5 motivos para oferecer pagamento online em meu negócio de beleza

Categorias: Gestão, Financeiro, Sem categoria
como-a-opção-de-pagamento-online-pode-te-ajudar-a-consquistar-mais-clientes

Com certeza você já fez ou ouviu falar em pagamento online, né? Mas você sabia que negócios de beleza também podem oferecer esse método de pagamento – e facilitar agendamentos para todo mundo?

Pois é, mas nós sabemos o quanto esse assunto precisa de algumas explicações. Muitos estabelecimentos ficam no prejuízo pela falta ou débitos pendentes de clientes que acabam abusando da relação de confiança. 

Em primeiro lugar, para fazer você pensar e aderir com sabedoria, vamos te explicar o que é efetivamente o pagamento online, por que ele é tão importante para estabelecimentos e clientes, e qual o impacto dele no seu salão, barbearia, clínica de estética, estúdio de tattoo e muito mais!

Vamos lá?

O que é o pagamento online?

A tecnologia veio para ajudar e fortalecer ainda mais as empresas no meio digital. Pois, a cada dia, a praticidade e a segurança com que os pagamentos são realizados permitem uma experiência agradável ao cliente. 

De modo geral, o pagamento online é considerado o principal método de cobrança utilizado em transações virtuais. Ou seja: ele é realizado, de maneira digital, através dos meios e das formas de pagamento disponíveis em cada sistema.

Com um sistema de pagamento online, é possível gerenciar as suas vendas virtualmente e oferecer praticidade e segurança ao cliente no momento de fazer os pagamentos, tendo a possibilidade de utilizar vários meios como: débito automático, cartão de crédito, boleto, transferência eletrônica etc.

É preciso considerar alguns pontos na hora da contratação de serviços. Estude bem o mercado e analise todas as opções, principalmente àquelas que oferecem a expertise no seu mercado e que disponibilize uma plataforma prática e segura. 

Como funciona um sistema de pagamento online e como implementar no meu negócio de beleza?

Em primeiro lugar, o sistema em si — depois de implementado — é de fácil funcionamento. No entanto, difícil mesmo é escolher a melhor e mais completa solução, que atenda às necessidades do seu negócio, em um universo de inovação tecnológica, recheado de ofertas e promessas de boa gestão.

Com a escolha da utilização de um sistema de gestão específico para negócios de beleza, é possível, de maneira integrada, utilizar o método de pagamento online mais aderente aos serviços da sua empresa. Assim, a sua gestão financeira ficará muito mais fácil, já que será possível controlar de maneira ampla, todo o seu fluxo de caixa e estoque, pagamentos, comissões etc. 

A partir desse sistema, também será possível fazer com que os clientes façam os pagamentos antecipados, no momento do agendamento! É uma forma dele garantir uma vaga no seu estabelecimento e você receber o valor daquele serviço. Como o pagamento já estará feito, as chances do cliente desistir são menores, ele pode até remarcar, mas não deixará de comparecer. Dessa maneira, todos economizam tempo e saem ganhando!

Quais são os benefícios do pagamento online?

Acima de tudo, já podemos dizer que para o sucesso de um negócio, é preciso controlar as informações sobre os pagamentos, tanto de entrada quanto de saída. Portanto, para isso, é importante entender os processos, manter um caixa saudável e tentar sempre diminuir os erros, os custos e o retrabalho de qualquer atividade. 

Pois, se você já consegue enxergar os benefícios que a sua empresa terá a partir de um sistema de pagamento online, você já entendeu tudo e sabe como isso vai te ajudar a crescer e tornar o seu negócio cada vez mais diferenciado.

Apesar do consumidor da modernidade ter pressa em resolver suas dores, é habitual que ele atribua a sua satisfação não só ao serviço escolhido, mas a toda a experiência vivida com a marca  — da primeira abordagem, passando pelo agendamento e atendimento, até o pagamento — e é esse processo que permite a fidelização.

Dessa forma, é preciso considerar e colocar alguns tópicos em prática:

1. Segurança

É necessário permitir que o cliente faça suas compras com a possibilidade de escolher a melhor forma ou método de pagamento. Além disso, é extremamente importante garantir que a sua plataforma não oferece nenhum risco de fraude ou roubo de informações confidenciais financeiras.

Dessa forma, a segurança é a condição principal de permanência do cliente no seu estabelecimento. Pois, ela pode interferir na decisão de compra, caso algo suspeito desperte a atenção do consumidor.

Além da segurança para o seu cliente, o pagamento online permite que você não fique com tanto dinheiro vivo em caixa. Isso faz com que os riscos de prejuízos, em momentos de adversidades, sejam bem menores.

2. Conforto

A facilidade em realizar os agendamentos e o pagamento de maneira autônoma, sem a preocupação ao sair de casa e fazer grandes movimentos no estabelecimento, já é uma tendência real no mercado de beleza.

Pois, gera muito mais conforto e praticidade para os clientes que buscam pela tecnologia como aliada na otimização do tempo e dos gastos.

3. Automação

A praticidade e a eficiência devem ser as maiores preocupações na hora de escolher o melhor sistema de pagamento online. 

Encontrar o sistema indisponível para transações ou não poder receber o atendimento por uma análise de crédito errada, por exemplo. Procure e analise bem as opções disponíveis, buscando no mercado referências sobre as principais empresas prestadoras desses serviços.

4. Redução de inadimplência

O pagamento por cartão é a forma de pagamento online mais utilizada. Assim, ao incentivar que seus clientes realizem os pagamentos antecipados no momento do agendamento (crédito, boleto ou débito), as desistências deverão diminuir consideravelmente.

Afinal, esse tipo de transação acontece no momento da reserva — diferentemente do pagamento após a execução do serviço, que pode ser dificultado pela falta de sinal, de crédito ou outros contratempos. E, uma vez que o serviço é realizado, não tem mais o que fazer além de contar com a colaboração e a confiança no cliente.

5. Sustentabilidade

Todo o processo será realizado no ambiente digital com o pagamento online. Até mesmo boletos podem ser pagos virtualmente por meio de códigos de barras nos aplicativos dos bancos. Logo, o controle dos custos também será feito de maneira virtual, diminuindo as pilhas e pilhas de notas fiscais, anotações e planilhas de custos. 

Com essa economia de papel, o meio ambiente agradece, certo?

Por todos esses motivos, com um aplicativo de gestão voltado para negócios de beleza, é possível acompanhar e filtrar relatórios em segundos, fazendo com que você tenha disponível todas as informações necessárias para otimizar a gestão financeira da sua empresa, antecipando os riscos e resolvendo os problemas antes que seja tarde demais. 

Através dele, você poderá realizar um fechamento de caixa e de contas de seus clientes de maneira totalmente automatizada. Organizando de maneira mais prática a distribuição das comissões, o controle de gastos etc. 

Afinal, não tem coisa melhor e mais prática do que saber exatamente o valor do seu faturamento sem precisar fazer contas enormes e ainda correr o risco de fazer errado, não é mesmo?

Dúvidas frequentes sobre o pagamento online

  1. Para quem serve o sistema de pagamento online?

Se você procura facilidade e agilidade na hora de pagar ou receber por um serviço em um estabelecimento, esse serviço é para você! 

  1. Como ativar o pagamento online no meu sistema de gestão?

Basta você acessar Configurações > Configurações Gerais e selecionar “Pagamento Online” e clicar no botão “Começar agora”.

Depois de preencher algumas informações sobre o seu estabelecimento, em mais alguns poucos passos, já será possível trazer inovação e modernidade para o seu negócio de beleza. Através do pagamento online, seu cliente poderá pagar pelo seu serviço direto, como é possível pelo aplicativo Trinks.

Só será possível realizar o pagamento após o cliente realizar o agendamento online normalmente. Nesse artigo aqui mostramos como é possível agendar os serviços pelo aplicativo. 

  1. Como meu cliente pode realizar o pagamento online?

Após o agendamento ser realizado pelo aplicativo, será exibido o botão “Pagar agora” na opção de “Pedido de agendamento realizado”. Clique em “Pagar agora” e abrirá a tela de pagamento com a lista de serviços que irá ser paga.

Será exibida a tela de cadastro de cartão que é composta por 4 informações para preenchimento:

  • Número do cartão;
  • A data de expiração;
  • O nome conforme está no cartão;
  • Código de verificação;

Após o cadastro do cartão, é só clicar em pagar e o pagamento estará concluído. 

  1. Cancelar ou reagendar agendamentos já pagos?

Fique tranquilo, o cliente só poderá cancelar ou reagendar um agendamento pago antecipadamente entrando em contato com o seu estabelecimento. Por questões de segurança, não será possível realizar o cancelamento através da plataforma. 

É possível editar apenas o horário, a data e o profissional. O serviço só poderá ser o mesmo, e não terá a opção de edição para evitar a alteração do valor final.

Conclusão

Gostou de saber como é possível – e vantajoso – ter um sistema de gestão no seu negócio de beleza? É só configurar, relaxar e aproveitar a vantagem de um recebimento prático e seguro. 

Agora que você já sabe como deixar o processo de realizar pagamento online dos seus serviços ainda mais fácil e rápido, não perca mais tempo! Contrata logo o aplicativo! Temos certeza que ele ajudará muito no crescimento do seu negócio.

Falando nisso… veja também 8 dicas fundamentais para o crescimento do seu salão de beleza. Desse jeito não vão faltar opções para decolar de vez com a sua empresa!

Até a próxima, pessoal.

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *