Como um programa para salão de beleza pode ajudar na atração de novos clientes

Categorias: Blog, Divulgação e Marketing

É muito comum gestores e proprietários se perguntarem se precisam mesmo de um programa para salão de beleza. Vale a pena pagar por programa de gestão online, sendo que ainda existem alternativas? 

Nós do Trinks podemos afirmar que, experimentar essa solução pode mostrar, na prática, como a gestão de um negócio de beleza pode ser muito mais prático e lucrativo.

Agenda de papel, bloquinhos de comandas, pilhas de relatórios… Isso não precisa fazer parte mais parte da sua realidade.

 Os softwares de beleza existem para facilitar e automatizar todas as tarefas administrativas realizadas no dia a dia do salão.

Dentre suas vantagens estão: confirmação automática da presença – ou ausência – de clientes, lembretes e mensagens automáticas para eles, pagamentos de serviços online direto por aplicativo integrado ao sistema, programa de fidelidade, controle de caixa, etc.

Dessa forma, aderir ao programa para salão de beleza ajuda muito no seu negócio, além de ganhar muito na produtividade da sua equipe e o melhor, conseguir dar atenção ao que realmente importa:  O bem-estar do seu cliente.

Por isso, o Trinks preparou este post para mostrar como um programa para salão de beleza pode ajudar na ascensão do seu negócio, e quem sabe, te ajudar a escolher a melhor opção do mercado. Confira abaixo!

Porque utilizar um programa para salão de beleza

Permitindo que você tenha o controle de tudo que acontece no seu negócio de maneira rápida e prática, os softwares de beleza são plataformas inteligentes que organizam todo o modo de funcionamento do seu empreendimento.

Usar agendas de papel, por exemplo, ou outros sistemas improvisados e amadores, podem lhe custar tempo e dinheiro, já que não geram automaticamente seus horários, não preveem faltas ou mudanças de última hora, não contabilizam seus produtos no estoque e nem ajudam no cálculo de pagamentos e comissões.

Esses desafios podem ser realizados em estabelecimentos de todos os tamanhos, com mais ou menos clientes e funcionários. 

Por isso, investir em um programa para salão de beleza, próprio para a atividade, com todas as ferramentas de gestão e marketing para estética, pode fazer milagres na organização e funcionalidade do seu empreendimento.

Veja, agora, algumas das funções que existem nos softwares de beleza e vão fazer com que seu negócio seja um sucesso.

Redução do não comparecimento

Sabemos que nos dias de hoje tudo acontece em ritmo acelerado, por isso, é muito comum esquecermos algumas coisas. Com os seus clientes não é diferente.

Quando um cliente deixa de comparecer no estabelecimento implica em perda de dinheiro tanto para o gestor quanto para os profissionais que contam com a comissão de cada serviço.

Por isso, uma das formas de diminuir os cancelamentos, atrasos e faltas sem avisos prévios são por meio do lembrete de agendamento.

O lembrete de agendamento nada mais é do que um aviso para o seu cliente sobre o serviço que ele marcou. Esse aviso pode ser feito tanto por SMS, E-mail quanto por Whatsapp, e deve conter o dia, horário e descrição do serviço.

Com esse serviço, a situação desagradável do cliente errar o dia ou faltar porque se esqueceu do agendamento é evitada

E se ele não puder comparecer, você poderá encaixar novo cliente a tempo!

Fidelização de clientes

Clientes fiéis são aqueles que não trocam seu serviço por nada, ou seja, seu concorrente pode até oferecer um preço mais em conta ou uma promoção que mesmo assim ele continuará confiando que o seu estabelecimento é o melhor.

A fidelização de clientes começa quando o gestor do salão conhece bem a sua clientela. 

Porém, por muitas vezes isso demanda tempo, mas não desista, o assim que você consegue a confiança dele, ela é duradoura!

Uma dica importante é sempre estar atento à qualidade dos serviços que você oferece e à atualização dos produtos e técnicas utilizadas no estabelecimento. 

Sempre esteja atento às novas tendências do momento e traga essa novidade aos seus consumidores. Se eles conhecerem no seu salão, fatalmente continuarão por lá.

Uma forma de acompanhar a efetividade do que você oferece é analisando de perto as avaliações de atendimento e profissionais, que você também obtém com um programa para salão de beleza.

Elas te darão todas as dicas do que falta ou pode melhorar. 

Fazer promoções também é uma excelente forma de reter clientes e fazer com que seu estabelecimento fique na boca do povo.

Veja, por exemplo, um dia em que seu salão tenha pouco movimento e faça uma promoção especial para aquele dia. Você também pode fazer a promoção de um produto que esteja em promoção no seu estoque, veja qual a melhor estratégia se adequa ao negócio e aposte nela!

Crie programas de fidelidade, assim incentiva a clientela a repetir os serviços por mais vezes com o intuito de um prêmio final.

Ofereça, por exemplo, que a cada quatro cortes o quinto sai de graça, ou que a cada cinco cortes no próximo seu cliente ganha uma hidratação.

Ao fazer promoções e ofertas, você terá pessoas comentando sobre seu estabelecimento e sobre seus serviços. Por isso, é importante manter a qualidade e programar ações que não prejudiquem seu caixa.

Para saber mais sobre fidelizar seus clientes, confira nosso post sobre 10 dicas para ter sucesso na propagando do seu salão de beleza.

Ajuda a divulgar o negócio de forma profissional

Os avanços tecnológicos têm proporcionado às funções do dia a dia maior facilidade e agilidade, pontos esses, que são muito importantes para a gestão de salões de beleza, pois agregam maior controle e facilitam a rotina.

A combinação da tecnologia fornecida pelo mercado com o gerenciamento de exposições resultou em muitos salões, aumentando seus clientes e também seus lucros.

Fazer a utilização do software para gestão é uma ótima dica pois esses programas são pensados para solucionar problemas que afetam diversos estabelecimentos de beleza, como por exemplo, a gestão de estoque.

O programa para salão tem como função facilitar a verificação de informações mais precisas para tomadas de decisões, sejam elas de compra, precificação e até mesmo operacionais.

Tanto através do online quanto o off-line, divulgar o seu estabelecimento de beleza é essencial para reter cada vez mais clientes.

Pelo online, divulgue o negócio pelas redes sociais, interaja com seus clientes, seja presente e com isso eles irão ver que são importantes e sempre te procuraram para saber de informações, podendo até fechar um serviço através das mídias.

O programa para salão de beleza ajuda a tornar seu estabelecimento ainda mais visível. 

Ele pode habilitar um hotsite para você compartilhar, tornar seu estabelecimento buscável para agendamentos através do aplicativo do sistema, pode oferecer um aplicativo exclusivo, e ainda habilita o agendamento através do Google Reserve

Já através da divulgação off-line conte com o marketing boca a boca, ele será um dos seus maiores aliados! 

Tanto um atendimento bom quanto ruim fica guardado na memória, por isso, tenha um bom atendimento, seus profissionais precisam estar prontos para receber a clientela.

Depois de todo esse esforço, nada mais justo do que receber bem o seu cliente, por que é isso que vai fazer ele voltar!

Ficou alguma dúvida?

 Confira erros mais comuns que você poder evitar

O programa não serve apenas para salão de beleza

É errado pensar que apenas salões de beleza devem usar ferramentas de gestão de beleza. Todo segmento do ramo não só podem, como devem utilizar essa plataforma de software que vem crescendo cada vez mais.

As barbearias, por exemplo, estão ganhando cada vez mais espaço no ramo da beleza. Muito além de barba, cabelo e bigode, os homens têm se cuidado mais e as barber shops têm conquistado uma boa parcela nesse segmento.

É fato que com essa popularidade os donos dos estabelecimentos precisam estar constantemente inovando, já que seus consumidores estão sempre em busca de conforto e diversão em um ambiente descolado e com muita personalidade 

Outro ramo que você pode até se surpreender no quanto vem crescendo é o designer de sobrancelhas. Esse mercado é bastante promissor e para quem escolhe segui-lo o que não falta é serviço!

O segmento é mais que um cuidado puramente estético, o profissional dessa área tem o poder de melhorar a confiança e a autoestima de seus clientes.

Se engana quem acha que esse mercado não tem um grande público! 

E nesse post mostramos como atrair clientes para designer de sobrancelhas. 

Permita, sempre, que seus clientes tenham a mobilidade e tranquilidade de usar o sistema de programa de salão de beleza

Praticidade e atualização tecnológica conectam ainda mais os clientes com o estabelecimento de beleza, seja ele qual for.

Com isso, se quiser saber mais sobre para quais estabelecimentos serve um programa para salão de beleza e mais de suas funcionalidades, clique aqui!

Veja também: 4 erros para evitar na recepção da sua clínica de estética

Como reconhecer um bom programa para salão de beleza

Como já falamos acima, uma solução muito popular para manter a organização em salões que estão crescendo ou tem a intenção de crescer são as plataformas de gestão de beleza.

Infelizmente não existe uma fórmula mágica para escolher qual programa é o que melhor atende às suas necessidades, é preciso analisar e por fim testá-las.

Além de analisar, converse com as empresas responsáveis e descubra de qual forma eles podem resolver seus problemas. Muitas vezes um contato personalizado é capaz de além de tirar suas dúvidas, te dá um indicativo do quanto a empresa se importa com seus clientes.

Na hora de avaliar e escolher os programas de gestão leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Funcionalidade para atender às suas necessidades;
  • Facilidade de implementação, acesso e uso;
  • Como você irá incorporar o uso dessa ferramenta na rotina do seu time;

Abaixo explicaremos o porquê desses fatores serem tão essenciais ao seu negócio:

A plataforma precisa ser intuitiva

É importante você ter acesso a equipe de suporte da ferramenta que você está contratando, porém, é mais importante ainda que essa plataforma seja intuitiva, ou seja, fácil de usar.

Como o sistema é uma parte essencial do trabalho diário do salão, todos os profissionais que pretendem utilizá-lo devem entender como ele funciona perfeitamente. Caso o contrário, o que antes se tornou uma solução pode vir a se tornar um fardo.

Além de conteúdos de suporte, no próprio sistema, atenção aos que oferecem período de teste e treinamento gratuitos. 

É preciso que a plataforma reúna as informações que você precisa. 

Um software de beleza deve ser a base para o cotidiano do seu salão, por isso ele deve ser capaz de fornecer todas as informações de que você precisa.

Pense em tudo o que é essencial no dia a dia do estabelecimento e veja se a ferramenta suporta essas informações.

  • Dentre as necessidades mais comuns estão:
  • Controle financeiro;
  • Agendamento online por múltiplos canais; 
  • Gestão de estoque; 
  • Ferramentas de comunicação – marketing e fidelização;
  • Soluções de pagamento simplificadas;
  • Aplicativos para o seu cliente e seu profissional;

Essas funcionalidades e ferramentas operam de maneira conjunta, permitindo uma visão generalizada do funcionamento do seu estabelecimento, dos atendimentos feitos, do que foi recebido, do que precisa ser pago, do que seus clientes estão achando, e o mais importante, dando a autonomia para seu cliente chegar até você de maneira mais prática, quando for melhor para ele. 

O sistema e seu negócio precisam caminhar juntos

Se o propósito de ter um programa para salão de beleza é facilitar a sua vida, então ele precisa ser rápido e ter agilidade em mostrar os resultados.

Uma das principais vantagens de ter uma plataforma para te auxiliar é poder mostrar informações rapidamente e gerar relatórios, na  mesma velocidade.

Por exemplo, a rentabilidade de um dos seus serviços e profissionais, a quantidade de produtos em estoque e o histórico de compra da sua clientela.

Para aproveitar ao máximo essa vantagem, antes de contratar o programa, pense na forma como você deve aplicar tais informações no seu negócio.

Uma boa dica é fazer uma consulta mensal ao banco de clientes e oferecer promoções e benefícios exclusivos para quem contratou mais serviços no período de três meses, por exemplo.

Hoje em dia existem diversas opções de sistemas de gestão online para negócio de beleza no mercado, inclusive trouxemos um dos mais procurados em um post especial sobre a melhor ferramenta de agendamento online

Confira aqui como funciona a Trinks Agenda em seu negócio de beleza. 

Portanto, ter um sistema de gestão online em um negócio de beleza está diretamente ligado a um retorno rápido, para estabelecimentos únicos, franquias ou redes. 

Curtiu nosso post? Aqui no Trinks disponibilizamos diversos conteúdos que irão fazer com que seu estabelecimento seja um total sucesso. 

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *