Toalha quente na barba: para que serve


Usar toalha quente na barba é um costume antigo. Não se sabe com precisão desde quando a técnica existe, mas já faz décadas que sua importância é conhecida. Essa prática auxilia no relaxamento da face, proporcionando um momento de repouso para os homens. 

Além disso, a toalha quente abre os poros do rosto, o que ajuda no trabalho do barbeiro, tornando a retirada e os ajustes da barba mais fáceis. Não podemos esquecer também que a prática evita as temidas irritações, ou seja, é um grande benefício para quem está cuidando do visual.

Cuidado: não é tão simples quanto parece

A toalha quente na barba tornou-se popular pela utilização por parte de barbeiros que eram considerados referências no assunto ao longo dos anos. Isso, inclusive, superava até mesmo os benefícios da técnica.

Apesar de parecer uma tarefa simples, a utilização da toalha quente é quase, podemos dizer, uma arte. Isso porque é necessário ter bastante cuidado com a temperatura, para não queimar a pele.

Além do que, a utilização da técnica exige atenção com a forma de colocar na face, com o tempo e também como o rosto, já relaxado, será aproveitado pelo profissional para aplicação das suas técnicas.

Veja também: Como planejar o primeiro semestre do seu salão de beleza ou barbearia

Por que usar toalha quente na barba

Todo mundo sabe o quanto as lâminas agridem a pele na hora de barbear. Por isso, a busca por métodos que possam diminuir esse problema é sempre contínua. 

O uso do creme para barbear já auxilia na redução do atrito, porque ele hidrata a pele e amolece o fio. Porém, para fazer um serviço realmente completo e de qualidade, a melhor escolha é usar a toalha quente na barba. 

Nessa técnica, a toalha fica em contato com o rosto por mais ou menos 1 minuto. Quando ela é retirada, os poros estão bem abertos e isso facilita a remoção dos pelos. Mas o trabalho não acaba aí…

É importante fechar os poros que foram abertos

Depois de desenhar toda a barba com a navalha e finalizar completamente o serviço, é preciso fechar os poros da pele que foram abertos pelo calor da toalha. Esse processo está dentro do famoso “pós-barba”, evitando qualquer tipo de inflamação.

Uma pele com poros abertos fica sensível e sujeita a irritações e sujeiras. Além disso, os pelos também podem correr o risco de perder óleos importantes para sua hidratação, que se perdem por causa do calor que a pele foi exposta.

Fazer a utilização de um creme pós-barba já é uma ótima solução para fechar os poros. Ele pode causar uma leve sensação de ardência, mas é perfeitamente normal e passageira.

Veja também: 5 dicas de barbearias no Rio de Janeiro

Água gelada também é uma boa pedida! As temperaturas baixas fecham os poros, deixando a pele protegida de agressões externas. Além disso, ela também ajuda a fechar as escamas do pelo da barba, prevenindo que a hidratação deles seja perdida.

Por fim, basta utilizar balms e óleos específicos para pelos faciais. Isso ajudará no alinhamento dos fios e também a manter a barba hidratada e bem cheirosa.

Dica final: especial para você

Curtiu as nossas dicas sobre usar toalha quente na barba? Se você está buscando um barbeiro especialista para fazer esse serviço, pode ir no Trinks.com. Lá você encontra estabelecimentos excelentes e que sejam mais próximos de você. Baixe também o nosso aplicativo. É grátis.

Agora, se você é um barbeiro e está procurando dicas e técnicas para o seu negócio, nós também indicamos o Trinks! O sistema de gestão para estabelecimentos de beleza que é completo e tem tudo o que você precisa para decolar. Experimente agora e tenha 5 dias grátis para testar

About The Author

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *