Seu marketing não pode ser intuitivo – com Josiel Rocha


Este é um texto escrito pelo nosso Parceiro Josiel Rocha, consultor da área da beleza que ajuda salões e esteticistas a terem mais controle de sua gestão através de técnica, marketing, vendas e finanças. Esperamos que goste e aproveite a leitura!

Não sei você, mas fico com um “dó” daquelas garotinhas que vez ou outra aparecem no feed do Instagram ou Facebook cortando a franja.

Só das garotinhas, porque das mulheres crescidas que inventam de fazer em casa, sem ter nenhum tipo de técnica, cá entre nós… é até bem feito.

Claro, eu dou bastante risada dessa situação, mas uma coisa é certa: cortar cabelo, colorir ou depilar não é intuitivo. 

Envolve uma série de técnicas aprendidas por uma larga experiência dos profissionais. Quem observa de fora pensa: “Que nada, vou na perfumaria, compro a tinta com a foto do modelo que eu quero e vou ter meus cabelos dos sonhos”.

O final da história já sabemos. Invariavelmente elas voltam ao profissional cabeleireiro para consertar a besteira que fizeram.

Veja também: Plano de Marketing para salão de beleza e barbearia

É cômico, se não fosse trágico. Ou seria trágico, se não fosse cômico?

Não sei…

Pode até ser que algumas atividades como jogar futebol, fazer um churrasco ou mesmo andar de bicicleta seja possível reproduzir intuitivamente. 

Na maioria das vezes essas atividades são hobbies e você não terá grandes prejuízos se negligenciar um passo ou outro quando comparado com a execução de um profissional. 

No entanto, outras atividades, por mais que a primeiro momento pareçam intuitivas, podem mostrar que não são tão fáceis assim e que só um profissional treinado é capaz de executar.

Se para quem está de fora, cortar cabelo pode parecer simples, do nosso lado estão alguns salões e profissionais de beleza que imaginam que o marketing é só ter uma conta no Instagram e postar fotos de antes e depois, sem qualquer tipo de estratégia definida. 

Fazer publicações a esmo, ou seja, sem um objetivo definido, é como se você chegasse na balada e saísse perguntando a toda e qualquer pessoa que encontrasse, se ela quer se casar com você.

De repente até aparece alguém – um(a) louco(a), cá entre nós – mas concorda comigo que é bem mais difícil? Pois existem muitos profissionais da beleza fazendo isso.

Nunca fizeram nenhuma ação, nunca publicaram ou postaram nada.

De repente faltou clientes, o caixa diminui e ela lembrou que eu disse que tem um “mundaréu” de gente na internet que ainda não sabe do trabalho dela.

O que ela faz? Publica uma sequência de 5 ou 10 stories no perfil pessoal com antes e depois e espera que no outro dia chova clientes.

Veja também: 8 ações de marketing para salão de beleza e barbearia

Depois ainda me questiona: “Josiel, esse negócio que você falou de internet não funciona”.

Dessa vez, eu só respiro fundo. 

E, pacientemente explico que não é bem assim… O marketing não deve ser feito apenas quanto faltam clientes e os resultados de qualquer estratégia, mesmo que na internet, não são de curto, mas sim de longo prazo.

Não estou querendo dizer que você precisa fazer faculdade de Marketing, mas saber como conquistar e reter clientes deve ser prioridade para qualquer empresa. Isso porque quem não vende, quebra.

Agora que você já sabe disso, antes mesmo de compartilhar uma publicação na rede social, criar o seu site para salão de beleza ou distribuir panfletos por aí, defina quais são as estratégias, técnicas e práticas que vão agregar valor ao seu serviço. Assim, despertará em seu futuro cliente o desejo de ir até seu espaço.

Curtiu esse artigo? Caso tenha alguma dúvida e queira falar com o Josiel, você pode deixá-la aqui nos comentários. Ou também pode escrever um e-mail para josiel@prosaloes.com.br. E se preferir, ainda pode chamá-lo no direct do Instagram (@prosaloes). Até a próxima!

About The Author

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Comentários

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *