Gestão

Qualidades que todo bom profissional deve ter.

Qualidade-que-todo-bom-profissional-deve-ter

O primeiro passo para um estabelecimento de beleza ser bem-sucedido é ter profissionais qualificados. Quando se consegue juntar serviços de qualidade com uma boa gestão, tudo tende a dar certo. Nós do Trinks vamos listar algumas qualidades que todo bom profissional deve ter.

Reconhecer certas características é fundamental na hora de avaliar as pessoas que trabalham com você, ou quem deseja contratar. Monte seu time com profissionais competentes.

Vendas


Quanto mais melhor!

Uma qualidade extra que podemos olhar com bons olhos é a capacidade da pessoa em vendas. Um profissional que consegue fazer com que os clientes consumam mais do que o esperado é maravilhoso! E isso é muito importante para fazer a lucratividade do seu negócio aumentar. Estimule os seus profissionais a oferecerem algo a mais aos clientes, de forma natural, tendo cuidado para não parecer que estão insistindo muito.

Não há problemas em permitir que as manicures parceiras ofereçam outros serviços para as pessoas, muito pelo contrário, fará o cliente sair mais satisfeito com o que lhe foi oferecido, por exemplo.

Aparência


Aparência é tudo.

A pessoa que quer trabalhar na área da beleza precisa entender que a aparência é fundamental. Existem profissionais que parecem que vão para o salão do jeito que acordam! Por isso é muito importante verificar se os seus profissionais estão se vestindo de maneira adequada, e com uma aparência agradável.

Os profissionais são o espelho do seu estabelecimento. Você cortaria o cabelo com um cabeleireiro que está com o cabelo todo bagunçado ou sentaria na cadeira de um barbeiro que esteja cheio de falhas na barba? Não, né?! Por isso seus clientes também não.

Ética


Saiba se comportar.

A ética é uma das principais qualidades que todo bom profissional deve ter. Ambiente de trabalho não é lugar para ficar fofocando e falando mal das outras pessoas, além de ser algo que não é bem visto, causa uma perda de tempo acima da média e pode colocar o cliente em uma situação constrangedora.

Manter diálogo com os clientes é muito bom, mas sempre atento sobre os assuntos abordados, nada de temas polêmicos e que tendem a ser conflitantes, como política e religião, por exemplo. Ter cuidado com o que falar é essencial para não correr o risco de causar algum tipo de desconforto com os clientes.

Organização


Ser organizado é fundamental!

É preciso ficar atento na forma de como os profissionais mantem a organização do próprio ambiente de trabalho, como: material organizado, o carrinho limpo, frascos de esmalte sem aquela crosta seca em cima, ou seja, ter a preocupação de deixar tudo nos Trinks! Um ambiente organizado e limpo demostra profissionalismo, passa confiança aos clientes e ainda economiza tempo quando for necessário procurar por algum produto ou equipamento. 

Para essas questões, é sempre bom pensar como um cliente. Imagina se você encontrasse algo não muito legal em um estabelecimento que costuma frequentar, do tipo: Você gostaria de fazer suas unhas em um local sujo?

Educação


Qualidade básica.

Ser educado é uma das qualidades essenciais para qualquer pessoa, seja ela profissional ou não. Para os negócios, quando o cliente é educado achamos muito bom, e quando o profissional é educado achamos melhor ainda. Um profissional educado cativa e conquista qualquer cliente.

Todo mundo gosta de ser bem tratado, então certifique-se que seus clientes estão recebendo os cuidados e atenção necessária para que a experiência deles dentro do seu estabelecimento seja a melhor possível.

O grande diferencial é manter a educação mesmo em dias difíceis, sabemos que é complicado. Afinal, todos nós temos aqueles dias, né? Nessas horas que temos que saber ser profissionais e lidar da melhor forma possível.

Tempo


Noção de tempo é muito importante.

A gestão de tempo é um quesito fundamental em qualquer profissional. É muito importante que os horários sejam respeitados, pois os clientes podem ter outras coisas para fazer durante o dia, e qualquer atraso pode fazer com que a experiência dele seja ruim. Se ele agendou em um determinado horário, o ideal é que ele seja atendido na hora marcada.

Um bom profissional tem noção de suas capacidades e do tempo médio que cada serviço leva. Lembrando que, é claro que imprevistos podem acontecer, mas se isso for algo frequente, é sinal de que alguma coisa não está certa. A consequência do atraso é a queda do fluxo de cliente do dia, pois o tempo gasto a mais, poderia ter sido usado com outras pessoas.

No seu negócio de beleza, tempo é dinheiro. Para conseguir fazer uma boa gestão de tempo é necessário organização.

Confiança


Principal para fidelização.

Trabalhar na área da beleza é questão de confiança, pois é a autoestima das pessoas que está em jogo. Assim, sempre que um profissional conquistar a confiança de um cliente, automaticamente estará fidelizando esse cliente.

O bom profissional não está interessado em apenas fazer um serviço, e sim em entregar um resultado de alta qualidade.

Dedicação


Qualidade que faz toda a diferença!

Um serviço bem feito é a forma perfeita de você mostrar a qualidade do trabalho realizado em seu estabelecimento, e para isso, os profissionais têm que ser realmente apaixonados pelo que fazem.

Muitas pessoas entram no mercado apenas pelo dinheiro, o que não deixa de ser uma motivação, mas na realidade é apenas uma consequência de um trabalho bem feito. Porque um profissional que tem amor pelo que faz, vai se dedicar sempre para oferecer o melhor para seus clientes, e não simplesmente fazer de tudo para arrancar algum valor a mais de cada serviço prestado.

Por isso, incentive os seus profissionais a estarem sempre se atualizando sobre técnicas, tendências e estarem fazendo novos cursos com o objetivo de se capacitar cada vez mais. Essa é uma maneira de fazer seus profissionais e estabelecimento crescerem juntos.

Para saber mais sobre marketing pessoal para profissionais da área da beleza clique aqui!

Conclusão


Podemos ver que, independente da função, os profissionais devem ter certas características e qualidades que não podem ser ignoradas. Dedique um pouco mais de tempo na hora de escolher as pessoas que irão trabalhar com você, e evite dores de cabeça no futuro. Estas são as Qualidades que todo bom profissional deve ter. Esperamos que tenha gostado!

Estamos ansiosos para saber os resultados de nossas dicas na prática em seu estabelecimento! Deixe aqui o seu comentário 🙂

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *