Gestão

Como contratar bons profissionais para meu salão de beleza

Como-contratar-bons-prodissionais-para-meu-salão-de-beleza

Mais importante do que ter um estabelecimento grande e bonito, é a qualidade dos profissionais que trabalham nele. Ter um ambiente agradável e um espaço físico amplo não serão o suficiente para fazer com que as pessoas voltem ao seu estabelecimento. Hoje em dia, os consumidores procuram por qualidade acima de tudo. Os serviços e produtos tem que fazer com que a experiência do cliente em seu salão de beleza ou barbearia seja a melhor possível.

Profissionais de qualidade são, talvez, o maior diferencial que você pode ter. Mas não se engane: qualidade não tem apenas a ver com um serviço bem feito. Esse é apenas um dos quesitos, existem outros fatores como: forma de tratar o cliente, apresentação pessoal, gestão de tempo no atendimento, etc.

É preciso ter a capacidade de avaliar se o profissional tem o perfil do seu estabelecimento. Nem sempre é uma tarefa fácil identificar isso, mas não se preocupe! Nesse artigo vamos ajudar você a conhecer melhor as funções das pessoas que trabalham em seu salão de beleza ou barbearia e a selecionar as melhores opções do mercado para o seu estabelecimento.

Conheça outras funções

Como o gestor é o profissional que tem a responsabilidade de fazer o negócio andar, é necessário que ele saiba, pelo menos, um pouco sobre cada área para que tudo possa seguir bem. Pensando nisso, é de extrema importância que essa pessoa entenda as qualidades que um profissional precisa ter e as dores que eles sentem no dia a dia.

Esse conhecimento ajuda a criar um bom ambiente de trabalho e mantém o equilíbrio entre os profissionais e o gestor do salão de beleza ou barbearia. Além disso, faz com que você saiba se as reclamações que podem acontecer se justificam ou se as críticas feitas são justas ou não.

Marketing Pessoal

As pessoas que acham que marketing pessoal é apenas saber falar bem de si mesmo, não fazem ideia do quanto estão enganadas. Os profissionais que sabem trabalhar esse quesito têm um destaque maior no ambiente onde trabalham e estão com suas agendas sempre cheias.

Mas o que é marketing pessoal?

Esse é um conceito muito utilizado para ajudar as pessoas a mostrarem as suas melhores qualidades. Confiança, conhecimento, carisma, aparência, etc. Todos esses quesitos estão presentes na construção da sua imagem profissional.

Levando para a área da beleza, podemos dizer que tem tudo a ver com apresentação e postura. Sabemos que o profissional tem que ser o espelho do estabelecimento em que ele trabalha. É necessário que a pessoa esteja sempre bem arrumada e que tenha uma postura profissional dentro do seu salão de beleza ou barbearia.

Você sentaria na cadeira de um barbeiro que esteja com a barba mal feita ou com o cabelo completamente desarrumado? Seus clientes também não.

Outro ponto que se deve ficar atento é na conduta do profissional diante da presença dos clientes. É preciso ter muito cuidado com certas atitudes dentro do local de trabalho. Os ambientes na área da beleza, geralmente, são de muita conversa e descontração. E por esse motivo o profissional tem que ter cuidado com tudo o que vai falar, pois pode correr o risco de ofender outras pessoas com determinados comentários.

O marketing pessoal é uma peça importantíssima para o sucesso de qualquer pessoa no ambiente de trabalho. Fique atento à aparência e a maneira como os seus profissionais agem na presença dos clientes.

Para saber mais sobre marketing pessoal de seus profissionais baixe nosso e-Book:


Gestão-de-Salão-de-Beleza-na-prática


Barbeiro

Atualmente os homens tem se cuidado bem mais que antes. Isso fez com que os barbeiros tivessem que evoluir para suprir uma necessidade do mercado. Saber usar uma máquina ou uma navalha não é mais o suficiente. É necessário ter conhecimento sobre os cuidados que se deve ter com a pele, entender as formas de tratar os pêlos da barba, ficar por dentro dos cortes da moda, etc.

Ser um estudioso se tornou essencial. Recentemente houve uma quebra de paradigma em relação a estética masculina e isso tem causado uma procura bem maior por profissionais que realmente saibam o que estão fazendo.

Então, além de ter um bom marketing pessoal, o barbeiro moderno tem que demostrar que tem habilidade para conseguir executar qualquer serviço que os clientes peçam.

Cabeleireiro

Esse profissional vai ser o responsável por grande parte do sucesso que seu estabelecimento vai ter, afinal é uma das principais funções dentro de um salão de beleza. Por isso, muitas das vezes eles vão trabalhar até a exaustão. O cabeleireiro precisa realmente ser apaixonado pelo que faz. Só assim vai conseguir executar as tarefas da melhor forma possível.

Assim como os barbeiros, o cabelereiro precisa estar sempre se atualizando. O mercado vive em constante mudança e ele precisa estar por dentro das tendências e reconhecer quando é possível aplicá-las ou não.

A principal característica de um bom profissional é o atendimento. Esse quesito precisa ser impecável, afinal, cada cabelo bem feito é um cliente satisfeito e clientes satisfeitos tendem a voltar mais vezes. 

Manicure e pedicure

Um dos serviços mais procurados dentro da área da beleza e também um dos mais desvalorizados. Infelizmente as pessoas tendem a ver essa função como um quebra galho e não como uma profissão, grave erro! Para ser uma boa manicure é preciso ter talento e se esforçar bastante.

É uma área em que sempre terá muitas pessoas para trabalhar. O problema não é encontrar profissionais, mas sim conseguir alguém de qualidade para o seu salão. Valorize a pessoa que tem vontade de crescer. Estudar e ficar por dentro das tendências do mercado é um grande diferencial.

A capacidade de vendas também deve ser levada em consideração. Pois, com isso, será possível fazer com que os clientes acabem gastando mais do que o esperado em cada serviço realizado. Qualquer real gasto a mais vai representar um aumento no seu faturamento do final do mês.

Recepcionista

Responsável pelo primeiro contato do cliente com o seu estabelecimento, o recepcionista tem que estar com a aparência impecável e ser muito cordial com as pessoas.

Ter carisma é um dos principais requisitos para a função, pois, de forma alguma, ele pode destratar uma pessoa ou agir de maneira que desagrade os clientes. O recepcionista não deve ser tratado como a pessoa que simplesmente vai atender o telefone e checar os horários, mas como o profissional que vai ser o rosto do seu salão.

Outro quesito muito importante é a capacidade de organização. Essa pessoa precisa ser muito organizada para que nenhum horária seja perdido ou marcado errado, além de deixar a recepção do seu salão sempre em ordem para que os clientes que forem ao seu estabelecimento pela primeira vez tenham uma boa impressão.

Podemos ver que existem outros fatores relacionados aos profissionais que trabalham na área da beleza além da qualidade do seu serviço. Cada uma precisa ter uma série de características especificas para se destacarem dos demais.

Para saber mais sobre cada um deles, baixe o nosso e-Book sobre as funções de cada profissional do seu time e fique por dentro de como montar uma equipe arrasadora para o seu salão de beleza ou barbearia.


Gestão-de-Salão-de-Beleza-na-prática


sobre o autor:

6 comentários

  1. Carla 26 de novembro de 2018 Responder

    gostei muito

    • Mariana do Trinks 27 de novembro de 2018 Responder

      Oi Carla, tudo bem?

      Que bom que gostou o artigo, escrevemos especialmente para você!

      Já aproveitou nossa promoção de Black Friday? Dá uma olhadinha em sua agenda Trinks e não fique de fora! 😉

  2. Shirley 3 de dezembro de 2018 Responder

    contatei uma manicure muito ruim e ela me fez perder muitos clientes

    • Mariana do Trinks 4 de dezembro de 2018 Responder

      Oi Shirley!

      Nossa, muito chato isso!
      Por esse motivo que o processo seletivo deve ser rigoroso e feito por pessoas capacitadas, além de você treinar seu profissional para desenvolver o melhor trabalho em seu estabelecimento.

      Tenho certeza que agora, depois ada experiência e de ler nosso artigo, você vai conseguir profissionais ainda melhores e vai atrair o dobro de clientes!

  3. Juliana 9 de dezembro de 2018 Responder

    Amei, que dicas maravilhosas, gostei mesmo e até me sinto muito inspirada agora, obrigada 😉
    https://celutiumcaps.com/

    • Mariana do Trinks 10 de dezembro de 2018 Responder

      Oi Juliana, tudo bem?

      Que bom que gostou, ficamos muito felizes em ler seu comentário!

      Que tal sugerir um assunto para abordarmos no próximo artigo? 😉

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *