7 ideias de nomes para spa de beleza

Categorias: Divulgação e Marketing, Comunicação com o Cliente, Gestão
spa de beleza

É de conhecimento mundial o quanto a pandemia da COVID-19 impactou todos os tipos de mercado. E, com isso, empreender atualmente, passou a ser uma grande dúvida para quem tinha o sonho de ter o seu próprio negócio.

Porém, analisando todos os mercados e suas atuais perspectivas para o ano, investir em espaços de beleza não é somente algo que “pode dar certo” e sim uma realidade. 

Um estudo da Euromonitor, empresa internacional de pesquisa de mercado, estima que até o final de 2021 o número de salões de beleza formais no Brasil cresça 4,5%. Isso quer dizer que, passado o susto da pandemia e todas as suas consequências, investir nesse modelo de negócio dá muito certo!

Por isso, se você ainda tem dúvidas se esse é, realmente, o melhor momento para abrir o seu spa de beleza, pode deixar essa insegurança de lado e começar o quanto antes os passos para inaugurar o seu.

E, claro, para isso você precisa de um nome!

Hoje, nós estamos aqui para resolver isso junto com você. Criamos um conteúdo com muitas informações e dicas fundamentais para essa escolha que nós sabemos… é bem difícil! 

Você pode ter certeza que, após acabar de ler esse post, será um pouquinho mais fácil! Preparado? Continua com a gente!

Qual a importância do nome do meu spa de beleza

Para que o nosso papo tenha sentido, você precisa entender a importância de definir o nome do seu spa de beleza e o quanto essa escolha está diretamente ligada ao sucesso da sua marca.

Você já ouviu falar em branding?

Pois bem… branding é um conjunto de ações que despertam sensações em seus clientes de forma consciente e inconsciente. E a resposta dessas ações são um público que sempre escolhe por você ao invés do seu concorrente na hora da decisão de compra. 

Agora, você deve estar se perguntando por que o nome do seu spa tem relação com isso, não é?

É porque absolutamente todos os movimentos que a sua marca faz, desde a definição do nome, logotipo, serviços, decoração, valores e tom de voz da empresa, e mais uma porção de outras coisas, ajudam a construir a personalidade do seu spa. E essa construção resulta no branding.

O fato de não entender o que é branding antes mesmo de definir o nome do seu negócio de beleza, pode interferir diretamente no sucesso dele. Não estamos falando apenas de um processo criativo, mas também de uma técnica que envolve estratégia para adequar o nome ao público, sendo atrativo e diferente.

Em suma, o nome do seu spa de beleza é o que identifica o seu serviço no mercado. É ele que vai te tornar único ou mais um entre tantos outros. 

Com isso em mente, vamos falar de um outro assunto muito importante?

Gerador de nomes: Porque não usar

Nos dias de hoje, em uma simples pesquisa no seu navegador, você encontra diversos sites que prometem gerar o nome do seu negócio de beleza, ou de qualquer outro ramo, em segundos. 

Eles coletam algumas informações suas e, com base em um banco que eles possuem, geram algumas opções que podem funcionar, dentro daquelas respostas que você deu inicialmente. 

Parece uma excelente alternativa para quem está com muita dificuldade de escolher por um nome, mas será que essa opção é a ideal?

Isso porque, como falamos acima e como ainda vamos dizer muito nos tópicos a seguir, seu spa de beleza precisa ter a sua cara, somada aos desejos e procura do seu público alvo. E como uma ferramenta na web poderia te dizer isso melhor que você mesmo?

Isso não quer dizer que você não pode usá-la de forma alguma. É muito mais uma análise de quem tem certeza que você pode fazer isso sozinho e de forma muito mais assertiva.

Confie em você e na sua capacidade. Seu spa de beleza, ou qualquer outro negócio do ramo vai depender, dentre outras coisas, da sua iniciativa para alcançar o sucesso. 

Com tudo isso em mente, vamos ao que importa? Separamos 7 dicas essenciais para a escolha do nome ideal do seu negócio de beleza!

E se curtir nossas dicas, vai gostar também do nosso post “Um nome para minha barbearia: Como escolher?”

7 dicas para escolher o nome perfeito do meu spa de beleza

Papel e caneta em mãos? Chegou a hora de anotar as melhores dicas para escolher o nome perfeito do seu spa de beleza.

Todas elas foram feitas com muito carinho e pesquisa de quem quer muito ver o seu negócio dando certo: Nós, da Trinks!

01. É isso mesmo que você quer?

Parece meio óbvio, mas ter certeza sobre o negócio que você quer abrir e ter durante toda a vida é fundamental para sempre entregar qualidade e inovação para os seus clientes, além de te trazer prazer ao pesquisar e descobrir mais sobre o seu mercado.  

Isso porque é muito comum que pessoas que sintam vontade de empreender, optem por negócios que estão em alta no momento, mesmo que ele não tenha relação com algo que gostem de verdade.

E, negócios criados assim, possuem mais chances de não ir para frente, simplesmente porque ter um negócio de beleza, ou de qualquer outro ramo, é estar constantemente se especializando e aprendendo sobre como melhorar seus produtos e serviços dia após dia.

Portanto, eh isso mesmo que você quer? Se sim, “vambora” que tem muito trabalho pela frente!

02. Liste todas as informações importantes

Aquele papel e caneta que citamos no início é real. Você precisará dele para listar alguns dados relevantes para a escolha do nome do seu spa de beleza.

01. Persona – Uma persona é uma pessoa imaginária, que você desenvolve quando pensa em alguém que pagaria pelos seus serviços. Ela tem nome, idade, profissão, endereço, classe social, tom de pele e até uma história de vida. Solte a criatividade e construa a sua.

02. Características e perfil do público geral – Diferente do que você vai fazer ao desenvolver sua persona, aqui, você precisa ter um olhar mais macro, analisando o grupo de pessoas que irá contratar os seus serviços. Dai, defina seu sexo, idade, escolaridade, preferencias, entre outros. 

03. Lista de produtos/serviços – Agora que você conhece seu público, pense nos seus produtos e/ou serviços. O que você vai oferecer em seu spa de beleza? Fará venda de produtos utilizados no seu espaço? Desenvolverá uma linha própria? Terá serviços de delivery? Atende homens e mulheres? 

04. Diferenciais do seu spa – O que o seu spa de beleza terá que nenhum dos seus concorrentes tem? 

05. Sua concorrência – Conhecer e estudar sua concorrência é essencial para saber o que faz com que os clientes deles gostem tanto de seus serviços, como eles conduzem seus atendimentos, seus pontos fortes e fracos, entre outros. Assim, você consegue aplicar no seu spa tudo aquilo que for bom, e entender se o que ele deixa a desejar pode ser um diferencial seu.  

06. Onde você quer chegar? – Onde você vê seu negócio de beleza em 5, 10 e 20 anos? Analise suas respostas e faça um plano de ação para cada uma dessas metas. Começar pelo nome que se aplica em todos esses momentos é um primeiro passo!

Após ter essas respostas, a tarefa de escolher o nome ideal ficará mais fácil e com menos chances de não atingir o seu objetivo, ou seja, se destacar no mercado.

03. Nem pense em copiar!

Sim, mesmo com tantos milhões de empresas no mundo, é possível ter um nome só seu, que seja a cara do seu negócio e, ao mesmo tempo, diferente de todos os outros. 

Por isso, nada de copiar o nome ou o logo do amiguinho. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa são as armas para desenvolver o nome perfeito. 

Antes de tudo, anote o nome de todos os seus concorrentes, os de hoje e os que estão no caminho para a sua meta nos próximos anos. Esses são os que você não pode nem chegar perto da semelhança!

Depois, reúna a família ou amigos em um brainstorm, faça uma lista de possíveis ideias, pegue alguns nomes que você já acha interessante… 

Mãos na massa!

04. Converse com o seu público

Uma prática que sempre dá certo durante o processo criativo do nome do seu negócio de beleza, é buscar a resposta no seu público.

Pergunte para eles sobre nomes que eles acham legais. Também leve os nomes que você tem em mente e pergunte o que eles acham, o que pensam que o seu negócio é só pelo nome que você definiu.

Pode ter certeza que essa pesquisa de campo vai ser um divisor de águas no momento da sua escolha!

05. Como você deseja seu spa de beleza daqui há alguns anos?

Temos certeza que um sucesso, não é? Por isso, na hora de escolher o nome perfeito para ele, leve esses planos em conta.

Escolher um nome “universal”, que contemple produtos e serviços diversificados também é uma boa alternativa a se pensar. Vai que você cresce tanto que vai ter a oportunidade de expandir o seu negócio para outras frentes?

06. Fique atento a pronúncia do nome do seu spa

Já pensou o seu spa de beleza com franquias em todo mundo?

Isso está longe de ser impossível, hein?! Ainda mais com o crescimento do mercado de beleza no Brasil e em todo mundo! Por isso, não esqueça de conferir se o nome escolhido poderá ser pronunciado em outros idiomas. Afinal, quem garante que sua marca não vire uma estrela internacional?!

Para isso, um bom nome envolve uma análise tão grande… Assim muito mais do que atrativo, ele deve ser fácil de se pronunciar.

Pense no quanto pode ser ruim para o seu spa ter uma imagem negativa apenas por ter um nome difícil de pronunciar ou que queira dizer outra coisa quando dito em inglês, espanhol ou qualquer outra língua?

Ninguém merece!

07. De olho no registro

Por fim, e podemos dizer que um dos pontos mais importantes: de nada adianta o nome perfeito se ele já está registrado.

Por isso, durante todo o processo de escolha do nome do seu spa, você precisa estar atualizando sua pesquisa de registros. 

Para essa pesquisa, no Brasil, existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O instituto disponibiliza para consulta pública os registros de marcas que já existem e também aqueles que estão em andamento.

Mas isso não deve ser uma simples pesquisa. Você também deve se preocupar e levar em consideração o logo e o nome completo, além de prefixos e combinações variadas.

Conclusão

Agora ficou muito mais fácil escolher o nome do seu spa de beleza, não é mesmo?!

Mas, mais que um bom nome, você precisa estar atento à gestão do seu negócio, afinal, de que adianta todo esse trabalho sem uma gestão eficiente e planejada?
Por isso, criamos um conteúdo super completo para garantir que a gestão do seu spa seja impecável, e o melhor: com um sistema 100% online!

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *