Salão de beleza pequeno: O que não pode faltar!


Para ter um salão de beleza não é preciso dispor de muito espaço. Com algumas dicas, é possível manter um salão de beleza pequeno e aconchegante, otimizando o espaço e oferecendo aos seus clientes o que realmente importa — sem abrir mão da beleza e do conforto!

Afinal, nós sabemos que a tendência, com os aluguéis exorbitantes, principalmente nas grandes metrópoles, é a de ter estabelecimentos cada vez menores.

Mas tamanho nunca foi documento. E por isso é possível, sim, ter um salão de beleza otimizado para locais pequenos.

Quer ver algumas dicas para implementar em seu salão? Então continue acompanhando este post que o Trinks preparou para você!

Dicas para montar um salão de beleza pequeno e aconchegante

1. Defina o layout do seu salão

Antes de sair comprando os móveis e instalando os equipamentos, você precisa saber exatamente onde cada uma dessas coisas irá ficar posicionada.

Para facilitar o trabalho de seus funcionários, é importante que todos os aparelhos necessários às suas atividades estejam posicionados perto de suas suas estações de trabalho, de modo que o acesso seja mais prático, promovendo um maior conforto e eficiência.

Além disso, cada um de seus funcionários deve ter um armário individual para poderem guardar seus pertences. Instale no alto, para otimizar o espaço.

Além disso, você também deve pensar na disposição dos assentos de espera para os seus clientes. Posicione-os próximo à entrada, aproveitando os cantos do seu estabelecimento para otimizar o espaço.

Vivadecora/Divulgação

Outro ponto que merece sua atenção é a bancada de apoio ao cabelereiro, imprescindíveis em todo salão. A quantidade vai variar do porte, mas para um salão de beleza pequeno e aconchegante, cerca de dois ou três já é mais do que o suficiente.

De igual modo, a quantidade de lavatórios também vai variar conforme o tamanho do seu estabelecimento. Mas para espaços menores, um ou dois já é o bastante.

Vivadecora/Divulgação

Por fim, as instalações sanitárias também não precisam ser grandes. Mas é importante que elas disponham do necessário para sua utilização, como uma pia e um sanitário. E para otimizar ainda mais o espaço, opte por um banheiro unissex.

2. Atenção à escolha dos assentos

salao de beleza pequeno e aconchegante
Vivadecora/Divulgação

A escolha dos assentos também merece uma atenção especial. Opte por poltronas confortáveis, tanto para seus clientes quanto para seus profissionais.

Por passarem muitas horas sentados, eles podem desenvolver problemas posturais, por isso é importante escolher versões com altura ajustável e de material acolchoado.

Para otimizar o espaço do seu salão de beleza, evite assentos que ocupem muito espaço.

salao de beleza pequeno e aconchegante
Janete Barros/Vivadecora

Além disso, não se esqueça de combinar as cores das poltronas com o restante da decoração do seu salão de beleza, para que a composição fique harmônica e aconchegante.

E se quiser conferir também como escolher a cadeira de manicure, confira esse post que publicamos no Blog!

3. Iluminação

Outro fator que exerce influência na percepção de um ambiente é a iluminação. Luzes mais quentes trazem uma maior sensação de aconchego, enquanto luzes mais frias, um pouco menos.

Em um salão de beleza, é importante que todos os locais sejam iluminados, com luz natural ou artificial.

Uma boa iluminação faz toda a diferença na hora de executar o trabalho, pois possibilita que o profissional veja com mais clareza os detalhes.

As luzes naturais são mais econômicas, mas nem sempre é possível aproveitá-las, dependendo do local. Por isso, na hora de escolher lâmpadas, opte pelas versões em LED, pois são mais econômicas, duráveis e já estão disponíveis no mercado há bastante tempo.

Caso queira conferir outras dicas de iluminação, confira este post que publicamos em nosso Blog!

4. Nichos e prateleiras

Facilmente integrados à decoração, os nichos e prateleiras não só trazem mais graça ao ambiente como também são muito funcionais.

salao de beleza pequeno e aconchegante
Os esmaltes ficam ótimos posicionados em nichos, trazendo um ar de sofisticação e praticidade. (Vivadecora/Divulgação)

Em salões de beleza pequenos, não é comum ter um espaço reservado para o estoque. Desse modo, prateleiras e nichos servem para armazenar os produtos usados em seu dia a dia de trabalho, além daqueles que você revende.

Assim, seu salão de beleza fica muito mais organizado e funcional, uma vez que os materiais estão sempre ao alcance das mãos. E ainda permanecem à exposição do público, que pode sentir interesse em comprar determinado produto depois de vê-lo.

salao de beleza pequeno e aconchegante

Uma boa dica é posicionar os nichos de modo que eles dividam o ambiente, tornando o espaço ainda mais otimizado. (Politorno Móveis/Divulgação)

Nichos e prateleiras são facilmente encontrados em lojas de móveis, mas se você preferir também pode comprá-los em lojas de móveis planejados. Fica a seu critério!

Leia também: controle de estoque para salão de beleza — aprenda a aumentar o seu lucro!

5. Espelhos para salão de beleza pequeno e aconchegante


Os espelhos tornam o salão de beleza maior (Imagem: Casaeconstrucao.org)

Se tem um bom aliado dos espaços pequenos é o espelho!

Saia do óbvio: além daqueles posicionados em locais estratégicos, como de frente para a bancada dos cabelereiros, experimente inseri-los também na entrada do seu salão e atrás da recepção.

Essa disposição criará uma sensação de profundidade maior em seu salão de beleza, fazendo-o parecer ter duas vezes o tamanho que de fato tem.

salao de beleza pequeno e aconchegante
(Imagem: Casaeconstrucao.org)

Mas cuidado com os excessos e defina bem onde irá posicioná-los. Perto do banheiro, por exemplo, não fica nada legal.

Leia também: como montar um salão de beleza pequeno


E aí, o que achou dessas dicas para montar um salão de beleza pequeno e aconchegante?

Para organizar um ambiente você não precisa de muito espaço, apenas de criatividade. Conta para gente aqui nos comentários o que você não deixa de fora do seu salão e fique nos Trinks!

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *