8 ações de marketing para salão de beleza e barbearia


A briga por um lugar ao sol na área da beleza está cada vez mais acirrada, e para conseguir um lugar de destaque é preciso ser inteligente na hora de promover o seu salão de beleza ou barbearia. Pensando nisso, nós do Trinks vamos mostrar algumas ações de marketing para salão de beleza e barbearia que farão com que seu estabelecimento seja um sucesso total.


Como avaliar os resultados de uma ação de marketing para o meu salão de beleza?

01 – Parcerias com negócios locais

Uma boa maneira de atrair mais clientes é estabelecer parcerias com negócios da sua região, que são ligados diretamente a área da beleza e estética, como por exemplo:

  • Academias;
  • Farmácias;
  • Mercados;
  • Lojas de roupas.

Esses são estabelecimentos que fazem parte da rotina da maioria das pessoas que vivem no bairro em que você atua. Ofereça alguma oferta de valor para os clientes desses locais e veja seu faturamento crescer cada vez mais.

Outra opção é negociar com fotógrafos algum tipo de parceria ou desconto, afinal de contas, eles também precisam de bons modelos para divulgar seu trabalho.

Imagina a felicidade dos seus clientes ao serem fotografados por um profissional qualificado.

02 – Cenário para fotos dentro do seu estabelecimento

Aproveitando a deixa do fotógrafo, uma ótima maneira de divulgar seu estabelecimento e trabalho realizado nele é fazer com que seus clientes sejam sua principal ferramenta de marketing.

Por isso, separe um espaço dentro do seu salão de beleza ou barbearia para que as pessoas possam tirar fotos.

Decore o lugar com um painel que tenha o nome e o logo do seu estabelecimento, crie algumas hashtags (#) para que todas as fotos sejam encontradas no mesmo lugar e estimule o compartilhamento nas redes sociais.

Leve em consideração que a maioria das pessoas gostam de tirar fotos depois de fazer um corte novo.

03 – Desenvolva novidades e convide clientes para testá-las

Todo mundo gosta de um tratamento diferenciado, e seus clientes não ficam de fora dessa. Imagina o quanto eles vão ficar felizes por serem “escolhidos” por você, participando do processo de aprovação de um produto e/ou serviço do seu estabelecimento.

Busque os seus clientes mais fiéis e ofereça vantagens para que eles aceitem participar de algo novo que você queira implementar em seu negócio. Você pode aproveitar e pedir para que eles divulguem os resultados em seus perfis nas redes sociais.

04 – Divulgação pública e online

Quem não é visto, não é lembrado, certo? Por isso é muito importante que seu salão de beleza ou barbearia esteja onde seus clientes estão. Para isso, você precisa estabelecer alguma maneira de divulgar sua marca.

Distribua flyers em locais que tenham uma grande quantidade de pessoas passando diariamente. Aproveite eventos e feiras locais para estabelecer contato com clientes. Use e abuse das redes sociais postando seus serviços e dicas sobre a sua área de atuação.


Como avaliar os resultados de uma ação de marketing para o meu salão de beleza?

05 – Foco no Cliente

Pode parecer meio óbvio o que estamos dizendo, mas uma das melhores ações de marketing para salão de beleza e barbearia que você pode fazer é se dedicar ao seu cliente.

Não pense que o trabalho termina assim que a pessoa sai pela sua porta, essa é apenas a primeira metade do caminho para se conquistar clientes.

Hoje em dia é necessário ter uma relação bem mais próxima com seus clientes. Para isso, você precisa conhecer bem as pessoas que frequentam seu estabelecimento, assim você pode conseguir oferecer exatamente o que eles querem.

Para alimentar essa base de dados, é bom que você tenha um sistema de gestão onde os dados dos seus clientes ficam todos registrados em um único lugar, como:

  • Histórico de serviços;
  • Produtos comprados;
  • Ticket médio;
  • Quanto tempo que frequenta o estabelecimento.

Todas essas informações são importantes para que você possa entender seus clientes e estabelecer uma comunicação eficiente com eles sobre tudo que gira em torno do seu negócio.

06 – Promoções específicas

Todo mundo gosta de uma boa promoção, não é mesmo? E como vivemos em um país com muitas datas comemorativas, não vão faltar oportunidades para que você possa explorar o interesse de seus clientes com ofertas exclusivas.

Você pode também utilizar técnicas de up selling, que consiste em oferecer sempre algo a mais baseado no que foi pedido pelo cliente.

“Mas o que é isso?”, você deve estar se perguntando. Sabe quando você vai no McDonald’s e a atendente pergunta se você quer aumentar a batata por mais R$1,00 ? Então, isso é up selling.

Levando esse conceito para dentro da área da beleza, veja aqui um exemplo:

Uma pessoa vai fazer as unhas, aí você oferece um esmalte importado que fica mais tempo e/ou uma francesinha por mais uns R$5,00 reais. Apostamos que seus clientes vão gostar de ter mais opções de serviços com as mesmas vantagens.

Leia mais: Promoção para salão de beleza e barbearia — como fazer dar certo



07 – Eventos dentro do seu estabelecimento

Promover eventos dentro do seu estabelecimento é uma prática que vai fazer você ser bem visto, não só pelos seus clientes, mas também por outros profissionais.

Seu estabelecimento pode ganhar destaque por realizar workshops com profissionais da área, aulas que você ou quem trabalha em seu salão podem ensinar a fazer algum determinado corte etc.

Faça eventos especiais para comemorar o aniversário do seu salão de beleza ou barbearia; o dia do cabeleireiro; barbeiro; esteticista; manicure ou qualquer outra profissão que tenha em seu estabelecimento.

Estimule o network entre os profissionais da área com um happy hour, oferecendo alguns aperitivos e bebidas.

Você pode usar e abusar da criatividade e criar diversos eventos. Como por exemplo:

  • Dia do cabelo;
  • Dia da barba;
  • Dia das unhas;
  • Dia do noivo e noiva.

Use a imaginação para pensar no bem-estar dos seus clientes!

08 – Realize concurso

Promover concurso entre os clientes também é uma prática muito eficiente de divulgar a sua marca.

Por exemplo: você pode estimular seus clientes a postar fotos em suas redes sociais, com o perfil aberto, e pedir para que o mesmo marque o perfil do seu estabelecimento. Quem conseguir mais curtidas e/ou compartilhamento ganha descontos em serviços ou até mesmo algum produto.

Esse clima de competição vai fazer as pessoas correrem atrás de likes. E assim, seu trabalho será divulgado para um grande número de pessoas e de forma orgânica.

E aí, o que achou das dicas de marketing para salão de beleza e barbearia? Espero que tenha gostado! Deixe aqui um comentário com a sua opinião sobre o assunto.

About The Author

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Comentários

3 respostas

    1. Olá, tudo bem?
      Muito obrigada pelo elogio ao nosso conteúdo.
      Esperamos que continue acompanhando as novidades aqui do nosso blog.
      Um abraço e fique nos Trinks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *