Empresária de respeito: veja como abrir um Centro de Beleza de sucesso

Categorias: Gestão, Planejamento
Empresária de respeito: veja como abrir um Centro de Beleza de sucesso

Abrir um Centro de Beleza de sucesso é para poucas, mas temos certeza de que você é uma dessas empresárias de respeito que é capaz de criar um empreendimento sólido e inspirador!

E para lhe ajudar a seguir neste caminho promissor, fizemos um guia completo com 15 dicas importantes para você pôr a mão na massa e direcionar o seu salão de beleza rumo ao sucesso. Acompanhe para saber mais!

Dicas para abrir um Centro de Beleza de sucesso

Estude as nossas 15 dicas para abrir um centro de beleza de sucesso e mãos à obra!

1- Saiba qual é o seu nicho e subnichos

Entender qual é o seu nicho de atuação é um passo muito importante para começar o seu centro de beleza de sucesso.

É claro que ter nichos e subnichos não lhe impede de atender em outras áreas, mas é preciso ter em mente que o seu negócio necessita de um direcionamento, antes de qualquer coisa.

Por exemplo: Você pode construir um salão de beleza focado em alisamento, ou então, em mega hair. Este será o seu carro-chefe.

Os subnichos podem contemplar hidratação, luzes, tinturas e tratamentos diversos para os cabelos. 

Assim, o seu centro de beleza será conhecido como uma referência no ramo de cabelos, embora você possa atender a área de manicure e depilação, por exemplo.

Empresária de respeito: veja como abrir um Centro de Beleza de sucesso
Fonte: Freepik

E o mesmo vale para outro caminho: ser referência em depilação e ter serviços de cabeleireira como complemento.

O importante é que você tenha um serviço de excelente qualidade, que seja referência no mercado. Por isso, focar em um nicho é imprescindível, até mesmo para ter uma visão mais profunda do seu público-alvo.

2- Invista em conhecimento aprofundado sobre os serviços oferecidos

Entendido o seu nicho e os seus subnichos, é chegado o momento de fazer uma especialização adequada. Porém, lembre-se de que uma formação, por si só, pode não bastar.

O mercado da beleza e da estética está sempre se desenvolvendo, criando novas técnicas e estratégias para satisfazer os clientes. Por isso, é essencial que você mantenha-se atualizada sobre as tendências, além de fazer cursos e aperfeiçoamentos de atualização referente aos serviços oferecidos.

Veja também: As melhores estratégias de marketing para salão de beleza e barbearia

Vivemos um universo muito competitivo nos dias atuais, e um serviço básico deixou de ser requisitado pelas pessoas. Hoje elas querem viver uma experiência completa, profunda e qualificada. Por isso, trabalhe sempre para aprimorar o que é oferecido.

3- Faça cursos para relacionamento de salão de beleza

Além de ter todas as técnicas bem estruturadas em seu salão de beleza, lembre-se de que nem tudo se resume ao serviço em si. Mas sim, a forma como o serviço é prestado. 

É claro que saber pôr em prática a melhor técnica do mercado poderá render muita propaganda gratuita, através da indicação entre clientes, mas isso não basta.

As pessoas querem, como mencionamos, viver uma experiência, e isso inclui a forma como a sua equipe e você trabalharão o relacionamento com o cliente.

É preciso que você seja, além de cordial, uma pessoa que demonstre ouvir e demonstre estar preocupada com a necessidade do seu cliente.

Ele quer se sentir acolhido, bem recebido e assim ter acesso ao melhor serviço, que seja personalizado para as necessidades dele. 

Como abrir um Centro de Beleza de sucesso
Fonte: Freepik

Leia mais: Como personalizar o atendimento do meu salão de beleza ou barbearia

4- Mantenha-se atualizado acerca das novidades do mercado de beleza

Do mesmo modo que as suas especializações precisam estar em dia, é preciso que você sempre se mantenha atualizada a respeito das novidades do universo estético. 

É preciso se atentar para notícias, mudanças e novas tendências que surgem no exterior.

Quanto mais preparada você estiver para trazer as novidades para as suas clientes, mais sucesso e respeito você colherá em sua carreira como empresária da beleza.

5- Monte uma equipe qualificada e trabalhe como uma boa líder

Sabemos que para que um negócio, como um centro de beleza de sucesso, cresça exponencialmente, é preciso que você conte com uma equipe qualificada.

Para isso, você deverá se preparar para ser uma boa líder. Afinal, você será a responsável por apontar os melhores caminhos que devem ser seguidos, além de sempre sinalizar quais pontos devem ser melhorados e aprimorados.

Alguns cursos de liderança também podem fazer parte da sua rotina, e você pode encontrar alguns deles gratuitamente na internet.

Lembre-se de que, em essência, você precisa estar ao lado da sua equipe, direcionando-a e sempre disponibilizando conhecimentos e sugestões para que desempenhem o seu papel da melhor forma.

Além disso, é preciso que você saiba escolher os profissionais certos para o seu negócio. Preze por experiência, conhecimento e estudos. Isso é muito importante para garantir que a pessoa tenha um bom desempenho no serviço.

Outro ponto que vale frisar é que você pode oferecer alguns cursos de aperfeiçoamento. Lembre-se que investir em equipe não é gasto, pelo contrário! É propor um crescimento mútuo.

Monte uma equipe qualificada
Fonte: Freepik

6- Divulgue o seu negócio a partir da internet: comunique-se adequadamente

Divulgar o seu negócio é muito importante para garantir que as suas novidades cheguem até o seus clientes. Para isso, busque usar a internet a seu favor. 

As redes sociais, por exemplo, podem ser uma porta de entrada muito interessante para chegar até o seu público-alvo. 

Crie conteúdos que tirem dúvidas, faça promoções, publique imagens de antes e depois (desde que autorizadas pelas clientes!) e procure criar um público de seguidores fiéis.

Lembre-se que investir em anúncios no Instagram e Facebook também pode lhe auxiliar a alcançar potenciais clientes, desde que seja feita a segmentação de maneira adequada. 

Aqui você pode contar com agências de marketing digital, focadas em atrair os clientes certos para o seu negócio, e com plataformas de gestão digital para a comunicação e atendimento impecável com seus clientes.

Assim você investe o seu tempo no que você mais sabe fazer: gerir e trabalhar no seu centro de beleza, enquanto outros profissionais cuidam da imagem do seu negócio.

7- Tenha planos de fidelização de clientes no seu centro de beleza

Além de aparecer nos locais certos, é preciso que você crie formas de manter os seus clientes sempre com você.

Muitas empreendedoras acabam pecando nesta parte, criando planos para atrair clientes, a partir de estratégias digitais e promoções, porém, se esquecem do pós-venda.

O pós-venda é tão importante quanto o pré, isso se não for mais importante! Afinal, chamar a atenção do seu público pode até ser fácil, mas manter os seus clientes interessados no seu negócio pode ser um pouco mais difícil.

Por isso, trabalhe com programas de fidelização de clientes para garantir que todo o esforço para conquistar um cliente não seja jogado fora depois da primeira “venda”.

Para isso, você pode criar programa de pontos, pacotes personalizados, prêmios por indicar outros clientes, enfim. Solte a sua criatividade na hora de criar formas de fazer com que seus clientes queridos estejam sempre por perto!

8- Faça um planejamento de investimentos e controle financeiro de caixa

Ter o controle financeiro do seu caixa é essencial para impedir que haja investimentos errôneos e que gastos desnecessários atrapalhem o crescimento do seu negócio.

Faça planejamentos constantes e não os deixe engessados. Se precisar, mude-os!
Fonte: Freepik

E assim como analisar os gastos do presente é importante, você também precisa criar um planejamento que priorize o crescimento lá na frente.

Hoje você encontra softwares especializados em gestão de centro de beleza, que têm por objetivo lhe auxiliar no seu controle de gastos e investimentos. 

É importante você ter este tipo de ferramenta para evitar dor de cabeça no futuro, além de criar um suporte estruturado para momentos em que a crise pode aparecer.

Você precisará montar uma reserva de emergência (capital de giro), por exemplo, para impedir que o negócio quebre no primeiro tropeço.

9- Invista em produtos e equipamentos de qualidade

Não adianta ter uma equipe exemplar e conhecer as últimas tendências do mercado da beleza se não há investimento em produtos e equipamentos de qualidade. Afinal, apenas a técnica não é capaz de fazer milagres em um salão de beleza.

É claro que devemos pensar em economizar os investimentos e criar um planejamento estruturado, com um fluxo de caixa saudável. Porém, isso não quer dizer que você possa negligenciar pontos importantes, como equipamentos com tecnologia de ponta e produtos que sejam soluções interessantes para os seus clientes.

Isso porque, no fim do expediente, o que contará para o seu negócio ser ou não ser um sucesso é a satisfação dos seus clientes. Se eles estiverem satisfeitos com os serviços prestados, ponto para você!

Por isso, não sinta medo na hora de investir em materiais e produtos que realmente farão a diferença na vida dos seus clientes.

E mais do que isso, lembre-se de que  investir em equipamentos que otimizam o tempo é um passo importante para aumentar a satisfação do cliente (por esperar menos pelo resultado) e há economia em mão-de-obra.

10- Estude corriqueiramente o seu público-alvo

Saber os desejos, anseios e propensões do seu público-alvo é uma mina de ouro para sempre ir ajustando o seu negócio da melhor forma.

Um centro de beleza, antes de qualquer coisa, precisa atender às necessidades que chegam a partir dos clientes. E a melhor forma de conhecer estas necessidades é, justamente, entendendo os seus clientes!

Estude seu público-alvo para ter um centro de beleza de sucesso
Fonte: Freepik

Por isso que criar uma caracterização do seu público-alvo é tão importante. Você precisa estruturar o seu negócio e saber qual o seu nicho e em prol de quem você está trabalhando. Invista em pesquisas de satisfação, fichas de anamnese e avaliação de atendimentos com frequência. Existem sistemas completos no mercado que reúnem tudo isso e te mantém munida de todas as informações sobre seu cliente.

Assim você sempre conseguirá criar estratégias e traçar caminhos que condizem exatamente com as expectativas do seu público, aumentando o índice de satisfação do mesmo.

11- Siga os padrões de esterilização impostos pelos órgãos públicos

Lembre-se que um centro de beleza precisa ser estruturado dentro dos parâmetros requeridos por lei.

Afinal, este espaço lida diretamente com a saúde e o bem-estar das pessoas, e precisa contar com uma preparação adequada para impedir efeitos colaterais e até mesmo problemas de saúde nos clientes.

Por conta desses fatores, procure sempre saber todas as regras estabelecidas pela Anvisa para a sua área de atuação, além de se atentar para o que é requerido pela sua prefeitura, por exemplo.

Cada região pode contar com algumas exigências diferentes e, por conta disso, é preciso que você esteja sempre alinhada a essas regras. Caso contrário, você poderá estar pondo em risco não apenas o seu negócio, como também a saúde dos seus clientes. 

12- Desenvolva um atendimento humanizado no centro de beleza

Novamente vamos frisar a importância de um atendimento qualificado. Ou seja, antes de pensar que o seu serviço no salão de beleza é apenas “vender algo”, pense que você está lidando com pessoas.

Mas, mais do que isso, um centro de beleza também trabalha com a qualidade de vida dos seus clientes, a partir do momento em que pode impactar diretamente na autoestima e na autoconfiança de alguém.

Desenvolva um atendimento humanizado no centro de beleza
Fonte: Freepik

Por isso, muitas pessoas que chegam até seu estabelecimento podem estar se sentindo pouco valorizadas ou desejando se sentir mais acolhidas. É seu dever atender de maneira humanizada, acolhendo estas pessoas da melhor forma e sempre apontando serviços personalizados que permitam com que essa pessoa sinta-se bem.

Não trate todos no piloto automático. Seja a diferença no mercado e otimize o processo de seu atendimento – considerando agendamento online e processos que desafoguem a recepção – para um tratamento diferenciado cara a cara.

13- Invista em uma arquitetura confortável, climatizada e aconchegante

Lembre-se de que tudo deve entrar no pacote quando o assunto é “satisfação do cliente”. E no caso de um centro de beleza, até mesmo a decoração e a arquitetura do local é importante. 

Você precisa criar um ambiente aconchegante e propício para o autocuidado. As pessoas buscam, além de beleza e autoestima, um local para desestressar, esquecer os problemas e relaxar.

Por conta disso, a climatização, iluminação e até mesmo a música ambiente são importantes para uma experiência qualificada.

As poltronas e cadeiras precisam ser confortáveis e todo o ambiente precisa ser higienizado de maneira recorrente, garantindo conforto e beleza para melhor atender.

14- Faça cursos de gestão para centro de beleza

Por fim, procure fazer cursos de gestão de salão de beleza para assim ter uma estrutura teórica ainda mais apurada para lidar com todas as responsabilidades do seu negócio.

Ser uma empresária de sucesso requer dedicação, determinação e muita força de vontade. Quanto mais você pôr de você em seu negócio, maior será o seu sucesso.

Por isso, estude, desenvolva-se e sempre busque ir além!

15- Desenvolva uma boa gestão de tempo

Fazer a gestão de tempo do seu negócio de beleza também é essencial para ter sucesso. Você precisa saber dividir as suas tarefas de maneira adequada, criando metas, prazos e objetivos.

Além disso, trabalhar a sua produtividade como empreendedora é essencial para que você cumpra com suas obrigações dentro dos prazos estipulados. 

Novamente, existem cursos na área de gestão de tempo que podem impulsionar o seu negócio para o topo.

Gostou das nossas dicas? Então é hora de pôr em prática! Desejamos sucesso a você!

Post elaborado em parceria com o blog ‘Nada Frágil‘.

sobre o autor:

Jornalista por formação e com muito amor pela escrita. Criadora de conteúdo para diferentes canais na área da beleza.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *