Financeiro

A importância de um bom controle financeiro

A-importância-de-um-bom-controle-financeiro

O controle financeiro dá ao seu estabelecimento estabilidade para se sustentar e gerar receitas. Não menospreze esse controle, ele é o guia para o sucesso!

O que é controle financeiro?

Controle financeiro é o hábito de organizar receitas e despesas de um negócio dentro de um determinado período. Ele é o conjunto de atividades que são aplicadas para obter resultados positivos nas finanças, seja da empresa ou pessoal.

É através do controle financeiro que o empresário saberá como, onde, quando e a quantia de dinheiro que ganhou e quanto foi gasto, tendo muito mais consciência para “prever” os números do mês seguinte.

O controle financeiro não consiste apenas em cortar os gastos ou baratear os procedimentos, ele traz a necessidade de diminuir os custos gerais sem deixar que a qualidade do trabalho, e de vida, fiquem comprometidas.

Controle financeiro bem feito e com anotações diárias promove o crescimento do negócio!

A importância de um bom controle financeiro.

O controle financeiro traz toda segurança e viabilidade de crescimento para seu salão de beleza ou barbearia. Apontando quanto seu negócio rende e dá frutos ao seu bolso, o controle financeiro também indica para onde está indo o dinheiro recebido e as possibilidades de possuir uma reserva financeira. A segredo da aplicação do controle financeiro está na anotação de toda e qualquer movimentação financeira. Desta forma você conhece os seus hábitos e qualidades como empreendedor e as possibilidades reais de crescimento mês a mês.


Aprenda-a-calcular-o-aumento-das-vendas-do-seu-salão-de-beleza


Por que ter um sistema de controle financeiro

Adotar um sistema de controle em seu negócio de beleza e bem-estar pode parecer algo longe da sua realidade, mas não se engane: este é o primeiro passo para o sucesso do controle financeiro do seu salão de beleza ou barbearia. E o melhor é que você pode fazer esse controle por um preço justo para seu bolso!

O uso de um sistema ou programa que auxilia na gestão geral, principalmente financeira de seu negócio, é a mão na roda que todo empreendedor precisa! Transformando o cotidiano e simplificando a gestão do negócio, há sistemas de gestão para todos os tipos e tamanhos de negócio. Oferecendo controle de caixa, movimentações, vendas realizadas, estoque e relatórios, os sistemas de gestão financeira simplificam a monstruosa matemática que os proprietários ou contadores fazem semanalmente ou mensalmente.

Um grande exemplo de sistema que oferece relatórios, controles de entrada e saída e muitos outros recursos é o Trinks.com, um sistema próprio para estabelecimentos de beleza e bem-estar que auxilia na gestão geral do seu salão de beleza ou barbearia, com valores acessíveis aos pequenos, médios e grandes empreendedores no ramo!

Vantagens de um sistema de controle financeiro.

Se você não se convenceu das vantagens de ter um bom controle financeiro em seu estabelecimento, aposto que depois de ler o que separamos, você vai correr para aplicar em seu negócio:

Controle de contas a pagar e a receber

Sem perder prazos de pagamentos de fornecedores, profissionais e clientes, o controle de contas a pagar e receber serve como um alerta para possíveis inadimplências e situações de endividamento.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que o registro das movimentações financeiras feitas diariamente.  Com um sistema de controle financeiro, você só registra as movimentações e ao fechar o caixa tudo é calculado automaticamente, gerando diversos relatórios para maior análise.

Controle de vendas

Com o controle financeiro você possui facilidade com o gerenciamento de vendas de produtos ou serviços em seu estabelecimento.

Com o Trinks, você possui controle de vendas, que aponta de qual profissional partiu aquela determinada venda. Basta cadastrar o produto ou serviço e, ao vender adicionar ao perfil do cliente e já terá o registro no sistema e ainda poderá gerar relatórios de vendas dentro do período que você determinar.

Controle de estoque

Pode parecer bobeira, mas o controle de estoque é fundamental para a economia em seu salão e beleza ou barbearia. Apontando quais produtos estão em baixa quantidade e quais estão em alta, você evita surpresas e até se previne de perder produtos por data de validade. E com o Trinks você é alertado quando um produto chega a quantidade mínima.


Aprenda-a-calcular-o-aumento-das-vendas-do-seu-salão-de-beleza


Os primeiros passos para o controle financeiro.

1 – Controle financeiro empresarial e pessoal.

Um erro comum ao abrir o próprio negócio é a mistura de contas e confusão do caixa pessoal e empresarial.  
Esta mistura de contas torna impraticável o controle e a mensuração dos resultados do estabelecimento, sejam eles positivos ou negativos.

Para evitar a mistura de contas, defina seu salário para que não tenha que retirar o dinheiro do caixa para pagar dívidas pessoais.

2 – Mude seus hábitos.

É comum que os proprietários deixem seus sentimentos guiarem a decisão na hora de fazer as compras de equipamentos, acessórios ou produtos.
Empolgados com o momento, esta falta de controle pode gerar gastos desnecessários e em pouco tempo já se torna uma grande bola de neve.

Não troque os pés pelas mãos. Compare preços, busque locais baratos e use a internet a seu favor! Com tantas promoções, com certeza terá aquela que cairá bem no seu bolso, sem que seja preciso fazer sacrifícios ou mudar a qualidade de seus serviços/produtos.

3 – Registre regularmente todas as movimentações e prioridades.

Mesmo com pouco conhecimento para dar o ponta pé inicial no controle financeiro em seu estabelecimento, você não precisa recorrer a um especialista para recolher dados básicos e estimar o crescimento do seu negócio.

A organização e a disciplina são os principais elementos para o pleno controle financeiro, é através delas que você pode analisar a saúde do negócio, monitorar o crescimento e o Retorno Sobre Investimento (ROI) de forma semanal, mensal ou trimestral.

4 – Trace objetivos e os revise sempre.

Para maior controle de seu negócio, coloque no papel todos os seus objetivos e as metas necessárias para alcança-los. Não esqueça de colocar também uma lista de desejos em ordem de prioridade!

Ao menos uma vez por mês, revise tudo o que escreveu para não perder o foco ou a animação em atingir o objetivo!

Tanto as pequenas quando as grandes empresas possuem este desafio de revisar seus objetivos e metas, mas não sabem a grande importância deste simples hábito!

Tenho certeza que depois de ler este artigo você já se convenceu que para o bem do seu negócio, é preciso de controle financeiro rígido e com todos os detalhes e anotações diárias!

Não perca tempo e comece agora mesmo a controlar seus gastos e monitorar suas receitas, com o Trinks você tem todo controle financeiro e mais um pouco!

Fique nos Trinks e até o próximo artigo!

sobre o autor:

4 comentários

  1. daiane 14 de novembro de 2018 Responder

    eu quero preciso.

  2. lúcia 19 de novembro de 2018 Responder

    dificil mudar os abitos

    • Matheus do Trinks 19 de novembro de 2018 Responder

      Olá Lúcia, como está?

      A mudança de hábito é uma questão de costume, vá mudando aos poucos. 😉

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *