citado), e também irá fornecer aos consumidores fatos confiáveis sobre o seu negócio. Resumindo, essa estratégia de publicidade é barata e satisfatória.

Para facilitar esse processo, é ideal que o salão esteja associado a uma plataforma de gestão online ou aplicativo de agendamento, que geralmente já oferecem essa opção no fechamento de cada serviço. Assim, torna-se mais fácil reunir essas avaliações e focar onde está mandando bem, assim como melhorar os pontos fracos. 

9- Ofereça vendas adicionais

Crie possibilidades de aumentar o valor gasto pelos seus clientes e explore o histórico de serviços para saber quais adicionais devem ser oferecidos a ele. Se a pessoa sempre corta, por exemplo, que tal oferecer uma hidratação junto? 

Mas, para isso, é ideal ter os atendimentos registados em uma plataforma simplificada de gestão online, onde é mais fácil manter o controle e mais difícil de ser perder (link trinks)

Uma excelente dica para conseguir vender um item adicional é sempre oferecer itens mais baratos que o da venda original, mas tome cuidado para não ser cansativo e insistente e acabar perdendo a compra.

10- Promova um programa de fidelidade

Por último, mas não menos importante (muito pelo contrário), a fidelização de clientes é uma das maneiras fundamentais para levar mais clientes até o seu salão de beleza.

Clientes fiéis são aqueles que não trocam o seus serviços, mesmo tendo um concorrente tentando oferecer mais benefícios para ele. Porém, essa relação demanda tempo para se concretizar, e por isso, é importante que, assim que conhecê-lo, tente se aproximar sabendo seu nome, data de aniversário, profissão, e-mail, etc.

Já tendo essas informações, é preciso decidir o que os clientes irão ganhar caso continuem voltando ao seu salão e qual a frequência.

Por exemplo, vamos dizer que a cada 10 hidratações, a décima primeira sai de graça, ou seja, isso incentiva o seu cliente a voltar com certa frequência para que ele tenha um prêmio ao atingir essa meta.

Todas as partes envolvidas no processo de venda podem sair ganhando com o programa de fidelidade. Tanto para quem oferece quanto para quem consome. Esse processo pode ser facilitado por plataformas de de gestão online que contabiliza a pontuação do cliente e sinaliza momentos de resgates e premiações 

Então, deu para inspirar se inspirar em algumas boas dicas para ter sucesso na propaganda do seu salão de beleza, e assim, atrair mais clientes até você? Agora, leve-as em prática e continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre nossos conteúdos que te ajudarão a conquistar, cada vez mais, seus objetivos!

sobre o autor:

2 comentários

  1. Maria alice 3 de março de 2021 Responder

    Muito bom as dicas,vou copiar

    • Elly Ana do Trinks 4 de março de 2021 Responder

      Que bom que gostou, Maria! 👏
      Faça sim e esperamos que dê muito certo pra você e seu negócio de beleza.
      Um abraço e fique nos trinks! 😉🧡

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *