Como atrair novos clientes em uma barbearia pequena

Categorias: Divulgação e Marketing, Gestão
barbearia pequena

Como atrair clientes para o estabelecimento é algo que quase todo dono se pergunta em algum momento, principalmente se for uma barbearia pequena, com poucos funcionários.

Sabe-se que, para ter sucesso no negócio é preciso manter um fluxo constante de clientes. Porém, erroneamente, muitos proprietários associam isso a ter espaço moderno e grande, o que não é verdade.

Por focar em um público diferente dos salões de beleza, spas, e clínicas de estética tradicionais, as barbearias também precisam de estratégias diferenciadas para atrair e reter clientes, que no seu caso é voltada 100% para o público masculino.

Com isso, nós do Trinks separamos algumas dicas para quem está começando, ou para quem tem uma barbearia pequena se destacar diante da concorrência!

Dicas para fazer sua barbearia pequena bombar

Cada vez mais presentes no visual do homem contemporâneo, as barbas deixaram de ser uma característica que remete aos mais velhos e passou a ser uma das tendências da moda masculina.

Porém, para manter a beleza das barbas, bigodes e cabelos, alguns cuidados precisam ser tomados como aparar e cortar regularmente os fios.

Por esse motivo, o ramo das barbearias e centros de estética voltados ao público masculino está cada vez mais forte no Brasil. Segundo relatório da agência Euromonitor, o consumo no mercado de beleza masculina cresceu 70% entre 2021 e 2017, chegando a uma arrecadação de R $19,8 bilhões. Ainda segundo a pesquisa é estimado que esse ano, 2021, o país chegue a R $26 bilhões, ultrapassando os Estados Unidos como líder global no segmento.

Agora, vamos te mostrar algumas das estratégias importantes para ajudá-lo em como atrair novos clientes. Embora você não programe todas de uma vez só na sua barbearia, este artigo ajudará a determinar o caminho correto a seguir.

Mantenha o espaço impecável

O serviço de alta qualidade de sua barbearia é a base do seu negócio. A experiência de cada cliente começa antes mesmo deles entrarem pela porta. Portanto, mantenha não só suas instalações internas sempre limpas e decoradas como também invistam na sua fachada.

A fachada é o primeiro contato do cliente com seu estabelecimento, ou seja, ele precisa se sentir atraído pela sua vitrine para depois conhecer o seu produto internamente.  E pode acreditar que o custo para fazer uma fachada moderna é muito menor do que você imagina.

Se interessou? Saiba mais em 4 motivos para melhorar a fachada da sua barbearia

Ofereça serviços diferenciados e de qualidade

Do que adianta ter um estabelecimento enorme, onde você gastou rios de dinheiro porém, que não atrai público? Nada!

 A melhor estratégia de como atrair novos clientes para a barbearia é fornecer serviços e experiências que eles não irão encontrar em nenhum outro lugar, ou se encontrarem, não terá a qualidade tão boa quanto a sua.

Para isso, a equipe deve se atualizar e ficar por dentro das novidades da área, sabendo como lidar da melhor forma com todos os tipos de cabelos, pele e estilos de barba e bigode. Portanto, independente das preferências do cliente, ele encontrará o melhor atendimento na sua barbearia.

Pesquise e aprenda como produzir resultados incríveis com base em diversas tendências. Marque presença em eventos, feiras, seminários, workshops e palestras sempre que possível.  Inclusive, muitas delas são gratuitas.

Além disso, não economize em produtos de qualidade, explique as funções de cada um deles e indique -os e forneça aos clientes para que eles possam manter o resultado em suas casas por mais tempo.

Certifique-se de que seu barbeiro vá além, para que o público se sinta confortável. Descubra experiências que se alinhem com sua marca e comece a partir daí. É uma ótima maneira para atrair novos clientes.

Invista na promoção e divulgação da sua barbearia

Boas promoções de venda levam efetivamente os clientes a sua barbearia. Pense em maneiras de fazer descontos ou ofertas sem diminuir o lucro.

Pense bem em pacotes mensais, descontos e serviços diferenciados e conte com a ajuda de redes sociais para a divulgação. Faça, também, sorteios de serviços para atrair pessoas e aumentar sua cartela de clientes.

Por exemplo, considere que você ofereça 10% de desconto no primeiro corte ou promoções de última hora para dias em que o estabelecimento fica mais vazio. Com criatividade é possível ter retorno sem precisar de altos investimentos.

Tenha o melhor atendimento

O que faz toda a diferença quando se trata de atrair clientes para sua barbearia pequena é o atendimento.

A forma como os clientes são atendidos representa um fator decisivo para o sucesso do negócio. Por isso, nossa dica é que você invista no poder dos relacionamentos, e para isso, não é necessário muito!

Experimente oferecer uma água, café ou até uma cerveja assim que o cliente entrar e certifique-se que ele esteja confortável, ou, se for sua primeira visita, apresente o espaço, converse e se mostre interessado nos seus gostos. É através dessa conversa que é possível captar os interesses desse cliente e assim, torná-lo fiel a sua marca.

Lugares pequenos requerem uma dinâmica inteligente para contemplar esse conforto. Então otimize o fluxo da recepção para que ela tenha tempo para o cafézinho. 

Se puder deixar as marcações para serem feitas online, melhor ainda! É mais comum do que você imagina e você promove autonomia tanto para os clientes quanto para funcionários. 

Se você não tiver uma recepção, então acabamos de te dar uma baita solução! 

Será excelente quando os seus frequentadores associarem sua marca a um local onde eles possam dar uma pausa na rotina e relaxar, como uma segunda casa. Com isso, eles sempre voltarão e ainda irão divulgar para os amigos experimentarem o serviço.

Mande ver na decoração

A decoração é uma das primeiras impressões ao entrar no estabelecimento, por isso, precisa ser pensada para que seu espaço fique a sua cara.

Decorar não é apenas colocar vários itens legais dentro de um mesmo ambiente. O conceito precisa ser pensado a partir do público que deseja atingir. Dê preferência a temas que remetem a assuntos que você gosta de conversar, já que a decoração instiga o cliente à conversa.

Tudo isso ajuda os frequentadores a se divertirem enquanto aguardam atendimento. Portanto, com sua estadia será de puro entretenimento. Mais importante ainda, quando os clientes se identificam com você, eles podem se tornar bons amigos.

E como falamos mais acima, não é preciso gastar muito dinheiro com uma boa decoração, itens que você pode ter em casa como latas e rodas de bicicleta e motos são ótimas ideias para deixar sua barbearia moderna.

Confira também: Barbearia moderna: O que não pode faltar na sua

Fidelize os clientes

Uma das melhores estratégias de marketing para todos os tipos de barbearia, seja ela grande ou pequena, é a fidelização. E não é tão difícil quanto pode aparentar ser!

Crie um programa de fidelidade com descontos e benefícios onde incentive seu cliente a voltar e realizar mais serviços em troca de um prêmio.

Vamos supor que você faça uma promoção de 4 cortes o 5º sai de graça. Ou a cada 5 barbas ganhe uma hidratação ou um produto especial.

Uma boa dica é utilizar um sistema para salão de beleza que irá te auxiliar a contabilizar os atendimentos e sinalizar, automaticamente, o momento em que o cliente pode resgatar o serviço que é seu por direito. Não tenha medo e seja criativo, mas claro, sempre com cuidado para não ter prejuízos.

Não se limite ao pedaço de papel. Recorra às plataformas online que vão resolver esses detalhes de comunicação com seus clientes facilmente, sem gastar muito com isso. 

Invista nos canais online

O Brasil é o 2º país no mundo que mais consome redes sociais, logo atrás dos Estados Unidos, ou seja, o brasileiro passa a maior parte do seu tempo na internet. Por isso, se você ainda não pensou em investir em canais on-line, é melhor começar já!

Crie perfis nas redes sociais para divulgar promoções, produtos e até divulgar conteúdos que você ache interessante compartilhar com seu público. O Instagram atualmente é a melhor rede para investir, pois permite que você poste vídeos, fotos e ainda faça lives, que são chamadas de vídeo em tempo real.

Não é preciso ser nenhum expert das redes sociais e do design para criar artes criativas e atrativas. Por exemplo, para quem não entende muito de Photoshop e Illustrator – programas gráficos para criação de artes – o Canva pode ser seu melhor amigo. Além de ter bons recursos gratuitos, ele oferece layouts prontos e até gifs.

Certifique-se de que seu perfil tenha uma combinação saudável de conteúdo e postagens que posicionam sua barbearia da melhor forma possível. Tenha um feed sempre atualizado e interaja com os internautas, não deixe de responder as perguntas sobre horários e tratamentos. Mesmo que eles não fechem algum serviço naquele momento, irão lembrar do seu estabelecimento posteriormente, por conta da atenção que você deu a eles.

Ufa, é muita coisa né? Se você não tiver alguém que possa te ajudar nessa missão de redes sociais, tente desafogar de alguns processos operacionais para ter mais tempo para isso. Tudo é questão de organização e prioridade. 

Comece sua pesquisa agora mesmo por plataformas de gestão online que te ajudem logo!

Defina metas para sua barbearia crescer

Por fim, um ponto muito importante para crescer, é saber onde sua empresa precisa chegar. É imprescindível definir objetivos de curto, médio e longo prazo. E sim, nós sabemos que uma das grandes dificuldades, no campo da beleza masculina, é definir metas.

No entanto, elas podem variar, desde comprar um aparelho de última geração para atender melhor, aumentar o número de funcionários ou até abrir uma filial. 

Viu só? Não existe uma resposta única para atrair clientes para uma barbearia pequena, pois cada negócio é único, então você precisa encontrar as soluções que mais se encaixam no seu estabelecimento.

Comece agora mesmo a praticar algumas das recomendações e avaliar quais estão saindo melhor para o seu negócio. Essas dicas são apenas o começo para sua agenda bombar! E se o espaço ficar apertado, não tem problema. Temos certeza que você poderá transformá-lo ou migrar de lugar, em breve. 

Aproveite a visita e conheça nosso artigo sobre como ter uma barbearia de sucesso e se destacar da concorrência.

sobre o autor:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *