Descubra as Principais Tendências de Beleza para 2024/25!

Oie, é muito bom te ver aqui em mais um Blog da Trinks! 

Hoje, eu Elô Garcia, vou trazer um assunto para você gestor de negócio da beleza e bem estar refletir sobre o quão distante você está em relação às tendências de consumo e de trabalho. Bora lá?

Recentemente, no dia 03 de junho de 2024, a Coordenação do Summit Beauty Fair apresentou uma pesquisa de tendências para os negócios da beleza. Com a intenção de entender a preferência de consumo dos clientes e preferências de um bom lugar para se trabalhar. Nesta, foram 560 entrevistas com clientes de salões de beleza, 40 entrevistas com profissionais de salões, 12 entrevistas com gestores e 2860 salões de belezas com reviews no Google.

Vamos trazer aqui, alguns dos resultados da pesquisa Beauty Fair, para você tomar decisões neste segundo semestre e começar a planejar as mudanças para o próximo ano. 

 

1 – Como está o comportamento das clientes?

 

90% combinam o atendimento via WhatsApp.

90% costumam olhar as avaliações no Google

77% acessam o Instagram do Salão

59% o Instagram é o principal influenciador para escolher um salão

 

O TikTok, é a principal rede social de escolha das clientes mais jovens. Nesta pesquisa, ele apareceu como tendência, mesmo que ainda pouco consumido, vale à pena olhar estrategicamente para ele como um canal de venda.

 

Agora, analise como está a presença do seu salão, barbearia ou estúdio em relação a estes instrumentos de pesquisa. Pense que estes canais, são suas vitrines espalhadas pela internet. Quando uma pessoa procura indicações, seu negócio aparece no topo das pesquisas ou aparece na segunda página?

Sobre seu Instagram, como é a qualidade das publicações? Você mistura em seu Feed vídeos e fotos? Percebemos, que as mudanças no algoritmo do Instagram acompanham aquilo que os consumidores mais gostam de consumir. É por isso que ficamos tão vidrados em vídeos de transformações “antes e depois” e nos vídeos de histórias. As histórias têm o poder de gerar conexão e as conexões, vão fazer as pessoas lembrarem de você antes de buscar a concorrência.

 

Por isso, vale a pena, passar um pente fino e dedicar-se nessas duas redes sociais (Google e Instagram), para sua vitrine ficar mais atraente aos olhos de quem ainda não te conhece. 

 

2 – O que é mais importante para as clientes decidirem como um bom atendimento?

 

Não pense que o bom atendimento é responsabilidade do profissional barbeiro, cabeleireiro ou manicure. As clientes percebem como bom atendimento, todos os pontos de contato, desde o tempo de resposta quando enviam mensagens até depois que pagam pelo serviço. Por isso, cordialidade e gentileza é o principal fator para o bom atendimento. Por isso, para evitar avaliações negativas, busque melhorar os processos de atendimento em todos estes pontos:

  • Agendamento/Recepção
  • Durante a espera
  • Durante a realização do serviço
  • No pagamento, ao sair

 

conheça a Trinks

 

3 – Invista em toda tecnologia e inteligência artificial que aumenta a possibilidade do seu tempo em se relacionar com a cliente!

 

  • Agendamento online
  • Respostas Rápidas
  • Software de banco de dados
  • CRM
  • Lembrete de Agendamento
  • Mensagens de Aniversários
  • Programa de Fidelidade

 

Deixe que os robôs façam o trabalho repetitivo e dedique mais tempo em relações pessoais. No mercado, podemos ver muito claramente, que os negócios que investem em automação de processos, em tecnologia para acelerar processos e focam na qualidade do tempo com pessoas, são aqueles que se destacam.

Talvez, no mercado da beleza fica um pouco difícil de você imaginar. Para exemplificar, basta olhar para o setor de alimentos. Hoje, é muito comum pedirmos comida muito mais pelos aplicativos, que até mesmo pelo WhatsApp. Nós somos este tipo de consumidor e as pessoas que atendemos, também. Por isso, já passou da hora de normalizar o agendamento online em seu negócio!

No início, você e sua equipe precisarão de um movimento repetitivo de incentivo à mudança do canal de agendamento e a Trinks pode te ajudar com isso. O seu agendamento online pode ser feito direto pelo site que você ganha ao assinar e de quebra, você poderá atrair clientes pelo Google e Instagram, basta apenas configurar. 

 

4- Índice de insatisfação do profissional com o Salão que trabalha é de 22%

 

44%  satisfeitos

34% neutros

22% insatisfeitos

 

No dia-a-dia, podemos perceber que os profissionais já não aceitam mais trabalhar
20 horas por dia, sem descanso e com remuneração baixa. A maioria das vezes, nem com boa remuneração os profissionais aceitam viver no trabalho. Este comportamento  se dá na troca de gerações. A geração X em diante se preocupa muito mais com a qualidade de vida, buscando equilíbrio entre família, trabalho e lazer, do que a geração Y e anteriores que foram educadas e normalizaram que para ser bom no trabalho é necessário viver para o trabalho, exaustivamente.

Você gestor, vai entender agora o que os profissionais que responderam a pesquisa consideram pontos positivos e pontos negativos para a satisfação no trabalho. 

 

Com o que os Profissionais estão mais satisfeitos?

 

71% Opções de pagamentos das clientes

54% Equipamentos

51% Localização

51% Qualidade do serviço dos profissionais

49% Infraestrutura do salão

 

Com o que os Profissionais estão mais insatisfeitos?

 

41% Ticket médio gasto pelas clientes

32% Público do salão

29% Educação dos Profissionais

27% Marcas oferecidas pelos fornecedores

24% Variedade de produtos dos fornecedores

 

5-  Informalidade na gestão

 

O mercado da beleza é um mercado com poucos gestores e muitos equinos empreendedores que não tem sistema de gestão, entendimento sobre inflação, sobre suficiência financeira. O cenário da informalidade, causa um déficit de faturamento para todos os lados, pois quanto menos os empreendedores entenderem sobre gestão, mais os preços serão puxados para baixo. 

 

Por fim, esse foi mais um artigo da Elo, com parceria com a Trinks. E se gostou comenta aqui pra gente!

 

Continuamos em um mercado de muitas oportunidades, por isso o diferencial competitivo virá da soma de pequenos detalhes,  como estar cada vez mais presente no digital, apresentando seus diferenciais, facilitando constantemente a experiência do cliente em relação ao tempo de agendamento e automação de atividades repetitivas. Estar antenado e construir o futuro junto com o time e com as clientes, entendendo que as reclamações podem ser matéria-prima para a solução do dia-a-dia.

Os negócios que mais entenderem sobre a combinação de  gestão, pessoas e tecnologia, serão os que sobreviverão a longo prazo. Minha dica é que você seja um deles.

 

Ah, antes de ir embora, sabia que a Trinks possui diversas funcionalidades para te ajudar em seu fluxo? Portanto, não perca tempo e cadastre-se agora mesmo por 5 dias grátis!

 

Até a próxima!

About The Author

Meu trabalho é desbagunçar a gestão de negócios da beleza e criar estratégias para chegarem ao lucro!Natural de Tangará da Serra-MT, amo um Tereré e hoje viajo o Brasil levando muito conhecimento e transformações para o mundo da Beleza!

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Meu trabalho é desbagunçar a gestão de negócios da beleza e criar estratégias para chegarem ao lucro!Natural de Tangará da Serra-MT, amo um Tereré e hoje viajo o Brasil levando muito conhecimento e transformações para o mundo da Beleza!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *