10 problemas durante o crescimento dos negócios e como lidar com eles!

Que o mercado da beleza vem experimentando um crescimento fenomenal e traz consigo muitas oportunidades para novos profissionais, você já sabe. No entanto, apesar desse crescimento, existem muitos desafios relacionados ao bom funcionamento e  expansão do negócio que os proprietários e profissionais do ramo devem enfrentar para conseguirem permanecer firmes, em bom funcionamento e sendo referência em suas regiões.

 

Neste artigo, iremos explorar os 10 maiores desafios enfrentados pelo negócio da beleza, bem como sugerir estratégias para superá-los. Ao final, separamos pra você uma lista com 20 características de negócios de sucessos que podem servir de inspiração para se aprofundar no tema e inovar em seu estabelecimento.

 

Nossa sugestão é que ao ler este artigo, você faça uma análise do seu negócio, dando uma nota de zero a dez para cada item listado. Depois, por uma questão de sobrevivência, continue as ações que estão em alta e procure melhorar nas demais. 

 

Competição acirrada

 

A crescente popularidade do setor da beleza aumentou a concorrência. Para superar esse desafio, é crucial investir em diferenciação e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bem como em estratégias de marketing eficazes, destacando a proposta única de valor da empresa.

 

Manter-se atualizado com as tendências

 

A indústria da beleza está em constante evolução e, para se destacar, é fundamental acompanhar as últimas tendências e inovações. Isso requer pesquisa contínua, mentalidade aberta para novas ideias e técnicas, além de participação em feiras e eventos do setor, como por exemplo, a Beauty Fair.

 

Atrair e reter clientes

 

Em um mercado tão competitivo, conquistar e manter clientes fiéis é um desafio. Para superá-lo, é essencial oferecer excelência no atendimento ao cliente, personalizar experiências, fornecer incentivos e recompensas, além de criar laços duradouros com a clientela por meio de programas de fidelidade através de pontos. Com a Trinks você pode implantar tudo isso.

 

Gerenciar a reputação online

 

Com as mídias sociais desempenhando um papel cada vez mais importante na decisão de compra dos consumidores, é crucial monitorar e gerenciar a reputação online da empresa. É importante responder às avaliações dos clientes, lidar com reclamações de forma rápida e eficaz e manter uma presença consistente e positiva nas redes sociais, por isso o agendamento online pelo Site, Google e Instagram já é mais que necessário.

 

Como a tecnologia ajuda!

 

 Acesso a fornecedores de qualidade

 

A qualidade dos produtos e serviços é essencial para o sucesso do negócio. Encontrar fornecedores confiáveis e de qualidade é um desafio, mas pode ser superado por meio de pesquisa, referências e avaliações, além de estabelecer parcerias duradouras com fornecedores confiáveis. Às vezes vale mais ter poucos e bons, do que uma variedade que diminui qualidade.

 

Manter-se atualizado com a regulamentação

 

Uma das vantagens do negócio da Beleza é a Lei do Salão Parceiro, onde você pode dividir a taxa dos encargos entre o estabelecimento e o profissional. Tome muito cuidado com o enquadramento da sua empresa MEI, ME, PE e com a emissão  de notas fiscais para que você não caia na “boca do Leão”. É fundamental estar atualizado com as regulamentações locais e nacionais, garantindo a conformidade e evitando problemas legais.

 

Gestão financeira eficiente

 

Uma gestão financeira adequada é essencial para qualquer negócio, e o seu não é exceção. Desenvolver um plano financeiro sólido, acompanhar as despesas e receitas (Trinks), investir em tecnologia de gestão financeira e buscar assessoria especializada são estratégias importantes para enfrentar esse desafio.

 

Atrair e reter talentos

 

Encontrar e manter profissionais qualificados e experientes é um desafio constante. Para superá-lo, é importante oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, benefícios atrativos, um ambiente de trabalho positivo e investir em programas de capacitação e treinamento. Se o mercado não traz pessoas prontas, prepare-os!

 

Conscientização ambiental

 

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e o impacto ambiental dos produtos e serviços que consomem. Adotar práticas sustentáveis, como o uso de embalagens eco-friendly, produtos naturais, escolher o destino adequado para as embalagens após o uso e tomar  ações de responsabilidade social corporativa, pode ajudar a superar esse desafio e atrair clientes conscientes.

 

Inovação e adaptação

 

Por fim, o setor da beleza é altamente suscetível a mudanças e inovações constantes. Empresas que não conseguem se adaptar às mudanças do mercado correm o risco de ficar para trás. Portanto, é fundamental permanecer atualizado com as tendências emergentes, investir em tecnologia e estar disposto a experimentar novas ideias e abordagens. 

 

E aí, como está seu nível de preparo para expansão do negócio? Aproveite esse novo conhecimento e coloque em prática com as ações necessárias. Mantenha em mente também, a lista de 20 itens que muitas empresas de sucesso buscam fazer com excelência para continuarem destaques em seus nichos para que você também venha se tornar referência:

1- Inovação constante; 2-Qualidade dos produtos; 3-Marca forte; 4-Variedade de produtos; 5-Sustentabilidade; 6-Presença online; 7-Excelência no atendimento ao cliente; 8-Parcerias estratégicas; 9-Investimento em pesquisa e desenvolvimento; 10-Responsabilidade social; 11-Estratégias de marketing eficientes; 12-Pesquisa de mercado; 13-Comunicação transparente; 14-Acesso a métodos de distribuição eficientes; 15-Investimento em treinamento e capacitação; 16-Foco na experiência do cliente; 17-Identificação de nichos de mercado, 18-Monitoramento do mercado; 19-Pesquisa e utilização de ingredientes naturais e; 20- Compromisso com a qualidade e segurança.

 

Conclusão

 

Se você é um dono de negócio que nunca tem tempo pra estudar e evoluir na gestão do seu negócio, pense em quanto está deixando de ganhar e de evoluir para o futuro por não se dedicar agora! Lembre-se que enquanto você “não tem tempo”, o mercado continua crescendo e a exigência dos clientes também. 

Por isso, minha dica de hoje é que você seja adaptável, inove cada vez mais através da diferenciação estratégica, satisfação do cliente e todos os outros itens citados acima. Assim, você pode fortalecer sua posição no mercado e alcançar sucesso no longo prazo. 

Conte com a Trinks para passar por esse processo de inovação e foco no cliente, se precisar de mais dicas sobre gestão, assista o quadro Dicas da Elô no Instagram @trinksoficial e leia nossos artigos aqui no blog.

 

Chegamos ao fim de mais um artigo. E se gostou comenta aqui pra gente!


Ah, antes de ir embora, sabia que a Trinks possui todas as funcionalidades  para te ajudar na gestão do seu negócio de beleza! Por isso,  não perca tempo e cadastre-se agora mesmo por 5 dias grátis!

Então, aproveite todas as informações recebidas hoje mesmo em seu negócio.

E já sabe que estamos aqui caso você precise, né?

About The Author

Tenho 28 anos, moro em Tangará da Serra-MT, gosto muito de tomar tereré, trabalho como cosultora e estrategista de negócios da área da beleza, e desde 2017 ajudo donos de salões a desbagunçarem suas vidas financeiras e aumentarem seus lucros, pelo simples fato de que eu acredito que toda pessoa merece trabalhar com o que gosta e ter resultados lucrativos ao mesmo tempo!

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Tenho 28 anos, moro em Tangará da Serra-MT, gosto muito de tomar tereré, trabalho como cosultora e estrategista de negócios da área da beleza, e desde 2017 ajudo donos de salões a desbagunçarem suas vidas financeiras e aumentarem seus lucros, pelo simples fato de que eu acredito que toda pessoa merece trabalhar com o que gosta e ter resultados lucrativos ao mesmo tempo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *