Redes sociais para negócios de beleza: como aproveitá-las


Hoje em dia, não há como pensar na criação de um negócio sem pensar na inserção dele na internet. E se estamos falando do mercado da beleza, aí mesmo é que não dá para ficar de fora. Mas, então, o que fazer? Como usar as redes sociais para negócios de beleza da melhor maneira? 

Se você inicia um empreendimento como esse, fazer um bom planejamento para as mídias sociais é mais do que essencial.

Um negócio de beleza envolve muito glamour, encanto e oportunidades de fazer fotos e vídeos incríveis. Além disso, é possível conseguir depoimentos de clientes satisfeitos e felizes. 

Com tudo isso, chegamos a uma pergunta: em meio a tantas possibilidades de criar conteúdos interessantes, por que deixar de divulgar isso nas redes sociais?

Vamos te mostrar as melhores formas de aproveitar essas ótimas ferramentas para o marketing do seu salão de beleza ou barbearia.

Faça a escolha da rede social certa

Se você é um usuário frequente e ativo, sabe que existem diversas redes sociais atualmente. Mas, ainda que não seja tão óbvio, elas são diferentes umas das outras e cada uma oferece funções diferentes para entretenimento do público.

Postando e fazendo presença no lugar certo, seus conteúdos podem ganhar características muito mais estratégicas.

Ao idealizar um plano de redes sociais para negócios de beleza, logo se pensa em uma forma de valorizar as imagens (principalmente belas imagens). E o que vem na cabeça? Ele mesmo, o Instagram!

redes-sociais-para-negocios-de-beleza

Essa plataforma, além de fornecer recursos de edição bem legais, possui ferramentas de negócios que abrem a possibilidade de você avaliar os resultados dos seus posts. Assim, é possível planejar novos conteúdos sabendo exatamente em que o seu público se interessa. 

Outra coisa muito vantajosa para negócios no Instagram são os Stories. Como eles são conteúdos rápidos e dinâmicos, você pode explorá-los para mostrar a rotina do estabelecimento, a participação em um evento e muito mais.

Ah, e aproveite os recursos de enquete, perguntas, votação… Isso gera engajamento com o seu público.

Calma: atenção com o exagero de propagandas

Vamos ser bem sinceros: não adianta apenas jogar propaganda atrás de propaganda nas redes sociais pois isso não dará certo. Isso pode espantar seus seguidores e essa, com certeza, não é a ideia. Valorize-se como profissional e valorize seu negócio.

Saiba mostrar o quanto seu trabalho é bom!

Promoção e propaganda muitos negócios de beleza fazem, portanto você não pode ser mais um na multidão. Crie, principalmente, relacionamento com seus clientes e possíveis clientes nas redes sociais.

Com relacionamento, você criará admiração. Com admiração, você conquistará vendas.

Redes sociais para negócios de beleza: seja uma autoridade

Nada melhor que mostrar que você entende (muito) sobre o que faz. As pessoas gostam de saber que serão atendidas por uma cabeleireira, por exemplo, que é especialista nesse ramo. Faça cursos, participe de congressos, simpósios e mostre tudo nas suas redes sociais. 

Divulgue também algumas explicações sobre os tratamentos que você faz no estabelecimento. Procure dar dicas rápidas e simples, fale sobre produtos que estão alta.

Enfim, são inúmeras possibilidades. Mostrar sua autoridade irá gerar a confiança dos clientes e mostra que você é um profissional de excelência.

como-usar-redes-sociais-para-salao-e-barbearia

Não deixe os seguidores perdidos: facilite o contato

Com conteúdos bacanas sendo compartilhados e toda sua autoridade sobre o negócio divulgada, os clientes vão começar a chegar.

Mas, se o seu contato para marcar um horário não estiver facilmente disponível, as pessoas podem perder o interesse rapidamente. Não deixe isso acontecer!

Deixe o WhatsApp na bio do Instagram, por exemplo. Ou, melhor ainda, que tal ter agendamento online disponível? Hoje em dia, ter uma facilidade assim pode fazer você passar na frente de muitos concorrentes.

Na capa do Facebook, caso tenha uma página, coloque o telefone para contato no cantinho. Isso já facilitará bastante o processo.

Aposte em parcerias com produtos

Você usa muito o produto de uma marca no seu salão? Gosta dele? Pode provar ótimos resultados com fotos e vídeos? Divulgue! Procure realizar uma parceria com essa marca, faça posts que incentive os clientes a experimentarem ou usarem novamente. 

Se o público se sentir tentado a usar ou já conhecer o produto, mesmo sem ter feito um serviço com você antes, ele pode procurá-lo para dar essa chance e aderir os seus serviços. 

Foque na construção de relacionamento

Já falamos sobre isso, mas é um ponto importantíssimo quando se fala de redes sociais para negócios de beleza. Aliás, para qualquer negócio! A construção de relacionamento é fundamental nas mídias, afinal, elas são canais de entretenimento. 

Ainda que hoje elas tenham, sim, configurações direcionadas para perfis empresariais, a ideia é fazer com que as empresas estejam presentes para ficarem mais próximas de seu público.

O foco deve ser a criação de uma relação humanizada.

Apareceu um novo comentário com alguma dúvida? Responda o quanto antes. Elogios? Agradeça! Alguém fez uma reclamação? Procure ser o mais cordial possível para tentar entender e resolver aquela questão.

Alguém fez um serviço com você e marcou seu estabelecimento na publicação? Curta, faça elogios, diga que espera a pessoa novamente. Isso vai gerar engajamento para suas redes sociais e irá fidelizar seus clientes.

Crie publicações que despertem a vontade dos seguidores de interagir. Coisas do tipo “o que acha desse tom para cabelos ruivos?”. No Facebook, use as reações para brincar: “Deixe seu curtir se prefere cabelos longos ou Amei se prefere curtos”.

São milhares de ideias que você pode apostar para gerar um bom alcance e engajamento. E quanto maior forem esses números, mais pessoas irão ver a sua marca.

construa-relacionamentos-nas-redes-sociais

Visual é o segredo

Já que estamos falando de um negócio de BELEZA, os conteúdos mais procurados pelos seus seguidores serão belas imagens e vídeos. Por isso, o cuidado com essas postagens deve ser dobrado.

Se for necessário, contrate o serviço de um fotógrafo para tirar várias fotos do seu espaço e da sua fachada. Assim, você mantém um acervo que poderá ser usado durante muitos meses.

Quer criar uma marca superlegal, mas não sabe como fazer um logo? O Spark pode te ajudar! Clique aqui e conheça.

Atraia seguidores com sorteios

Se você usa muito as mídias sociais, principalmente o Instagram, com certeza já viu algum sorteio rolando por aí. E eles são ótimos! Ajudam no engajamento, trazem mais seguidores e ainda presenteiam alguém.

Afinal, quem não gosta de ganhar presente, não é? E isso ainda pode ser uma boa forma de fidelizar clientes

E você pode sortear o que quiser! Um serviço, um produto, um kit ou até um Dia de Beleza no seu estabelecimento. Essa ação com certeza chamará a atenção do público e vai fazer seu perfil bombar enquanto ela estiver durando. 

Faça a integração com seu site

Rede social é legal, mas suas ações podem ser ainda melhores se elas forem direcionadas para o seu site. Isso possibilita que você tenha mais autonomia na sua divulgação, criando um espaço online que é só seu.

Inclua nele seus serviços, seus profissionais (não esqueça de colocar fotos deles), imagens do seu espaço, sua logo… Lá você fica livre! E se ainda não tem um site para seu negócio de beleza, está dando bobeira. 

E então, gostou das nossas dicas para usar as redes sociais da melhor forma possível? Elas são excelentes canais para construir relacionamento com seus clientes.

Porém, existem várias formas diferentes para divulgar seu negócio de beleza.

 

Por fim, esse foi mais um artigo da Trinks. E se gostou comenta aqui pra gente!

A Trinks, programa para salão e barbearia, pode te ajudar com isso. Experimente grátis por 5 dias e se encante com essa incrível ferramenta de marketing e gestão.

Até a próxima!

About The Author

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Comentários

2 respostas

    1. Renanat de Cassia, ficamos muito felizes com o seu comentário! Nosso objetivo é compartilhar os melhores conteúdos com vocês. Continue acompanhando para não perder as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *