Como definir a tabela de preços de sua barbearia e outras 4 dicas de controle financeiro

Embora seja consenso que fazer um bom controle financeiro é uma dos pilares de gestão do sucesso de todo empreendimento, muitos donos de barbearia ainda encontram dificuldades para implementar na prática as melhorias em seu negócio. As dúvidas acontecem na hora de definir a tabela de preços para a barbearia, gerir o fluxo de caixa, controlar o estoque e muitos outros pontos que merecem atenção. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Croma Solutions, 63% dos homens consideram que cuidar da beleza e do corpo não é só uma necessidade feminina. Esse setor está entre os dez principais segmentos do varejo e o Brasil ocupa o 2º lugar para produtos masculinos.

Esses dados surpreendentes evidenciam a ampla fatia de mercado em que as barbearias estão inseridas. Por isso, saber aproveitar as oportunidades é fundamental para sair na frente da concorrência, gerir um negócio lucrativo, reter os clientes e conquistar novos cada vez mais. E assim, fechar o mês sempre no azul, evitando endividamentos e contas atrasadas. 

Pensando nisso, o Trinks selecionou algumas dicas para melhorar o controle financeiro de sua barbearia. Boa leitura!

Como definir a tabela de preço de sua barbearia e outras 4 dicas de controle financeiro

1. Defina uma tabela de preços competitivos para sua barbearia 

Como já comentamos, a demanda por serviços de barbearia e beleza masculina está em constante crescimento. Atualmente, há diversos modelos de barbearias, que variam em preços, estilos de decoração, serviços prestados e localidade. No entanto, todas elas visam atender o cliente da melhor maneira.

Para isso, definir uma tabela de preços competitivos para sua barbearia é fundamental. Corte, barba, relaxamento, sobrancelha, corte + barba… Defina os valores de todos os serviços de sua barbearia, cobrando o justo para manter o saldo de sua barbearia sempre no azul. 

Com uma tabela de preços para sua barbearia, outra vantagem é que o seus clientes já sabem, antes mesmo dos serviços, quanto eles gastarão. Isso poupa tempo e ainda evita aquele sentimento comum de passar em frente a um local e não entrar por medo de ser caro. 

Mas além das tabelas de preços para barbearias físicas, outra dica para aumentar a divulgação do seu negócio é fazer tabelas virtuais. É bem simples: você pode montá-las em sites de criação de artes gratuitos, como Canva.com, e em seguida divulgar a imagem em suas redes sociais ou site próprio. 

2. Atenção ao capital de giro e ao fluxo de caixa

Todos os custos operacionais de sua barbearia, como pagamento de funcionários, contas de luz e impostos, devem ser supridos pelo capital de giro. Esse dinheiro é a garantia das operações de sua barbearia, uma vez que é por meio dele que ocorre a segurança de que todos os gastos das operações do seu negócio em um determinado período de tempo serão pagos.

Mas antes de mais nada, vamos a uma importante diferenciação. Muita gente confunde capital de giro com fluxo de caixa. No entanto, os dois não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro refere-se ao montante necessário para conseguir manter suas operações, o fluxo de caixa é o saldo entre receitas e despesas em determinado período. 

O fato é que esses dois pontos merecem atenção. Enquanto o capital de giro é importante para garantir o funcionamento do negócio a longo prazo, ter atenção ao fluxo de caixa também é imprescindível para evitar desvios internos, uso inadequado do dinheiro e retiradas não anotadas. 

Leia mais: aprenda a fazer o controle de caixa de seu negócio da área da Beleza

3. Atenção ao estoque

Se tem uma coisa que prejudica qualquer negócio, e as barbearias não saem ilesas, é um controle de estoque ineficiente. Ceder às “promoções imperdíveis” dos fornecedores e comprar mais do que o adequado para o porte de sua barbearia, ou ainda, não se atentar para a validade dos produtos e perdê-los, sem usá-los, são algumas das consequências mais claras da falta de controle de estoque.

Desse modo, é imprescindível que você saiba identificar a melhor hora de repor seu estoque, comprando o ideal para o funcionamento do seu negócio diariamente. 

Com um sistema de gestão para salão de beleza, você evita erros nesse departamento. E isso porque, por ser totalmente automatizado, ele emite alertas quando os produtos estiverem perto da prazo da validade ou acabando. E assim, você não precisa se preocupar em ter que checar no seu inventário todos os dias.

Leia mais: salão de beleza simples — aprenda a reduzir os gastos

4. Separe os gastos

Outra dica muito importante de controle financeiro para barbearias é a separação de gastos empresariais e pessoais. Quando o gestor mistura essas duas contas, e acha que não precisa separar, mensalmente, um salário para ele, como todos os profissionais, a barbearia corre o sério risco de ficar no vermelho. 

E isso porque essa atitude tende a gerar um excesso de despesas que não serão cobertas pelos lucros. Por isso, não se esqueça: a gestão do capital é importante sempre! Determine qual será sua renda mensal para gastos particulares e tenha cuidado de não extrapolar nunca esse valor.

Esse tipo de conduta é valorizada profissionalmente e uma das dicas de ouro para deixar a sua barbearia vip! 

5. Use um sistema de gestão

Falamos de tabela de preço para barbearia, capital de giro e fluxo de caixa, separação de gastos… Mas outro ponto fundamental para o sucesso de uma barbearia é a otimização de seus processos por meio de ferramentas digitais. 

Com um sistema de gestão para salão de beleza fica mais fácil ter uma visão mais ampla sobre os diversos pontos do seu negócio. Além disso, com ele é possível emitir diversos relatórios financeiros personalizados e ajustáveis à realidade do seu salão de beleza.

E assim, é possível filtrar esses dados por dia ou por período, criando diferentes combinações para conhecer afundo a saúde financeira de sua barbearia.

Mas além disso, outro recurso essencial que todo sistema de gestão para salão de beleza precisa é um fechamento de caixa e de contas de seus clientes totalmente automatizado. É o fim dos cálculos manuais, que aumentam a chance de erros e desperdiçam tempo! 

E ainda, com um software para salão de beleza fica mais fácil pagar os seus funcionários, adicionando dados de pagamento diferentes para cada profissional, e gerando comprovantes para eles. 


Essas foram algumas dicas de controle financeiro para a barbearia que nós do Trinks separamos para você. Continue acompanhando mais artigos em nosso Blog e assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

About The Author

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Redatora e produtora de conteúdo, escrevo sobre as novidades do mundo da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *