Divulgação e Marketing

6 maneiras baratas de divulgar seu salão de beleza e barbearia

divulgacao-salao-de-beleza-e-barbearia

A divulgação de um salão de beleza é essencial para todos aqueles que desejam atrair e fidelizar clientes. Apesar disso, muitos gestores ainda têm dúvidas de como executar estratégias de divulgação efetivas. Ou pior: acham que precisam gastar uma fortuna com elas!

Mas não se desespere. 

Existem uma série de ações que você mesmo pode fazer. E o melhor: custam pouco e trazem ótimos resultados na divulgação do seu salão de beleza. 

Por isso, continue acompanhando e confira algumas dicas rápidas, práticas e baratas que nós do Trinks separamos para te ajudar a divulgar o seu salão de beleza ou barbearia. E assim, fazer com que eles sejam sempre vistos e lembrados pelos seus clientes!  

Vamos lá?


Por que você deve ter estratégias de divulgação e marketing

“Quem não é visto, não é lembrado”

É bem provável que você já tenha ouvido esse ditado em algum momento de sua vida. E o fato é que ele não poderia estar mais certo! 

Ter uma boa estratégia de divulgação, e um plano de ação para executá-la, é algo que faz toda a diferença no crescimento do seu negócio. 

Afinal, em meio a tanta concorrência, é importante que você aprenda a se destacar. 

Mas para isso, é essencial que você não se apresse ou poupe esforços na organização.

Assim, antes mesmo de mandar fazer seus panfletos ou cartões de visitas, você deve ter um planejamento, mesmo que simples, para esses materiais. 

Por isso, faça planilhas, orce os produtos e planeje todos os passos importantes para executar suas estratégias.


Como-montar-o-plano-de-marketing-do-meu-salão-de-beleza


6 dicas incríveis para divulgar o seu salão de beleza e barbearia

Agora que você já entendeu a importância do planejamento e da divulgação para o sucesso do seu negócio, chegou a hora de conferir alguns exemplos que podem ser muito úteis.

Leia com calma e veja quais deles são mais adequados para o seu salão de beleza ou barbearia. 

01. Faça cartões de visita criativos

Talvez você esteja pensando: “mas uma coisa tão simples como cartões de visita são realmente eficientes na divulgação do meu salão?” 

Sim! Acredite, eles não ficaram para trás. Na verdade, cartões de visitas são muito úteis quando feitos e utilizados de maneira criativa. 

Mas para isso, é preciso ser esperto. 

Fuja do padrão convencional de um simples cartão com nome, número e telefone. Faça algo que realmente tenha utilidade para as pessoas — como um bloco de anotações ou um calendário de parede ou de mesa. 

Dessa maneira, os seus clientes estarão sempre em contato com o seu material. E assim, a chance de se lembrarem do seu salão de beleza será muito maior. 

E se você nunca tiver feito um cartão de visita, experimente o Canva, que é uma ferramenta gratuita de criação de designs incríveis.

02. Explore a mídia local

É bem provável que exista uma rádio, um jornal, ou até mesmo um site de conteúdos gerais sobre o bairro em que seu salão de beleza ou barbearia está localizado. 

Você pode achar que esses meios de comunicação não dão resultados por não alcançarem a mesma quantidade de pessoas que a grande mídia atinge.

Mas você está pensando em quantidade e não em qualidade. 

Uma rádio ou um jornal de bairro atingem um grupo de pessoas muito mais qualificadas, pois elas moram perto do seu estabelecimento.

Dessa forma, se você conseguir vincular sua marca a esses meios, ela estará sempre presente na memória das pessoas daquela região.  

Por isso, pegue essa dica e nunca subestime o poder da mídia local na divulgação do seu salão de beleza.

03. Aposte no contato com os clientes

Existe uma frase que diz que “todo artista deve ir onde o povo está”. Você pode ainda não saber, mas não é só entre os músicos que ela faz sentido. 

No caso dos salões de beleza e barbearias, donos e gestores devem estar atentos ao contato com os clientes. É importante que o seu negócio tenha uma cara, ou seja, alguém que o represente bem. 

Entenda que pessoas fazem negócios com pessoas. Então procure demonstrar sempre para os seus clientes que ele é especial. Seja comunicativo e atencioso, e ouça os anseios e colha os feedbacks — positivos e negativos da sua clientela. 

Afinal, saber ouvir críticas é importante para o sucesso de um negócio. 

04. Promova eventos em seu salão de beleza

Outra forma muito inteligente de apostar no contato com os clientes e na divulgação do seu salão de beleza ou barbearia é promover eventos. 

Uma boa dica é convidar profissionais de fora para trabalharem um dia em seu estabelecimento. Além de criar uma boa relação com outras pessoas da sua área, essa estratégia ainda faz com que a clientela de outros lugares passe também a conhecer o seu estabelecimento.

E assim, vocês aproveitam para ter uma experiência rica em trocas e aprendizados. 

Outra dica é aproveitar datas comemorativas e fazer uma agenda de eventos. Que tal uma semana do cliente, com descontos, brindes e sorteios? 

Use sua criatividade!

05. Use as redes sociais

Não restam dúvidas de que a Internet realmente veio para ficar. Vivemos hoje na era da comunicação, em que todo mundo está conectado às grandes redes o tempo todo e os celulares se tornaram verdadeiros computadores de mão. 

Então, independente de qual seja o seu público-alvo, uma coisa é certa: ele está na Internet.

Por isso, é importante que você também esteja. Assim, transforme as suas redes sociais em uma verdadeira vitrine do seu estabelecimento. 

Afinal, são nesses espaços em que muitas pessoas verão o interior do seu salão de beleza ou de sua barbearia, a qualidade dos serviços prestados e os profissionais que trabalham com você. 

O Facebook e Instagram são ferramentas de divulgação e marketing fortíssimas quando utilizadas da maneira correta.

Mas é importante que se tenha muito cuidado com o tipo de postagem que vai ser feita nas suas redes sociais. Elas precisam ser exclusivamente profissionais. Por isso, nada de religião, política ou futebol!

Lembre-se: cada cliente é uma pessoa diferente e nem sempre o melhor conteúdo é o que te agrada.  

Veja também: como fazer stories para salão de beleza


Estratégias-de-Marketing-Infalíveis-para-Salão-de-Beleza


06. Aposte no e-mail marketing

Os e-mails marketing ainda são uma das principais estratégias de vendas de muitos negócios. Com a evolução dos celulares, é possível chegar aos e-mails a qualquer momento e de qualquer lugar.

Por isso, investir nessas campanhas é um meio eficiente e que traz um ótimo custo-benefício.

Mas para isso você precisa utilizar essa ferramenta da forma correta. Comunique apenas o que for agregar valor aos seus clientes, como por exemplo: promoções, cupons de desconto ou alguma oferta realmente incrível.

Evite qualquer outro tipo de comunicação que não seja com o objetivo de atrair a pessoa até o seu estabelecimento.

Essas foram as dicas que podem fazer toda a diferença na hora de divulgar o seu salão de beleza. Mas outra dica de ouro é ter um software para salão de beleza, que vai ajudar muito com a administração do seu negócio. Ficou com mais alguma dúvida? Então deixe sua pergunta aqui nos comentários!

sobre o autor:

7 comentários

  1. lourdes 22 de janeiro de 2019 Responder

    abri meu salao agora e vou ler

    • Mariana do Trinks 22 de janeiro de 2019 Responder

      Olá Lourdes!

      Quem não gosta de economizar, não é mesmo?
      Todas essas dicas são fáceis de implantar em seu estabelecimento e tenho certeza que darão um super resultado! 😉

  2. Mariana do Trinks 29 de janeiro de 2019 Responder

    Oi Vinicius!

    Muito bom o artigo né, já está pronto para aplicar ela em seu estabelecimento?

    Fique nos Trinks e até a próxima!

  3. Ricardo 24 de março de 2019 Responder

    Obrigado pela dica !

    • Mariana do Trinks 1 de abril de 2019 Responder

      De nada Ricardo! Fico feliz que tenha gostado.
      Fique a vontade para comentar em qualquer outro post.
      Bjs, fique nos trinks 😘

  4. Estudio dos cilios 9 de agosto de 2019 Responder

    Grande alinhamento minha querida. Estaremos ligando para este ótimo artigo em nosso site. Mantenha a boa escrita.

    • Thiago Baldino 21 de agosto de 2019 Responder

      Olá, tudo bem?
      Que bom que gostou, fico muito feliz por isso.
      Fique nos trinks. 🙂

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *