Dicas para reduzir custos em um salão de beleza


Você, que possui seu próprio salão de beleza, já percebeu quantos custos seu espaço gera? Ser proprietário de um negócio é algo que pode ser bem lucrativo, se você souber reduzir seus custos. E existem diversas formas de fazer isso.

Nos últimos anos a quantidade de salões cresceu consideravelmente, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor teve taxa de crescimento anual de 8,2% nos últimos 10 anos e desde 2013 até 2019, o crescimento de profissionais dessa área foi de 567% no Brasil, passando de 72.000 para mais de 480.000 profissionais. 

Aproximadamente 7 mil salões são abertos por mês no Brasil, isso contando somente os formais. Nosso país é considerado o quarto maior mercado consumidor de serviços de beleza do mundo. 

Consequentemente, toda essa competição e concorrência exige dos empreendedores uma atenção especial na gestão e cuidados de finanças, para que assim, possam aumentar o lucro do estabelecimento, e até mesmo evitar uma crise financeira.

Por que reduzir os custos do salão de beleza?

A incerteza econômica tem mostrado o quanto é importante estar preparado para atuar em diferentes cenários.

Com a pandemia, vimos como muitos estabelecimentos encerraram suas atividades por ainda não estarem maduros em relação a esse controle de custos. 

Claro que muitos outros fatores podem ser responsáveis pelo sucesso de um negócio de beleza, mas o controle de custos tem se mostrado cada vez mais essencial para decisões mais seguras e assertivas

Sendo assim, confira abaixo alguns motivos que nós do Trinks reunimos para você diminuir os gastos no seu salão de beleza sem perder a qualidade do serviço.

 Seus equipamentos podem estar te sabotando

Reavalie seus equipamentos, tais como: secador de cabelo, prancha/chapinha, lavatório, em resumo tudo o que consome energia elétrica deve ter uma revisão constante, já que a falta de uma inspeção pode gerar um maior consumo de energia. Além disso, você também pode trocar seus equipamentos antigos por novos, pois modelos mais modernos consomem menos energia.

Uma das causas para o aumento no consumo é o uso da iluminação, uma boa forma de economizar é trocando por outras opções, como por exemplo, lâmpadas de LED e fluorescentes, que além de durarem mais tempo que os modelos tradicionais, o seu consumo é menor. 

O que auxilia os gestores do salão nas escolhas que melhor iluminam sem exageros no consumo. Também é uma boa saída optar por um ar-condicionado mais econômico, como um split que tem um consumo de energia menor.

Você não está desperdiçando produtos?

Para não haver desperdícios com os produtos do seu salão, e assim gerar um prejuízo a longo prazo, o ideal é orientar seus funcionários da quantidade que deve ser utilizada para cada cliente.

Uma cliente com um cabelo mais curto e menos volumoso, por exemplo, não tem a necessidade de usar a mesma quantidade de tintura que uma cliente que tenha o cabelo comprido e mais cheio.

A mesma coisa funciona para o shampoo e o condicionador que são utilizados também, cada cliente tem uma necessidade diferente de quantidade de produto e os profissionais devem estar atentos a isso para não acabarem gerando gastos desnecessários.

Veja também: Não deixe faltar: 6 dicas para administrar produtos para salão de beleza

O uso de produtos em excesso também demanda um consumo maior de água e de energia elétrica, para que sejam retirados.

Uma boa forma de economizar no seu salão de beleza, é dando preferência aos produtos que exijam menos lavagens e pense antes de aplicar. Dessa forma, você também consegue economizar água e luz nos processos de tintura e alisamento, por exemplo.

Você sabe tudo o que entra e sai do seu estoque?

Uma outra forma de evitar os desperdícios e reduzir os custos, é controlar o estoque.

https://blog.trinks.com/controle-de-estoque-salao/

Você precisa conhecer seus produtos, saber a quantidade que deve ser utilizada e sua disponibilidade no estoque.

Também é necessário controlar o fluxo de reposição, para saber quando solicitar mais material e conseguir preços melhores pedindo com antecedência.

O armazenamento também é um ponto importante, seu estoque deve estar sempre organizado, para que uma desorganização não acabe acarretando uma compra desnecessária de novos produtos.

Evitar comprar produtos além da demanda do seu salão, também é uma boa forma de economizar.

 Às vezes você encontra alguma promoção e acha que será vantajoso aproveitar, porém se o gasto do seu salão for menor que a quantidade de produtos que você comprou, pode acabar havendo um desperdício e uma perda de dinheiro, já que se o produto acabar vencendo você não poderá utilizá-lo.  

Seus preços podem estar incoerentes 

Um dos aspectos mais importantes para evitar prejuízos no seu salão de beleza, é a precificação.

Seus preços devem ser coerentes com os custos do negócio, com o perfil dos clientes e com a qualidade dos serviços. Se você quer oferecer uma experiência diferenciada no seu espaço, é natural que o valor seja um pouco mais alto que a média dos concorrentes que não oferecem os mesmos serviços que você.

Uma dica muito importante é verificar quanto se gasta em cada serviço, incluindo nessa conta a porcentagem do profissional, os impostos e o gasto dos produtos utilizados. Assim ficará mais claro o quanto sobra para o salão após essas despesas.

E na elaboração dos preços também é necessário estipular quais são as metas de lucros desejadas, para cobrar proporcional a tudo isso.

Confira também: Como definir a tabela de preços para a barbearia e outras dicas

Seus gastos podem estar sem planejamento

Para manter o seu salão organizado, é necessário fazer uma boa gestão financeira, para ter um controle de despesas eficiente. 

Diversas vezes, alguns detalhes passam por nós e acabam gerando prejuízos mais a frente. Por isso, pense bem: quais são os seus gastos para manter esse salão funcionando?

É necessário colocar tudo que é utilizado em uma lista de despesas, como: água, energia elétrica, manutenção de aparelhos, compra de material, reposição de estoque. Tudo deve estar no planejamento de gastos.

Assim, você pode fazer uma divisão de despesas por períodos, organizar seus gastos mensais, trimestrais e anuais para não ter nenhum prejuízo por falta de organização.

Planejar suas despesas é essencial, até para a precificação dos serviços do seu salão, sabendo quanto você vai gastar e quanto quer lucrar auxilia na decisão dos preços dos serviços que seu estabelecimento oferece. 

Uma equipe capacitada otimiza tudo.

Como o treinamento e a capacitação dos funcionários pode influenciar na redução de custos do seu empreendimento?

Quando se tem uma equipe eficiente e bem treinada, a mesma pode te ajudar a reduzir os gastos e também pode auxiliar no aumento dos lucros. 

Um bom profissional atrai mais clientes, e os fideliza, por fazer um trabalho de qualidade. Além do que, um cliente satisfeito é o maior responsável pelo marketing positivo, que pode atrair outros possíveis consumidores do seu serviço. 

Um colaborador qualificado muitas vezes é mais rápido em seu trabalho, o que otimiza o seu tempo, e consequentemente o torna mais rentável, por conseguir atender mais clientes sem perder a qualidade. 

Eles também reduzem os gastos dos produtos e o desperdício de materiais, pois sabem a quantidade necessária de utilização dos mesmos.  

Por isso é muito importante investir em um treinamento adequado para sua equipe. Inicialmente, isso é um gasto, porém a longo prazo evitará prejuízos para o seu estabelecimento, pois reduzirá possíveis erros. 

É preciso escolher muito bem seus fornecedores.

A última dica é essencial para qualquer estabelecimento, seja um pequeno estabelecimento ou uma grande rede de beleza e estética: escolher bem seus fornecedores.

Esses parceiros devem ser estratégicos, para ajudar a manter a qualidade dos seus produtos e serviços, garantindo assim a satisfação do cliente.

 E também para assegurar a entrega dos itens no prazo. Depois de encontrar um bom profissional é possível negociar:

  • Um maior prazo para pagamento;
  • Descontos em compras de grande quantidade de produtos;
  • Um parcelamento maior em compras de alto valor;
  • Trocas em caso de produtos vencidos;
  • Comprar produtos em consignação;

Por isso ter fornecedores bons e confiáveis é uma das melhores estratégias de redução de gastos do seu salão de beleza, pois tendo produtos de qualidade se obtém melhores resultados, fidelizando assim a clientela e aumentando seus lucros. 

Sem contar que esse produto de qualidade vai entregar exatamente o que você precisa, sem ter que gastar mais ou menos, em algum cliente, para atingir o resultado esperado, por você e por ele.

Além disso, evita o desperdício de materiais, pois por terem mais eficiência, seu gasto é reduzido.

Adorou as dicas e não sabe por onde começar? Existem excelentes programas para salão de beleza que deixam tudo isso registrado e de fácil acesso pra você. 

Através de um sistema online e simplificado, você faz tudo isso sem esforços, obtendo relatórios periódicos. E o melhor? Você não é pego de surpresa com cobranças e contas no vermelho.

Esperamos que nossas dicas de como reduzir os custos do seu salão de beleza ajudem vocês. Continuem acompanhando mais artigos em nosso Blog e assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *