Satisfação do cliente: 6 dicas para não errar

Categorias: Beleza, Sem categoria
Satisfação do cliente

Você sabia que a satisfação do cliente é muito importante para o seu negócio?

Pois é ela que vai fazer com que o cliente se torne fiel ao meu negócio ou que nunca mais volte. Mas afinal, no que estou errando e como posso melhorar a satisfação da minha clientela?

Hoje, nós vamos te contar os 6 erros que podem impactar na satisfação do seu cliente e 4 estratégias para te ajudar.

Prepare o seu papel e caneta que vamos falar tudinho pra você!

6 erros que podem atrapalhar a satisfação do cliente

Estou fazendo tudo certinho e ainda sim meu cliente está insatisfeito e indo embora. E agora?

Pois é.. vamos voltar algumas casas e descobrir juntos o que pode estar havendo.

Separamos aqui, 6 erros muito comuns que você precisa saber para melhorar a satisfação do cliente. Por isso, leia todos os tópicos com muita atenção e avalie por aí onde você está errando. Vamos nessa!

01. Não treinar sua equipe pode atrapalhar a satisfação do cliente

Desenvolva a equipe com treinamentos, workshops, reuniões e qualquer bate papo, pois práticas essenciais para o desenvolvimento da equipe e responsáveis pela satisfação do cliente.

Por isso, precisamos promover esse tipo de troca com todos os funcionários e, por fim, explicar para ele a importância do individual no todo.

Recentemente, falamos por aqui sobre como melhorar a qualidade no atendimento ao cliente, dá uma conferida!

02. Satisfação do cliente não quer dizer excesso

Tudo bem se a equipe é simpática demais! Aliás, isso é de fato, um ponto positivo. Porém, perder a mão pode ser um tiro no pé.

O cliente ama ser bem atendido, mas quando essa sensação se torna um incômodo, podemos perde-lo.

Sabe aquela famosa mania de chamar o cliente de “amigo”, “florzinha”, etc? Essa é uma prática não recomendável e que pode acabar levando seu atendimento para o buraco.

Para evitar a insatisfação dos clientes, prefira ser menos invasivo e tratar a todos com neutralidade, sem forçar uma amizade que não existe.

Existem outras formas de ser agradável que não soam como falsidade e que conseguem ser ainda mais eficazes para criar um bom relacionamento com o cliente.

03. Mentir para o cliente

Nunca, em hipótese alguma, podemos mentir para o cliente.

Todas as pessoas que utilizam um produto ou serviço, querem um resultado positivo e de acordo com o que o produto ou serviço ofereceu. Por isso, não podemos prometer nada além que o produto ou serviço pode cumprir.

Caso contrário, a reputação e confiabilidade vão para o espaço junto com aquele cliente que nunca mais verá!

Mentir – e até omitir – uma informação, na hora, pode até parecer uma boa ideia, mas é preciso pensar nos efeitos desse tipo de atitude nas vendas.

04. Não resolver o problema do cliente

Não resolver o problema do cliente que garantimos resolver

Quase que uma continuidade do erro anterior, não resolver o problema que o cliente tem a expectativa que nós vamos solucionar, é um divisor de águas na hora de ganhá-lo ou perdê-lo para sempre.

Devemos entender que quem não sabe resolver o problema do cliente, dependendo da situação, é porque não consegue ouvir ou compreender suas necessidades.

Por isso, precisamos ouvir o cliente. Somente depois disso será possível oferecer as soluções mais apropriadas, ao cliente invés de ficar empurrando algo que não faça sentido.

05. Não conhecer os serviços do seu negócio

É fundamental saber sobre todos os serviços que o espaço oferece. Todas as técnicas, produtos, métodos de uso e resultados alcançados. 

Só assim é possível perceber se tudo está rodando perfeitamente no estabelecimento e aparar as arestas antes que isso faça perder clientes. 

06. Cliente não é número!

Cada um possui características particulares que devem ser respeitadas e consideradas em todas as etapas do relacionamento entre o estabelecimento e o cliente. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial ao atendimento mais humanizado possível.

Criar vínculos com base na empatia pode culminar em confiabilidade e oportunidade e fidelização. 

Como evitar esses erros?

Mas do que adianta saber os erros mais comuns e que resultam na insatisfação de clientes se não souber, também, como resolvê-los?

Por isso, separamos aqui 4 pontos bem legais nesse momento em que você precisa criar laços com os clientes, melhorar a satisfação deles e esquecer para sempre os erros do passado!

O cliente não pode esperar

Principalmente se o cliente tem um horário agendado e não foi atendido dentro dele. É quase que inaceitável tirar um tempo do dia dele e fazê-lo estar a sua disposição para esperar, quando, na verdade, era para o oposto estar acontecendo.

Por isso, por mais que às vezes seja difícil, precisamos ficar atentos à agenda de clientes. E, em casos extremos, onde não tem outra opção a não ser atrasar um pouco o atendimento, seja rápido e avise o quanto antes, assim, o cliente não perde tempo e você não perde pontos preciosos na experiência dele no espaço.

Simpatia na medida vale ouro!

Sabe aquela coisa de “sou 8 ou 800”? Então, isso é tudo que não podemos ser.

Uma equipe treinada para proporcionar aos clientes um atendimento de qualidade, com simpatia e exclusividade, o que faz total diferença na hora de escolher entre ser atendido por você ou pelo seu concorrente. 

Por isso, ser educado, cordial e gentil são requisitos básicos em qualquer relação de atendimento ao cliente, porém, nem pensar em ser demais! Tenha limites e um bom feeling para saber até onde ir.

Agendamento otimizado trás 100% de satisfação do cliente

Se você trabalha com agendamento, é muito importante seguir à risca os horários dos clientes e nunca esquecer dos agendamentos deles na data correta.. Sim.. e antes que diga que isso é impossível, pode ter certeza que não! 

Atualmente, o mercado está repleto de ferramentas especialmente pensadas para negócios que trabalham com agendamento, sabia?

Exatamente! E as ferramentas não só fazem esse controle, como ajudam na fidelização desses clientes, através de notificações de agendamento, fluxo de contato onde ele sempre será atualizado sobre um novo serviço, promoção, entre outros. 

E o melhor: tudo isso na tela do seu celular, de qualquer lugar do mundo!

Quer saber mais sobre isso? Dá uma olhada no artigo que fizemos sobre elas aqui.

Opções de pagamento diversas

Em um mundo cada dia mais tecnológico e moderno, quando o assunto é pagamento, não poderia ser diferente. Por esse motivo, disponibilizar opções variadas e práticas de pagamento ajudam muito no sucesso do seu negócio.

Seja via dinheiro, pix, cartão de crédito… Consulte as vantagens e desvantagens da aplicação de cada um deles, mas tenha a máxima variedade possível entre elas.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um papo super importante .Saiba que sempre estaremos por aqui para te ajudar e solucionar suas dúvidas e questionamentos. 

Por isso, agora que você já sabe onde estão os erros que tornam a insatisfação do cliente, e por que não ler um guia pós crise?

Pois é! Aqui temos um incrível e prontinho para você. Confira!

Até a próxima, pessoal.

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *