Trinks

Como fazer fluxo de caixa para negócios de beleza?

Você que tem um negócio de beleza e bem-estar com certeza está sempre buscando crescimento financeiro. Mas saiba que aumentar a quantidade de vendas ou serviços nem sempre é a solução para crescer seu faturamento!

Muitas vezes a peça chave está na forma como você organiza as finanças do seu estabelecimento. E o primeiro passo para essa organização é entender todos os detalhes do fluxo de caixa.


Pensando nisso, preparamos um artigo incrível explicando como fazer fluxo de caixa para negócios de beleza!

Vem conosco!

Boa leitura.

O primeiro passo está em seu fluxo de caixa!

Muitos empreendedores fazem esforços enormes para conseguir atrair mais clientes e fazer mais vendas, porém acabam descuidando quando o assunto é gestão financeira. E o que acontece? Eles ficam completamente perdidos no faturamento do próprio estabelecimento e com a sensação de dinheiro voando por aí.

Bom, uma coisa é fato, se o seu negócio não for organizado financeiramente, você provavelmente não vai conseguir entender quanto teve de lucro ou prejuízo no final do mês. E sem essas informações, não é possível traçar estratégias para melhorar seus lucros ou até mesmo fazer investimentos.

Mas você deve estar pensando: o dia a dia do meu trabalho é muito corrido, como vou parar para prestar atenção na gestão financeira? Como eu consigo fazer essa organização?

Calma! Estamos aqui exatamente para te mostrar o caminho para isso!

E como o título acima já diz: o primeiro passo está em seu fluxo de caixa!

O fluxo de caixa é o seu guia e vai te mostrar:


-Valor total de vendas ou serviços realizados;

-Gastos com despesas fixas;

-Todos os pagamentos realizados;

-Qualquer retirada de dinheiro do caixa;

-As formas de pagamento feitas.

Ele vai pegar todas essas informações e calcular o quanto de dinheiro você tem em seu negócio e te mostrar o seu saldo, sendo ele positivo ou negativo. Desta forma, você consegue traçar estratégias para ter uma saúde financeira saudável.

E respondendo a sua outra pergunta sobre o tempo para fazer o seu fluxo de caixa, agora que você viu o benefício dele, então sabemos que ele é um investimento e não uma perda de tempo. Por isso, é necessário que se separe pelo menos um tempo do dia para ter esse cuidado.

A boa notícia é que atualmente existem sistemas que te ajudam a fazer todo o fluxo e você economiza um baita tempão, você pode dar uma olhadinha aqui! Mas vamos conversar mais para frente com mais detalhes!

Para fazer o seu fluxo de caixa, você deve preencher todas as informações financeiras do seu estabelecimento diariamente e depois calcular as entradas e saídas que teve no dia. Ah, e nada de deixar para depois ou para o fim do mês, pois corre o risco de você esquecer e acabar se perdendo nos valores.

Agora vamos te mostrar quais informações você deve colocar em seu fluxo de caixa para depois fazer todos os cálculos.

Continue aqui conosco para não perder nadinha!

Realize lançamentos diários de vendas ou serviços!

Essa é uma das informações mais importantes que você deve registrar no fluxo de caixa.

Por isso, registre todos os clientes que realizaram serviços ou que você fez uma venda. E para que você entenda depois da onde veio esse valor, anote:

– Qual o cliente atendido;
– Dia e hora que o cliente foi ao seu estabelecimento;
– Quais serviços ele fez e quais produtos vendeu;
– Quais os valores de cada serviço ou produto em separado;- Forma de pagamento realizada.

Com todos esses detalhes, quando chegar o fim do mês, você vai entender de onde veio os valores recebidos em seu estabelecimento. Não se esqueça de guardar informações em um local que você não se esqueça da onde está registrado. E não aconselhamos muito as anotações em papel, pois o papel pode ser facilmente perdido durante a rotina.

Por isso, separamos um artigo para você fazer a organização financeira do seu negócio fora do papel. Clique aqui e saiba mais!

Cadastre as suas despesas fixas!

É bem comum que um estabelecimento de beleza já tenha suas despesas fixas como água, luz, aluguel, compra de fornecedores, dentre outras. Por isso, essa é uma informação que você já pode preencher antecipadamente.

Registre todas as saídas de despesas com: nome da despesa, data de vencimento, data de pagamento e a forma de pagamento.

Separamos um artigo com 5 dicas inteligentes para otimizar suas despesas. Dá uma olhadinha aqui!

Não se esqueça de lançar as saídas de emergência!

Mesmo com toda organização em seu estabelecimento, as despesas emergências podem acontecer. Pode ser um produto que acabou antes do esperado, um adiantamento profissional ou até mesmo alguma ferramenta de trabalho que deu defeito.

É normal que na correria e talvez no desespero, você acabe não fazendo o registro. Mas esse é um grande erro em seu fluxo de caixa, pois com uma saída não registrada, pode ser que você conte com um valor em seu caixa que não está mais lá.

Por isso, é muito importante  que você identifique essas saídas de emergência, para que depois entenda de onde saiu esse valor. Não se esqueça de colocar o dia, valor, forma de pagamento e o motivo.

Análise o valor do seu caixa!

Bom, com todas as informações registradas do financeiro do seu estabelecimento, é hora de fazer os cálculos.

Faça a soma de todas as suas entradas e depois faça a soma de todos os gastos. Lembrando que as entradas são todas as vendas ou serviços realizados e os gastos são todas as saídas, sendo ela despesas recorrentes ou saídas emergenciais. Agora basta diminuir entrada – saída. E pronto, desta forma você vai conseguir saber quanto possui em caixa.

É essencial que analise o valor que possui em seu negócio. Se ele for positivo, mostra que todos os esforços feitos até agora estão dando muito certo e você pode fazer investimentos para melhorar e crescer. Se os resultados forem negativos, é hora de trabalhar em estratégias que possam trazer mais lucros para o seu estabelecimento.

O lucro sendo positivo ou negativo, é sempre bom pensar em formas de ganhar uma graninha extra. Por isso, separei um artigo para te mostrar como ter um dinheiro a mais. Clique aqui!

Conte com sistemas que possam te ajudar!

Lembra que te falamos lá em cima que existem sistemas que podem te ajudar a realizar o fluxo de caixa e você pode economizar tempo?

Sabe todos esses registros que você deve fazer dia a dia como: nome do cliente, forma de pagamento, data e hora de serviço, quantidade de produtos, cadastro de despesas…  E ainda tem que por essas informações em um local que você não vá perder depois?

Nós da Trinks podemos te ajudar nesses registros de maneira muito mais simples e rápida. Isso porque nosso sistema oferece o relatório de fluxo de caixa. Então, uma vez que você faz o agendamento e fecha a conta do cliente, todas essas informações já caem no fluxo, sem que você se preocupe em ter que anotar tudo.

Além disso, você também pode registrar suas despesas recorrentes, pagamentos dos profissionais e as suas saídas de emergência, que nosso sistema já joga para o fluxo de caixa. E a melhor parte é que o cálculo é feito automaticamente. Incrível né?

E ainda oferecemos 5 dias de gratuidade para que você possa realizar todos os testes. Da uma olhadinha aqui, vai!


Chegamos ao fim de mais um artigo. E se gostou comenta aqui pra gente!

Aproveite todas as informações recebidas hoje mesmo em seu negócio.

E já sabe que estamos aqui caso você precise, né?

Até a próxima, pessoal!

About The Author

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Receba conteúdos exclusivos focados em seu negócio de beleza e bem-estar! 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1993. Sempre foi apaixonada pela arte de escrever, por isso, desde criança já usava a imaginação para construir boas histórias. Aos 21 anos, iniciou a sua formação em Publicidade e propaganda, lá foi onde descobriu que poderia misturar sua paixão com a carreira.Além do amor pela escrita, também possui um grande carinho pelos animais, morando com 11 gatos e 1 cachorro adotados e também gosta de tocar música nas horas vagas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *